Editorial

Uma cidade em evolução

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

São Luís, a capital maranhense, completou 407 anos no domingo, 8, de setembro. Para celebrar a data foi organizada uma programação festiva que mostrou um pouco da diversidade cultural que pulsa na cidade.

Na sexta-feira, foi celebrado o Dia Municipal do Tambor de Crioula no museu localizado no Centro Histórico, na Praça Maria Aragão, ocorreu show de um grupo Mesa de Bar, que tem o repertório focado em canções bregas e populares. O sábado, foi dedicado a shows católicos e evangélicos e o domingo, dia do aniversário da cidade, contemplou a religião afro-brasileira com a tradicional Procissão dos Orixás e foi encerrado com show da cantora Alcione na Praça Maria Aragão.

Mostrar a diversidade cultural da cidade já é uma estratégia de divulgação turística adotada pela atual gestão pública, que desenvolveu um calendário de ações culturais que promovem a ocupação permanente do Centro Histórico de São Luís. Aos domingos, a Feirinha São Luís tem ocupado a Praça Benedito Leite com muitas atrações, além disso, tem sido realizados saraus poéticos, cortejos culturais, entre outras ações que com a finalidade de despertar o sentimento de pertencimento dos ludovicenses, possibilitando que os mesmos se apropriem das raízes culturais e se tornem agentes de divulgação da própria cidade. Uma estratégia louvável, uma vez que o sentimento de pertencimento é uma ferramenta importante para incrementar o turismo local.

Além disso, é importante destacar as recentes obras de recuperação de pontos turísticos da cidade. A Praça Dom Pedro II foi restaurada e a estátua da Mãe d’ água voltou para a fonte original. No Complexo Deodoro, a Praça do Pantheon teve de volta os bustos de escritores que marcaram a história literária da cidade, agora estão lá para a contemplação de visitantes e moradores da cidade. As fontes das Pedras e do Ribeirão, outros dois pontos turísticos da cidade, também estão em processo de revitalização. A Rua Grande também passou um processo de modernização, com obras realizadas pelo IPHAN e Prefeitura.

Entretanto, apesar dos projetos de revitalização do Centro de São Luís, uma cidade populosa é também cheia de nuances e desafios. O turismo, tão bem trabalhado com obras de revitalização, ainda encontra um entrave desconcertante em relação às praias, que continuam belas, mas com diversos trechos impróprios para banho devido à poluição, com esgotos ainda lançados diretamente ao mar. Algo que prejudica donos de bares e prestadores de serviços, que não conseguem explicar isso aos turistas.

Infraestrutura, iluminação, limpeza, saúde são alguns dos itens essenciais que ainda interferem na vida dos moradores da cidade. Há ainda o desafio da segurança pública. Muitos bairros periféricos da Ilha convivem ainda sob o controle de facções criminosas que amedrontam moradores dos bairros, submetendo pessoas a leis paralelas, que incluem disciplinamento do direito de ir e vir, com imposições de toque de recolher.

São Luís chega aos 407 anos, entre qualidades e defeitos. Uma cidade com muitas vitórias, mas também com cicatrizes que mostram a sua evolução. A data é comemorativa, mas também com a reflexão de que a capital maranhense é uma cidade histórica, com tradições culturais, belezas naturais e culinárias singulares, mas é complexa e cheia de desafios para moradores e seus gestores.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.