Brasileirão-2019

Flamengo e Santos fazem choque de líderes no Maracanã

Rubro-Negro de vitória sobre o Chape e o Peixe de tropeço dos reservas do Athletico Paranaense

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Bruno Henrique volta ao Flamengo após atuar pela Seleção Brasileira
Bruno Henrique volta ao Flamengo após atuar pela Seleção Brasileira (BRUNO HENRIQUE FLAMENGO)

Rio de Janeiro - Um choque que vale a liderança do Campeonato Brasileiro. Esta é a história do duelo entre Flamengo e Santos, que se enfrentam neste sábado, às 17h(de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), na abertura da última rodada do primeiro turno. O Peixe precisa se recuperar do empate por 1 a 1 com o Athletico Paranaense, em casa, porém, com 37 pontos, tem a chance de ultrapassar o Rubro-Negro, que tem dois pontos a mais, e está embalado pela vitória de 3 a 0 sobre o Avaí e vem de cinco triunfos consecutivos.

Essa boa fase do Flamengo é motivo de preocupação, pois o técnico Jorge Jesus tem dado algumas declarações polêmicas, falando que o time disputaria competições de porte europeu e que os treinadores brasileiros estão desvalorizados. Os jogadores deixam claro que adotam uma postura humilde em relação ao jogo. "O nosso pensamento é de brigar por todos os títulos sempre, ma sabemos, apesar das vitórias recentes, que temos muita coisa para fazer ainda na temporada. Respeitamos o Santos e esperamos um duelo muito complicado", disse o lateral-esquerdo Filipe Luís.

O técnico Jorge Sampaoli vê o Flamengo em outro patamar e se mostra preocupado em ter que recuperar neste jogo os pontos perdidos diante do Furacão. Ele aposta na força do seu conjunto para atingir este objetivo.

"Temos que recuperar os pontos contra uma equipe muito forte. Tem equipe superlativa para a média do torneio. Vamos trabalhar muito para que isso suceda. Há os que tem maiores condições contratuais, os poderosos, e os de recursos de outro tipo.. Temos que nos apegar ao conjunto para funcionar", disse ele.

Ainda sobre o jogo, os flamenguistas apostam na força da torcida, que esgotou em poucas horas os ingressos. "Tivemos jogos muito complicados em que o torcedor esteve ao nosso lado e ajudou muito o Flamengo a conquistar o resultado. Foi assim na Copa Libertadores e está sendo assim no Campeonato Brasileiro", disse o meia Everton Ribeiro.

O camisa sete do Flamengo, entretanto, prefere não dar ao duelo deste sábado uma relevância tão destacada dentro de uma competição longa como o Campeonato Brasileiro.

Força máxima

O Flamengo vai contar com força máxima neste duelo. O zagueiro Rodrigo Caio, que cumpriu suspensão contra o Avaí, volta na vaga de Rhodolfo. O meia De Arrascaeta, que estava servindo à seleão uruguaia em amistosos internacionais, reaparece no posto do paraguaio Piris da Motta, enquanto que Bruno Henrique, que estava com a Seleção Brasileira, retoma o lugar que foi entregue ao jovem Reinier diante dos catarinenses.

O Santos tem dúvidas na escalação. Jorge Sampaoli fez alguns testes durante a semana e não contará com Diego Pituca (suspenso) e Evandro (com edema na coxa esquerda), além do lateral-direito Pará, que não pode atuar por força contratual. Para a vaga deste, Victor Ferraz, recuperado de trauma no joelho direito, assume o posto.

O lateral-esquerdo Jorge, que estava com a Seleção Brasileira, retorna, assim como o atacante venezuelano Yeferson Soteldo, que estava servindo à seleção de seu paós em amistosos internacionais. Cueva voltou a ser relacionado, mas Derlis González ficou fora da lista.

Flamengo e Santos, dos estrangeiros Jorge Jesus e Jorge Sampaoli, se enfrentam pela primeira vez em 2019. O Peixe não vence o Rubro-Negro no Maracanã desde 2014 - 1 a 0, com gol de Robinho.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO-RJ X SANTOS-SP

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 14 de Setembro de 2019 (Sábado)
Horário: 17h(de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa-SC)
Assistentes: Kléber Lucio Gil (Fifa-SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)

FLAMENGO: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro e De Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol
Técnico: Jorge Jesus

SANTOS: Everson, Lucas Veríssimo, Felipe Aguilar e Gustavo Henrique; Victor Ferraz, Alison (Felipe Jonatan), Carlos Sánchez e Jorge; Marinho, Soteldo e Eduardo Sasha
Técnico: Jorge Sampaoli

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.