COLUNA

Luta interna

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

A estratégia do governador Flávio Dino (PCdoB) de avançar mais rumo ao seu projeto de ser candidato à Presidência da República em 2022 deixou o caminho aberto para que o senador Weverton Rocha (PDT) mostre as “garras” e deixe claro que ele será candidato ao governo estadual daqui a cerca de três anos.
Será uma luta interna - dentro do grupo de Dino - entre Rocha e o vice-governador Carlos Brandão (PRB), que já anunciou que será candidato desde o início de 2019.
E a prévia desta “guerra” será a eleição municipal no ano que vem. São Luís deverá ser o ringue principal. As movimentações já demonstram isso com postulantes a candidatos que disputam dentro de legendas e de grupo dinista o protagonismo para 2020.
Enquanto os dinistas se confrontam, o líder do grupo fala em fortalecimento da esquerda por meio das eleições de 2020 nas principais capitais do Brasil. A partir de resultados favoráveis em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, será possível a esquerda - segundo a ideia do comunista - derrubar o presidente Jair Bolsonaro no voto.
Pelas movimentações do governador, São Luís não se inclui nas principais capitais que podem fortalecer seu campo político.
Deve ser por isso que o comunista deixou de lado - pelo menos por enquanto - a disputa pela sucessão do prefeito Edivaldo Júnior (PDT).

Tem a oposição
O que Flávio Dino esquece é que com seu grupo em pleno combate interno, deve ser favorecido o deputado federal Eduardo Braide (PMN), que lidera pesquisas por São Luís.
Além de Braide, a oposição ao governador tem outros nomes novos, como Adriano Sarney (PV) e Victor Mendes (MDB).
E ainda entre os adversários ao Palácio dos Leões deve ser considerado o nome que o PSL de Jair Bolsonaro trará para a disputa em São Luís.

Denúncia
Novas denúncias de problemas no sistema de Saúde do Maranhão foram feitas ontem na Assembleia Legislativa.
Os deputados Adriano Sarney e César Pires mostraram que mais de 100 funcionários das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) foram demitidos.
E a demissão não se deu com os direitos trabalhistas garantidos, segundo os parlamentares. Além das demissões, Adriano e César falaram do desmonte das UPAs em todo o estado.

Contradição
As denúncias vieram quase ao mesmo tempo da crítica feita pelo governador Flávio Dino sobre a falta de política pública para geração de emprego e renda no Brasil.
Segundo o comunista, já se passaram nove meses e nada da criação de uma agenda nacional para geração de empregos.
E para os deputados, Dino se preocupa com a gestão nacional, mas não faz “o dever de casa” no Maranhão.

Reeleito
O vereador de São Luís, Honorato Fernandes, foi reeleito presidente municipal do PT na capital. Ele conseguiu quase 60% dos votos.
Mas o resultado ainda não é oficial, já que quatro urnas ainda estão impugnadas pelo seu adversário, Kleber Gomes, tutoreado pelo deputado Zé Inácio.
Mas pela votação que Fernandes teve, não há mais como o resultado ser revertido nos votos das quatro urnas ainda não apuradas.

Confusões
Honorato Fernandes consegue a reeleição em meio a polêmicas em processo eleitoral conturbado, com atraso na apuração dos votos e confusão na sede do PT.
O Processo de Eleição Direta (PED) 2019 ocorreu no domingo, mas a apuração das urnas - 21 das 25 - ocorreu no fim da noite da última terça-feira, 10.
O resultado oficial deverá ser proclamado pela Direção Nacional, já que no estado há total falta de vontade de deixar o processo correr normalmente.

Compromisso
Membros da bancada do Maranhão em Brasília se reuniram ontem com o ministro da Educação Abraham Weintraub para cobrar a inauguração do Instituto Federal do Maranhão (Ifma) em Colinas.
O prédio já está pronto, aguardando somente a inauguração, que, claro, não envolve somente cortar a fita. Servidores serão necessários e verba para fazer a unidade funcionar.
Segundo os deputados maranhenses, o ministro – que vem cortando verba da Educação e fechando campi dos institutos federais – se comprometeu em inaugurar o IFMA de Colinas.

DE OLHO

R$ 5 milhões foi o valor gasto na construção do prédio do IFMA de Colinas.

E MAIS

• O vereador Estevão Aragão (PSDB) cobrou o cumprimento de uma lei municipal que obriga a Companhia de Energia do Maranhão a explicitar o valor pago pelo contribuinte pela iluminação pública.

• O que o parlamentar tucano não sabe é que este valor já vem especificado nas contas de energia elétrica.

• O Plano Diretor de São Luís permanece parado na Câmara Municipal. Por enquanto, a proposta não avançou na Casa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.