Marcha

Desfile cívico-militar em São Luís celebra a Independência do Brasil

O desfile foi assistido por milhares de pessoas na Avenida Senador Vitorino Freire, na Areinha. Participaram 8 escolas, 3 bandas de músicas e 8 instituições.

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

[e-s001]Em grande estilo e contando com a presença de milhares de pessoas na plateia, o Desfile de 7 de Setembro foi realizado, nesse sábado, 7, na Avenida Senador Vitorino Freire, bairro Areinha, em São Luís. Militares das Forças Armadas e também da Polícia Militar participaram do evento cívico-militar, que reuniu diversas autoridades. Uma das novidades deste ano foi a Brigada Militar Pantera Soldado Fernandes, um projeto que beneficia várias crianças e adolescentes.

O desfile começou logo cedo, sendo que várias pessoas já estavam presentes na plateia para prestigiar o evento. Antes do início da marcha, os comandantes da Marinha, Aeronáutica e Exército fizeram a tradicional revista à tropa passando pela avenida em veículos das instituições. Somente do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), participaram mais de 400 militares, o que representou o maior efetivo que se apresentou no local.

[e-s001]Para o desfile, oito escolas se apresentaram, assim como três bandas de música e oito instituições. “É uma data cívica, na qual os militares têm orgulho de fazer parte dessa história, uma vez que as Forças Armadas estão sempre presentes nos diversos momentos mais marcantes da história do nosso País”, declarou o tenente-coronel Sousa Filho, comandante do 24º BIS.

Além dele, também estiveram presentes outras autoridades, como o coronel aviador Marco Antônio Carnevale Coelho, diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). “A gente diz lá: verde, amarelo, azul e livre. E é essa liberdade que a gente cultua no nosso 7 de Setembro. Os militares demonstraram todo o seu profissionalismo nesse desfile”, comentou o oficial da Aeronáutica.

“É um exercício da nossa cidadania. É o dia em que todo brasileiro tem que se orgulhar, porque é o dia da sua independência. Nós deixamos de ser colônia de Portugal”, expressou o capitão de Mar e Guerra Marcio Ramalho Dutra e Mello, comandante da Capitania dos Portos do Maranhão. Também presente no palanque, o coronel Ismael de Souza Fonseca, comandante da Polícia Militar do Maranhão, elogiou o desfile e o classificou como um momento cívico e histórico.

“É um momento único para cada cidadão. Nós não devemos esquecer do nosso passado. A independência do Brasil é um marco importante e é justamente onde vem a democracia. Então, temos que cultuar. Não podemos esquecer da nossa história”, assinalou o coronel. O secretário de Segurança Pública do Maranhão, delegado Jefferson Portela, igualmente prestigiou o evento e mencionou a questão histórica como um avanço da soberania.

[e-s001]“É uma data histórica, que marca o início da soberania do povo brasileiro perante o país europeu. Essa representação é fundamental para todos nós. Nós temos que alimentar isso historicamente. Com base no passado, podemos lançar para o futuro aquilo que queremos para o nosso País”, ressaltou Portela.

Brigada mirim
Recém-criada, a Brigada Militar Pantera Soldado Fernandes foi a novidade do desfile deste ano. Idealizada por Tatiane Fernandes como uma forma de homenagear o filho, James de Oliveira Fernandes – que foi morto durante uma operação policial em Arari/MA, em dezembro de 2015 -, a brigada levou 100 crianças e adolescentes para a Avenida Senador Vitorino Freire.

“Estou muito feliz por ter concretizado mais um projeto que tinha no coração do meu filho, que é a Brigada Militar Pantera Soldado Fernandes. Fiquei muito empolgada ao ver aquelas crianças se empenharem, em dar o seu melhor para passar bonito em frente ao palanque diante das autoridades”, comentou ‘dona’ Tati, que leva o projeto juntamente com o Batalhão de Choque, sendo que as aulas da brigada acontecem todos os sábados de cada mês no quartel do Comando Geral da PMMA.

[e-s001]Trânsito alterado
Por causa do desfile, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fez algumas alterações no trânsito de São Luís. Das 6h às 14, foi interditado o trecho entre a Fonte do Bispo e o cruzamento da Avenida Vitorino Freire com a Avenida Kennedy. A rota de algumas linhas de ônibus foi modificada também em virtude do evento na Areinha.

SAIBA MAIS

A independência
O dia 7 de setembro é comemorado todos os anos em nosso País como o dia da nossa independência, isso é, o dia em que o Brasil colocou fim aos laços coloniais que existiam entre ele e Portugal. O processo de independência do Brasil aconteceu de maneira paralela aos movimentos de independência que aconteceram nas colônias da Espanha aqui na América.
Esse processo teve como grande personagem Pedro de Alcântara, também conhecido, depois de sua coroação, como Dom Pedro I. Outro personagem que se destacou nesse contexto foi José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos grandes articuladores da nossa independência, que aconteceu como reflexo direto da tentativa da burguesia portuguesa de recolonizar o Brasil e de reverter os avanços que tinham acontecido no país – principalmente nas questões econômicas – durante o Período Joanino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.