Pinturas

O cotidiano na arte de João Carlos Pimentel

João Carlos Pimentel expõe telas até o dia 31 de outubro na biblioteca do TCE-MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Uma dos trabalhos da exposição de João Carlos Pimentel
Uma dos trabalhos da exposição de João Carlos Pimentel (quadro joão pimentel)

São Luís - A exposição “Olhares sobre o cotidiano”, do artista João Carlos Pimentel, será aberta hoje, às 10h, na sede do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) onde permanece em cartaz até 10 de outubro, na biblioteca da instituição. A exposição apresenta 14 quadros e faz parte de um projeto mais abrangente, de iniciativa da Escola Superior de Controle Externo (Escex) do TCE, que inclui oficina de pintura, visitas mediadas à exposição e roda de conversa com o artista.

João Carlos Pimentel é mestrando em Artes pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e já realizou três exposições individuais e três coletivas. Nesta mostra, o artista, que é servidor do TCE-MA, faz uma retrospectiva dos últimos 10 anos, entre telas mais antigas e outras mais recentes, algumas inéditas, contando, inclusive com obras já pertencentes a colecionadores, que as cederam para estar na exposição.

“Nesta mostra, eu contemplo diversas cenas que são reproduzidas, principalmente, a partir de registros fotográficos de locais por onde eu passei, tanto no interior do estado quanto aqui em São Luís. Quando algo me chama a atenção, eu fotografo, faço uma edição e seleciono algumas para os temas das minhas telas”, explica o pintor.

Sobre suas influências, João Carlos cita Gauguin e Van Gogh e também fala sobre os temas dos quadros. “Gosto muito do colorido das pinturas de Gauguin e Van Gogh. São ícones que possuem o que eu busco em relação à estética. Já em relação aos temas, uso os assuntos do meu cotidiano”.

Serviço

O quê

Exposição “Olhares sobre o cotidiano”

Quando

De hoje ao dia 31 de outubro

Onde

Biblioteca do TCE-MA


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.