Política | PT

PED: petistas vão às urnas escolher direções municipais e delegados

Cerca de 50 mil petistas estavam aptos a votar; partido deve anunciar resultado do Processo de Eleição Direta somente amanhã conforme calendário eleitoral
Carla Lima/Editoria de Política09/09/2019

O Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores levou, ontem, filiados para a escolha das próximas direções municipais da legenda e também dos delegados para eleição das Executivas Estadual e Nacional da sigla. No Maranhão, mais de 50 mil membros estavam aptos a votar em mais de 190 municípios. Em São Luís, cerca de 8 mil filiados puderam a escolher a nova direção.
Pelo regulamento do PED, o resultado da primeira etapa da eleição deve constar no sistema no PT até amanhã. Com isto, o resultado da eleição para presidente do PT em São Luís e demais cidades do interior do Maranhão deve ser conhecido somente nas primeiras madrugadas de hoje.
Isto porque, a totalização dos votos - feitos ainda por meio de cédulas - primeiro vai ocorrer em cada cidade e encaminhada para a direção nacional contabilizar. Se houver recursos, o resultado pode ser proclamado com atraso.
Além das direções municipais da legenda, os filiados votaram ainda na escolha de delegados para a escolha da Executiva Estadual e da Direção Nacional do PT.
No Maranhão, para a disputa pela presidência estadual da legenda, devem ser eleitos 260 delegados que, em outubro, irão eleger a nova Executiva estadual em outubro e 600 outros delegados irão para a votação para escolha do comando da legenda nacional em novembro. A divisão destas vagas de delegados é de acordo com o número de votantes de cada chapa.
A O Estado, o presidente estadual do PT, Augusto Lobato, informou que o resultado da primeira etapa do PED deve ser homologado somente amanhã, prazo final para que os dados sejam informados para a Comissão Organizadora Eleitoral (COE).
Somente após a proclamação do resultado é que os candidatos a presidente estadual do PT iniciarão, de fato, a campanha para o comando estadual do partido. No Maranhão disputam Augusto Lobato - que busca a reeleição - e Francimar Silva.
O processo ocorreu em cerca de 4.800 municípios em todo o Brasil, sendo 190 municípios do Maranhão. As etapas estaduais o serão realizadas nos dias 19 e 20 de outubro de 2019. Já a etapa nacional ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte