PT

PED: petistas vão às urnas escolher direções municipais e delegados

Cerca de 50 mil petistas estavam aptos a votar; partido deve anunciar resultado do Processo de Eleição Direta somente amanhã conforme calendário eleitoral

Carla Lima/Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Resultado da votação do processo eleitoral petista deverá ser oficializado amanhã por comissão eleitoral
Resultado da votação do processo eleitoral petista deverá ser oficializado amanhã por comissão eleitoral (PT)

O Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores levou, ontem, filiados para a escolha das próximas direções municipais da legenda e também dos delegados para eleição das Executivas Estadual e Nacional da sigla. No Maranhão, mais de 50 mil membros estavam aptos a votar em mais de 190 municípios. Em São Luís, cerca de 8 mil filiados puderam a escolher a nova direção.
Pelo regulamento do PED, o resultado da primeira etapa da eleição deve constar no sistema no PT até amanhã. Com isto, o resultado da eleição para presidente do PT em São Luís e demais cidades do interior do Maranhão deve ser conhecido somente nas primeiras madrugadas de hoje.
Isto porque, a totalização dos votos - feitos ainda por meio de cédulas - primeiro vai ocorrer em cada cidade e encaminhada para a direção nacional contabilizar. Se houver recursos, o resultado pode ser proclamado com atraso.
Além das direções municipais da legenda, os filiados votaram ainda na escolha de delegados para a escolha da Executiva Estadual e da Direção Nacional do PT.
No Maranhão, para a disputa pela presidência estadual da legenda, devem ser eleitos 260 delegados que, em outubro, irão eleger a nova Executiva estadual em outubro e 600 outros delegados irão para a votação para escolha do comando da legenda nacional em novembro. A divisão destas vagas de delegados é de acordo com o número de votantes de cada chapa.
A O Estado, o presidente estadual do PT, Augusto Lobato, informou que o resultado da primeira etapa do PED deve ser homologado somente amanhã, prazo final para que os dados sejam informados para a Comissão Organizadora Eleitoral (COE).
Somente após a proclamação do resultado é que os candidatos a presidente estadual do PT iniciarão, de fato, a campanha para o comando estadual do partido. No Maranhão disputam Augusto Lobato - que busca a reeleição - e Francimar Silva.
O processo ocorreu em cerca de 4.800 municípios em todo o Brasil, sendo 190 municípios do Maranhão. As etapas estaduais o serão realizadas nos dias 19 e 20 de outubro de 2019. Já a etapa nacional ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro.

São Luís
Na capital maranhense estavam aptos a votar cerca de 8 mil filiados. As chapas em disputa eram “Articulação Lula Livre já!”, cujo cabeça é o vereador Honorato Fernandes, que tenta a reeleição, e “Unidade Petista por Lula Livre”, encabeçada por Kléber Gomes. Até o fechamento desta edição, os votos em São Luís e nos demais municípios maranhenses ainda não havia sido totalizado.

Saiba Mais

Recurso queria anulação de filiações

Antes mesmo de acontecer o pleito, já havia imbróglios para a votação. Devido a disputa pela presidência municipal, o grupo de Gomes entrou com recurso contra a direção municipal para anular mais de 2 mil filiações alegando que não houve. A Executiva Nacional decidiu validar
as filiações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.