Governo Maduro

Bachelet denuncia aumento de execuções extrajudiciais na Venezuela

Novo relatório revela 57 casos cometidos por membros da Polícia Nacional em julho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, em discurso em Genebra
A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, em discurso em Genebra (Reuters)

GENEBRA — A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet , denunciou nesta segunda-feira mais casos de “possíveis execuções extrajudiciais” cometidas pela polícia, além de “tortura e maus-tratos” contra presos na Venezuela , em um discurso em Genebra. Bachelet apresentou um novo e severo relatório sobre a situação no país, que mostra que, apenas no mês de julho, a ONG Monitor de Victimas identificou 57 novos casos de supostas execuções cometidas por membros da Forças de Ações Especiais da Polícia Nacional ( Faes ) em Caracas.

— Meu escritório continuou documentando casos de possíveis execuções extrajudiciais cometidas por membros das Faes em alguns bairros do país (...) além de casos de tortura e maus-tratos, tanto físicos quanto psicológicos, de pessoas arbitrariamente privadas de sua liberdade, em particular militares.

Em um primeiro relatório , apresentado em 5 de julho, Bacheletdenunciou a “erosão do Estado de Direito” na Venezuela, alertando, no entanto, que as sanções internacionais agravaram a crise no país.

"A situação dos direitos humanos continua afetando milhões de pessoas na Venezuela e com claros impactos desestabilizadores na região", reiterou Bachelet , criticando “ações recentes” com o objetivo de aprovar uma lei que “criminalize as atividades de organizações nacionais de direitos humanos que recebem fundos do exterior”. "Essa lei, se aprovada e aplicada, reduzirá ainda mais o espaço democrático".

Há algumas semanas, o número dois do governo, Diosdado Cabello , alertou que a Assembleia Nacional Constituinte - presidida por ele - aprovaria uma legislação para sancionar o financiamento externo das ONGs e pessoas que “estão recebendo dinheiro do imperialismo para conspirar contra o país”.

Segundo a ONG Fórum Penal, enviados da comissão da ONU conseguiram se reunir na sexta-feira passada com um grupo de presos mantidos na prisão militar de Ramo Verde, dentre eles Vasco da Costa, Jesus Medina Ezaine, José Alberto Marulanda, William Aguado e Eva Lugo.

" Acredito que eles foram capazes de entrevistar pelo menos dez prisioneiros", disse o vice-presidente da ONG Gonzalo Himiob.

Sanções

No novo informe, Bachelet também insistiu que as sanções do governo americano contra Nicolás Maduro contribuem para “agravar a situação humanitária” do país e o “êxodo dos venezuelanos”.

"A economia está passando pelo que poderia ser o episódio hiperinflacionário mais agudo que a América Latina já experimentou".

No domingo, as ONGs venezuelanas Provea e Acesso à Justiça, afirmarm que, quase três meses após a visita de Bachelet à Venezuela, houve apenas retrocesso.

"Se alguém avaliar a situação dos direitos humanos desde que Bachelet apresentou seu relatório, a situação (na Venezuela) piorou. Não houve praticamente nenhuma melhora", disse Marino Alvarado, membro fundador e coordenador do Provea.

Além do aumento do número de presos políticos, Alvarado denunciou a ausência de melhorias nos programas sociais do chavismo, como as missões, e o crescimento da perseguição contra a oposição.

"Continua a política de enfraquecer a Assembleia Nacional, utilizando o Judiciário para perseguir dissidentes e trabalhadores sociais".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.