Concurso

Governo terá de explicar situação de concursados não nomeados na Aged

Requerimento de autoria de Adriano Sarney, que cobra informações sobre a nomeação de concursados na agência foi aprovado ontem pela Assembleia Legislativa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
(Adriano Sarney)

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou na sessão de ontem o requerimento nº 453/2019, de autoria do deputado estadual Adriano Sarney (PV), que cobra da presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Fabíola Ewerton Mesquita, informações detalhadas sobre a situação dos aprovados em concurso público não nomeados para as suas respectivas vagas no órgão.

A votação da matéria ocorreu após o autor ter ingressado com um recurso à rejeição da peça na Mesa Diretora. Na apreciação de ontem, deputados da base governista e de oposição aprovaram o requerimento, o que obriga a Aged a repassar os dados ao Legislativo Estadual.

Desde o ano passado Adriano tem buscado explicações do Governo para o fato de os aprovados em concurso público não terem sido nomeados para os seus postos.

Em uma das ocasiões, no fim do mês de agosto, ele lembrou que o Legislativo Estadual aprovou um valor de R$ 6 milhões para a convocação dos aprovados no concurso, e mesmo assim, não houve providências no Executivo.

Ele chegou a se solidarizar aos concursados e denunciou o uso dos recursos, indevidamente, para a contratação de terceirizados do Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro). Os terceirizados ocupam os cargos.

“Encaminharemos a esta Casa um requerimento solicitando informações do Governo do Maranhão sobre o que foi feito com os R$ 6 milhões aprovados para convocação dos concursados da AGED”, disse, na ocasião da apresentação do requerimento.

Panorama

Dados do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (Sinfa) apontam para a existência de aproximadamente 409 cargos vagos na Aged e para 300 profissionais contratados que exercem atividades designadas exclusivamente para os 100 candidatos aprovados em concurso público que aguardam convocação.

“É um verdadeiro absurdo com aqueles que estudaram e passaram no concurso público. O Governo do Maranhão deve convocar os aprovados e valorizar esses pais de famílias que se esforçaram para conseguir os cargos”, disse Adriano na ocasião.

Adriano também lembrou, na oportunidade, que o estado do Maranhão obteve, no governo Roseana Sarney, certificação nacional como Zona Livre da Febre Aftosa com Vacinação. Ele disse que a não nomeação dos concursados enfraquece o órgão e o enfrentamento a doenças que podem afetar o rebanho maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.