No Afeganistão

Talibãs ameaçam EUA após Trump suspender diálogo

Presidente americano cancelou reunião secreta com líderes do Talibã no sábado,7. O objetivo dos encontros é pôr fim à mais longa guerra em que os EUA já se envolveram

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Reuters)

AFEGANISTÃO - Os talibãs afirmaram ontem, 8, que os Estados Unidos "vão sofrer mais do que ninguém" depois que o presidente Donald Trump suspendeu, de repente, as conversas em curso. O grupo, porém, deixou as portas abertas para futuras negociações.

O objetivo dos encontros, que se arrastam há mais de um ano, é pôr fim à mais longa guerra em que os Estados Unidos já se envolveram.

"Ainda (...) acreditamos que o lado americano voltará a esta posição. (...) Nossa luta durante os últimos 18 anos tinha de ter mostrado aos americanos que não ficaremos satisfeitos até vermos o fim completo da ocupação", tuitou o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, reagiu, afirmando ontem que os EUA estão dispostos a reabrir as negociações, se os talibãs mudarem de atitude e respeitarem seus acordos.

Pompeo disse também que o presidente Donald Trump "ainda não decidiu" se levará adiante a decisão de retirar os milhares de soldados americanos estacionados no Afeganistão, conforme previsto no projeto de acordo em discussão com os talibãs.

Cancelamento

Donald Trump anunciou no sábado o cancelamento de uma reunião secreta prevista para este domingo,8, com líderes do Talibã em Camp David depois de um ataque em Cabul que resultou na morte de um militar americano.

O Talibã "admitiu um ataque em Cabul que matou um de nossos grandes soldados e outras 11 pessoas", tuitou Trump, decidindo pelo "cancelamento imediato" de uma "reunião secreta" e a suspensão das negociações para retirar as tropas americanas do Afeganistão.



Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.