Editorial

Bendita sexta-feira, 13

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

A sexta-feira, 13, desta vez parece não estar sendo encarada com pessimismo pelo brasileiro. A explicação é simples: o fato de que nessa data será iniciado o depósito de até R$ 500 por conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pela Caixa Econômica. Nesse dia, vão receber todos os trabalhadores nascidos nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, que têm conta poupança na Caixa Econômica.

O dinheiro, com certeza, vem em boa hora e deverá ser empregado com muita cautela pelo cidadão, que sabe a importância de ter um dinheiro extra, qualquer valor que seja, no bolso. A crise ainda é vilã e causa o endividamento de famílias país afora, freando o consumo e a roda da economia nacional.

Com o pagamento da cota do FGTS, a aposta do governo federal no aquecimento do mercado é tanta que foi criada até uma campanha de vendas em todo o país, a Semana do Brasil, com as lojas oferecendo descontos tentadores aos seus clientes, de olho nesse depósito extra nas contas dos poupadores. Todos querem os cifrões e as promoções seguirão até o dia 15 deste mês.

A intenção é mesmo impulsionar o consumo. Só que muitos beneficiários vão utilizar esse recurso extra para quitar dívidas que se acumulam. Para essas pessoas, o objetivo é limpar o nome no mercado, até porque milhares de brasileiros têm hoje débitos que somam valores de até R$ 500,00. Alguns contam, inclusive, com desconto para pagamento dessas dívidas.

Há ainda alguns poucos felizardos que dizem que nem vão mexer na quantia depositada pela Caixa, que ficará reservada para alguma eventualidade. Nesse cenário, seja de consumo, pagamento de dívida ou reserva de caixa, o certo é que todos têm destino para esse dinheiro, visto por bons olhos por todos, claro.

Vale lembrar que essa será só a primeira etapa do pagamento. As pessoas que nasceram nos meses de maio, junho, julho e agosto terão o depósito efetuado pela Caixa a partir do dia 27 deste mês. Já os trabalhadores nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro vão receber suas cotas a partir do dia 9 de outubro deste ano.

Ao final, segundo dados da Caixa Econômica Federal, cerca de 33 milhões de trabalhadores vão receber o crédito automático na conta poupança. Trabalhadores que têm o cartão Cidadão e a senha, poderão sacar o dinheiro diretamente nos terminais de autoatendimento, em unidades lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui. E para aqueles que não possuem o cartão Cidadão, é orientado que eles procurem uma agência da Caixa.

E fique atento: os cidadãos que têm conta nesse banco e não querem retirar o dinheiro, têm até o dia 30 de abril do ano que vem para informar a decisão pelo site do banco, o Internet Banking ou o aplicativo para celular.

Quem não tem conta na Caixa também vai receber e deve ficar atento ao cronograma, acessando o site www.caixa.gov.br. Pouco para alguns, muito para outros, o certo é que esse dinheiro é bem-vindo para todos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.