COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
EM SESSÃO SOLENE realizada ontem na Assembleia Legislativa do Maranhão, o desembargador Antonio Bayma Araújo recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Manoel Beckman, a maior honraria do Poder Legislativo do Estado, concedida através do Decreto Legislativo nº 261/2002, oriundo do projeto de Decreto Legislativo nº 004/1999, de autoria do ex-deputado Edmar Cutrim. O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo, disse que a entrega da honraria concretiza a harmonia entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O desembargador Bayma Araujo é o decano do Tribunal de Justiça.
EM SESSÃO SOLENE realizada ontem na Assembleia Legislativa do Maranhão, o desembargador Antonio Bayma Araújo recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Manoel Beckman, a maior honraria do Poder Legislativo do Estado, concedida através do Decreto Legislativo nº 261/2002, oriundo do projeto de Decreto Legislativo nº 004/1999, de autoria do ex-deputado Edmar Cutrim. O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo, disse que a entrega da honraria concretiza a harmonia entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O desembargador Bayma Araujo é o decano do Tribunal de Justiça.
O médico Stênio Roberto Santos, cirurgião de cabeça e pescoço, foi entrevistado esta semana no Bom Dia Mirante, e falou sobre os cuidados para se evitar o câncer. Na foto, ele entre os apresentadores Soares Júnior e Janaína Bordalo
O médico Stênio Roberto Santos, cirurgião de cabeça e pescoço, foi entrevistado esta semana no Bom Dia Mirante, e falou sobre os cuidados para se evitar o câncer. Na foto, ele entre os apresentadores Soares Júnior e Janaína Bordalo

Obra do Pe. Vieira
Vem aí o “II Seminário Literário Padre Antônio Vieira: O Visionário do Quinto Império”, que acontecerá nos dias 19 e 20 de setembro, no Convento das Mercês, Espaço Casa de Portugal.
A programação é composta de palestras e debates sobre o legado literário do Pe. Antônio Vieira além de apresentações de filme e teatro e uma exposição das obras literárias desse grande autor.
O evento é aberto ao público interessado e é, também, uma promoção do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão, com apoio do Governo do Estado através da Secma, Seduc e Fundação da Memória Republicana Brasileira.
A solenidade de abertura será às 14h30 do dia 19, seguida de performance literária com o ator Urias de Oliveira. Na sequência, palestra de abertura com Sebastião Moreira Duarte. No dia 20, terá exibição do filme de Joaquim Haickel “A Pedra e a Palavra”, seguida de apresentação teatral “Paiaçu”.
Segundo Júlio Moreira Gomes Filho, Presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão, esse evento é importante para fomentar o interesse de todos sobre as obras do Padre Antônio Vieira, que foi um dos maiores autores de língua portuguesa
de todos os tempos.

Sobre inovação
Depois de passar por um processo de aceleração do Grupo CPFL Energia, em parceria com a Endeavor Brasil, a startup maranhense Niduu foi selecionada para um dos maiores programas de aceleração do Brasil, na Oxigênio, programa da Porto Seguro.
O foco é trabalhar inovação aberta e gerar negócios entre a Porto Seguro e a Niduu. Este processo vai durar quatro meses com integrantes da equipe da Niduu em São Paulo.
A Porto Seguro atua no mercado brasileiro há mais de 70 anos e é uma das maiores seguradoras do país.
A empresa é uma das pioneiras a trabalhar com inovação e
startups no Brasil.

Tempos digitais
São Luís sediará dois cursos voltados para aqueles que atuam em assessorias de comunicação, operando, assim, como ponte entre as instituições e seus mais diversos públicos.
Nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, o curso “Reputação em tempos digitais: gestão e prevenção de crise de imagem” vai preparar os profissionais que atuam nesta área para muni-los de conhecimentos sobre como prevenir, controlar e minimizar as consequências negativas de uma situação de crise para uma autoridade e/ou organização.

Tempos digitais 2
Já nos dias 16, 17 e 18, a capacitação será voltada para os profissionais que trabalham com Redes Sociais ou pretendem ingressar na área.
Sob o tema “Gestão da Comunicação e das Mídias Sociais”, o curso vai trazer aos profissionais o que há de mais novo na esfera digital.
Os cursos serão realizados no Rockets - Coworking Space, no bairro Olho d’Água e terão como ministrante Andréa Pessoa, jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco

TVN e greve dos Correios
Em virtude da greve nacional dos Correios, os usuários da TVN poderão emitir a fatura mensal pelo site www.tvn.com.br para evitar atrasos no pagamento. Ou se preferirem, podem passar na loja da empresa localizada na Av. Colares Moreira, no São Francisco, para retirar a conta do mês e no mesmo local também fazer o pagamento, se assim desejarem. Esses canais de relacionamento com o cliente TVN – site e loja física – existem para sempre oferecer mais comodidade e segurança.

TRIVIAL VARIADO

Sexta-feira 13. Para os supersticiosos é dia de mau agouro. Superstição, aliás, é mesmo crença sem lógica. Vem do latim “superstitio” - “excessivo receio dos deuses”.

Para Câmara Cascudo (Dicionário do Folclore Brasileiro), “participa da própria essência intelectual do homem, e não há momento na história do mundo sem sua inevitável presença”. Seja, então.

E são muitos os que padecem desse mal. “Era supersticioso Napoleão e era também Bismarck. É livre de toda superstição qualquer jumento, o que prova que a liberdade do espírito não é incompatível com o comprimento das orelhas”, escreveu Carlos Cirilo Machado, (“De Rebus Pluribus”, Lisboa, 1923).

De Portugal nos vieram muitas dessas superstições. Como não passar debaixo de escada; ou se livrar de espelho quebrado; ou correr de gato preto. E, também, ter medo do número 13. Principalmente quando esse dia do mês cai na sexta-feira.

Como há sempre uma explicação, por trás de toda crença, nesse caso ela decorre de ter sido Jesus crucificado numa sexta-feira 13. Sem esquecer que, durante o regime militar, o AI-5 foi decretado também numa sexta-feira (13 dezembro de 1968), fechando o Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores.

O número 13 é complicado. Até na culinária. Nunca devem sentar numa mesma mesa treze pessoas, por serem 13 os que participaram da Última Ceia – Jesus e mais doze apóstolos.
Por via das dúvidas, leitor amigo, melhor se proteger. Esta é a penúltima sexta-feira 13 do ano. E, nela, pode acontecer de tudo. Por isso, recomenda-se usar figa, ferradura, pé de coelho, trevo de quatro folhas, ramos de arruda ou de alecrim. Ainda bater na madeira e tomar banho com sal grosso.

A Faculdade Internacional São Luís (ISL|Wyden) realiza um coquetel exclusivo com um dos maiores empreendedores do país, Caito Maia, dia 16, começo da noite, no Multicenter Sebrae.

O desembargador Marcelo Carvalho Silva, corregedor-geral da Justiça, foi homenageado quarta-feira pela
Câmara Municipal de Bacabal, com o Título de Cidadão Bacabalense, por meio de
Decreto Legislativo proposto e aprovado por unanimidade pelos membros da Casa.

DE RELANCE

Street Masters comemora 20 anos
Um dos precursores das danças urbanas no Maranhão, o coreógrafo e bailarino Rubem Soares, o Rubinho, e a Cia Street Masters são os grandes homenageados da 13ª edição da Semana de Dança Maranhense. Comemorando 20 de anos de legado permeado por muitas histórias de conquistas e superação, o grupo nasceu de um projeto social do Sesc e é atualmente é um dos cursos culturais oferecidos gratuitamente pela instituição.

Street Masters... 20 anos 2
Na trajetória do Street Masters, conquistas como a classificação de nove coreografias no Festival de Dança de Joinville entre as edições de 2004 a 2008, dois trabalhos campeões em competições da Região Nordeste, além de se sagrar vencedor de três edições no quadro “Se vira nos 30” do programa Domingão do Faustão, na Rede Globo, em 2006. Em setembro a programação cultural do Sesc no Maranhão é dedicada a esse contagiante movimento.

Street Masters... 20 anos 3
Com projetos locais e nacionais na linguagem de danças urbanas, o público poderá conferir todo o talento do Street Masters e Master Girls no VI Mostra Sesc de Hip Hop, evento que acontece no dia 20 de setembro,
a partir 17h30, na Praça Nauro Machado, e o espetáculo “Conectados” do Street Masters no dia 25 de setembro
no Teatro Sesc, das 19h às 20h.

Street Masters... 20 anos 4
Todos os anos a Semana Maranhense de Dança homenageia uma personalidade da dança do estado por sua carreira e trabalho dedicado à dança. Na luta pela valorização e reconhecimento da dança de rua no Maranhão desde 1989, Rubinho conquistou muitos frutos à frente da Companhia Street Masters. Este ano o evento acontece de 13 a 20 de outubro, no Teatro Arthur Azevedo. Na noite de gala do evento, o grupo apresentará uma sequência de coreografias premiadas.

Confiança na indústria
Indicadores da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que, depois de um primeiro semestre de queda, a confiança na indústria melhorou em agosto: o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) subiu para 59,4 pontos. Com a alta de 2,9 pontos em relação a junho, o índice está 4,9 pontos acima da média histórica. O ICEI-Construção, que aponta a confiança na construção civil, apresenta 58,5 pontos em agosto; sete a mais que no mesmo período de 2018. De acordo com a CNI, a pesquisa confirma que os empresários do setor esperam o crescimento do nível de atividade, dos novos empreendimentos e serviços, das compras de insumos e matérias-primas e do número de empregados
nos próximos meses.

Forró na Tom
As bandas Calcinha Preta, Forrozão Tropikália e Swing do RL apresentam-se em São Luís na noite deste sábado, na casa de eventos Tom Music, no Turu. Trata-se da festa “Bateu Saudade”, que deverá reunir numeroso público, haja vista o sucesso das atrações. A mais esperada é Calcinha Preta, que após se separar, nos anos 2000, para dar segmento a projetos pessoais, retornou ano passado com a formação original, composta por Daniel Diau, Silvânia Aquino, Bell Oliver e Paulinha Abelha.

Reviva Centro neste fim de semana
A Prefeitura de São Luís dá prosseguimento, hoje, sábado e domingo, à programação festiva em comemoração aos 407 anos de fundação da cidade por meio do Reviva Centro. O programa foi criado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior e abarca as diversas expressões artísticas, a exemplo da música e teatro, com
propósito de exaltar a história, aspectos arquitetônicos
e manifestações culturais tradicionais.

Endereços do Reviva Centro
A programação, voltada para o público adulto e infantil, durante todo este mês estará sendo desenvolvida nas praças da Mãe d´Água, Benedito Leite e no Complexo Deodoro, logradouros situados no Centro Histórico da cidade tombada como Patrimônio da Humanidade.

Para escrever na pedra:
“A grandeza da pessoa consiste em sua decisão de ser mais forte que a condição humana”. De Albert Camus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.