Artigo

Aniversário do Prof. Cabral Marques

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

O digníssimo cidadão e professor José Maria Cabral Marques nasceu em São Luís, Capital do Maranhão, a 17 de setembro de 1929. Por esse motivo, no dia 17 do mês em curso, estará completando 90 anos. Assim, merece parabéns e aplausos de todas as pessoas.

Ele é membro efetivo da Academia Maranhense de Letras, onde é, hoje, o ocupante da Cadeira nº 38, cujo patrono é Adelino da Fontoura Chaves, e tem, como seu fundador, Franklin de Oliveira.

Ele se formou em Direito na Faculdade de Direito de São Luís e em Serviço Social na Escola de Serviço Social da Universidade do Maranhão. Obteve o diploma de doutor em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Pernambuco e fez mestrado em Ciência Política no Instituto Superior de Ciências Sociais e Política, da Universidade Técnica de Lisboa.

Fez ainda os cursos de Filosofia Jurídica, de Direito Político e de Teoria Geral do Estado, na Universidade de Mogúncia-Alemanha; de Planejamento Educacional, patrocinado pela ONU/Unesco - Ilpes-CEPAL, Buenos Aires; estágio em Administração de Rádio e TV Educativos, sob a supervisão do Instituto Pédagogique National, Paris; em Capacitação de Recursos Humanos, no Centro Interamericano do Instituto de Relações Humanas, Universidade de Loyola, New Orleans, USA; foi Visiting Scholar em Estudos e Pesquisas, no Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Flórida, Gainesville, USA.

Ele já exerceu cargos importantíssimos, no Maranhão, especialmente, no Brasil, no exterior também. Foi reitor da Universidade Federal do Maranhão e da hoje Universidade Ceuma.

Ele escreveu muitos livros, nos quais deixou bem registradas a sua inteligência e a sua cultura. Com essas qualidades todas, é, hoje, sem dúvida, um imortal, na Academia Maranhense de Letras, em especial, e desde o dia 6 de abril de 2001, quando foi nela empossado.

A Academia Maranhense de Letras, hoje, sob a Presidência do dr. Benedito Bogéa Buzar, tem, sem dúvida, uma história imensa e reveladora da sua importância na literatura, nas artes e nas ciências, como instituição exemplar reveladora e acolhedora da inteligência e cultura indispensáveis na construção do melhor para o povo.

Nela estiveram e ainda estão homens e mulheres considerados e consideradas, respectivamente, Imortais e entre os quais está e estará para sempre o ilustre professor José Maria Cabral Marques, que já ensinou muitas gerações e que, hoje, estão ocupando merecidamente destaque no exercício pleno de atribuições em benefício de muitas pessoas merecedoras.

Aqui, quero deixar registrados os meus aplausos ao professor José Maria Cabral Marques, que sempre soube e sabe exercer as funções imprescindíveis e importantes para as pessoas merecedoras do sucesso pleno.

Diante dessa história do professor José Maria Cabral Marques, que soube e sabe fazer o bem em benefício das pessoas merecedoras, eu, finalmente, aqui, peço a Deus que lhe conceda o espaço necessário para ter mais e mais saúde e desse modo ultrapasse os 100 anos de vida.


José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor universitário, membro da Academia Maranhense de Letras

E-mail: jcss@elo.com.br


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.