A redenção!

Sampaio supera má fase e já pode celebrar um "feliz 2020"

Depois de início de temporada horrível, com acúmulo de eliminações, Tricolor "renasce" com acesso à Série B

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
O goleiro Andrey em momento de fé após a vitória sobre o São José-RS
O goleiro Andrey em momento de fé após a vitória sobre o São José-RS

SÃO LUÍS - Nem o mais otimista dos torcedores do Sampaio Corrêa imaginaria que a temporada acabaria de forma tão sensacional. O começo do ano foi duro. Difícil. O time amargou um péssimo Estadual, sendo eliminado nas semifinais, não passou nem da 1ª fase da Copa do Nordeste e, de quebra, ainda foi eliminado no pré-Nordestão de 2020. Tudo errado. Mudança de técnico, mais uma eliminação na Copa do Brasil e, por fim, a saída de vários jogadores. No meio de tudo isso, uma disputa da Série C bem irregular, com acúmulo de mais derrotas do que vitórias.

No entanto, a redenção veio. Com a chegada de novos atletas e, principalmente, com o técnico João Brigatti assumindo o comando da equipe. O treinador estreou com um empate, mas engatou seis vitórias seguidas e, neste sábado (7), veio o prêmio pelo bom trabalho: o acesso à Série B e um fim de ano melhor do que qualquer um imaginava. Melhor ainda, pode acabar com um título, pois a Bolívia Querida ainda briga pela taça da 3ª divisão, o que pode ser o quarto título nacional do clube.

Para se ter uma ideia de como esse Sampaio que conquistou o acesso no último fim de semana foi modificado, do time que estreou na Copa do Nordeste, no primeiro jogo da temporada, na derrota de 5 x 0 para o Ceará, apenas o goleiro Rodrigo Carvalho e volante Eloir ainda estão no grupo. Depois dessa derrota, vieram quatro jogos, com duas vitórias e dois empates, sob o comando de Flávio Araújo. Porém, na sequência, somando Copa do Nordeste e Maranhense, vieram quatro derrotas consecutivas e uma crise que terminaria com a saída do “Rei do Acesso” e a chegada do gaúcho Julinho Camargo.

Julinho até mostrou força no início do seu trabalho, já com algumas modificações no elenco, mas a queda nas semifinais do Estadual, a péssima Copa do Nordeste, a saída precoce do Nordestão 2020, além da compreensível eliminação na Copa do Brasil para o Palmeiras e a instável primeira fase na Série C, o treinador não se sustentou no cargo, principalmente depois de uma acachapante derrota, por 3 x 0, para o Imperatriz pelo Brasileiro.

Capitão Paulo Sérgio celebra com a torcida
Capitão Paulo Sérgio celebra com a torcida

Nesta altura da temporada, o Sampaio vivia momento de forte turbulência, vários jogadores haviam chegado e muitos deixado o time, que ocupava o 5º lugar no Grupo A da Série C, no entanto, não passava confiança e uma eliminação na primeira fase e mais um ano na 3ª divisão seria o caminho mais natural, isso se conseguisse escapar do rebaixamento. Porém, tudo mudou.

Chegada de Brigatti e “decolagem”

Sob pressão, a diretoria do Sampaio agiu, e foi buscar o técnico João Brigatti, que vinha de uma passagem tumultuada pelo Paysandu. E a aposta deu certo. O treinador paulista estreou diante do Confiança, em um empate por 1 x 1, na Série C. Daí em diante, foram cinco vitórias seguidas e a liderança da chave, além da volta da confiança do grupo.

“Os jogadores foram verdadeiros guerreiros, encarnaram o espírito. Esses caras sofreram demais, pego no pé deles todo dia, insisti que eles têm potencial. Graças a Deus, a nossa garra foi coroada, foi um jogo difícil. Esse time tá de parabéns”, disse o treinador, logo após o dever cumprindo, ainda no granado do Castelão, após a vitória por 3 x 2 sobre o São José, na partida do acesso.

Além do bom trabalho do novo comandante, a chegada de alguns atletas foi fundamental. Principalmente o retorno do goleiro Andrey, e as chegadas dos atacantes Salatiel Jr., e, logo depois, o Roney, peças fundamentais nos bons momentos da equipe, assim como o camisa 10 Rodrigo Andrade e o zagueiro e capitão Paulo Sérgio.

Mais de 30 mil pessoas foram ao Castelão
Mais de 30 mil pessoas foram ao Castelão

“Agradeço ao torcedor tricolor pelo apoio, pelo incentivo, foi um acesso na raça, como o Sampaio gosta. Não só o torcedor boliviano, mas o Maranhão está de parabéns, demos um presente para a nossa cidade [São Luís completa 407 anos neste domingo]. Para aqueles que não acreditaram, eu voltei, com gosto de quero mais. Me machuquei na Série B e agora eu vou voltar a jogar a Série B. Estamos todos de parabéns, foi merecido, lutamos até o final e mostramos a força de um grupo”, disse o capitão, que conquistou o seu terceiro acesso com o time boliviano.

Depois das cinco vitórias seguidas, o Sampaio oscilou na reta final do campeonato, ficou quatro jogos sem vencer, mas, na última e decisiva partida, contou com o apoio de cerca de 30 mil pessoas, e bateu o São José, por 3 x 2, após empate sem gol no Rio Grande do Sul, e garantiu o retorno a divisão de acesso do futebol nacional quase um ano após o seu terceiro rebaixamento. E, sem ter medo de exagerar, podemos de dizer que o ano já terminou bem lá para as bandas do CT José Carlos Macieira.

Agora o Sampaio Corrêa luta para se despedir da Série C com a conquista do seu quarto título nacional. O Tricolor enfrentará o Confiança, que se classificou após uma vitória e um empate diante do Ypiranga (RS). Por ter melhor campanha, o time maranhense disputará o segundo jogo da série decisiva diante da torcida, no Estádio Castelão.

Sabendo que coisas ainda melhores podem vir por aí, o Brigatti já disse que pretende não deixar o time. “Fico até quando ele quiser! O Sérgio Frota foi o melhor presidente que eu já trabalhei até hoje”, disse.

Números do acesso

Série C

20 Jogos

10 vitórias

5 Empates

5 Derrotas

25 gols a favor

21 gols contra

Confira todos os clubes que subiram na Série C desde 2009:

2009

América Mineiro-MG, ASA-AL, Guaratinguetá-SP e Icasa-CE

2010

ABC-RN, Ituiutaba-MG, Criciúma-SC e Salgueiro-PE

2011

Joinville-SC, CRB-AL, Ipatinga-MG e América de Natal-RN

2012

Oeste-SP, Icasa-CE, Chapecoense-SC e Paysandu-PA

2013

Santa Cruz-PE, Sampaio Corrêa-MA, Luverdense-MT e Vila Nova-GO

2014

Macaé-RJ, Paysandu-PA, Mogi Mirim-SP e CRB-AL

2015

Vila Nova-GO, Londrina-PR, Tupi-MG e Brasil-RS

2016

Boa Esporte-MG, Guarani-SP, ABC-RN e Juventude-RS

2017

CSA-AL, Fortaleza-CE, Sampaio Corrêa-MA e São Bento-SP

2018

Operário-PR, Bragantino-SP, Botafogo-SP e Cuiabá-MT

2019

Confiança-SE e Sampaio Corrêa-MA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.