Sem acordo

França rejeita adiamento do Brexit nas ''circunstâncias atuais''

''Não vamos voltar a adiar a cada três meses'', afirmou o ministro francês das Relações Exteriores Jean-Yves Le Drian durante programa político dominical

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
O ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Jean-Yves Le Drian
O ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Jean-Yves Le Drian (Reuters)

PARIS - O ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, excluiu ontem,8, qualquer novo adiamento do Brexit nas circunstâncias atuais.

"No atual estado de coisas, é não!", disse Le Drian em um programa político dominical da Europe1/Cnews/Les Echos.

"Não vamos voltar a adiar a cada três meses" para discutir um adiamento do Brexit, acrescentou.

"Eles [os britânicos] dizem que querem propor outras soluções, acordos alternativos para se assegurar da saída (...) Mas, como não vimos isso, é 'não'. Não podemos voltar a começar a cada três meses. Que as autoridades britânicas nos indiquem o caminho", completou.

Na semana passada, o Parlamento britânico aprovou uma lei que obriga o primeiro-ministro Boris Johnson a adiar por três meses a data prevista para a conclusão do Brexit (em 31 de outubro), caso não se chegue a um acordo com a União Europeia antes do dia 19 do referido mês.

Ministra do Trabalho

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou ontem, 8, o nome da substituta para o cargo de ministra do Trabalho e das Pensões após Amber Rudd ter apresentando sua demissão. A escolhida foi Thérèse Coffey, até então ministra do Ambiente que, como Rudd, fez campanha pela permanência do Reino Unido na União Europeia em 2016.

Após ser confrontado com mais uma demissão em seu governo neste sábado (7), Boris Johnson não quis perder tempo para encontrar uma substituta para Amber Rudd.

Eleita em 2010, Thérèse Coffey já foi vice-presidente da Câmara dos Comuns, tendo sido nomeada ministra do Ambiente em 2016 por Theresa May. Esteve no Comitê da Cultura, Comunicação e Esportes até ter sido nomeada secretária parlamentar pessoal do então ministro da Energia Michael Fallon.

Com um doutorado em química pela University College London (UCL), Thérèse Coffey é uma fã assumida de futebol, jardinagem e música. Fora do mundo político, passou por empresas como a Mars e a BBC.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.