Presidente da República

Cirurgia de Bolsonaro é bem-sucedida, diz boletim médico

Presidente da República foi submetido a nova cirurgia devido a uma hérnia que se formou no abdome desde a facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018; filhos comentaram estado de saúde do pai nas redes sociais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Antônio Macedo, que chefiou a equipe que fez cirurgia do presidente, falou sobre estado de saúde de Bolsonaro
Antônio Macedo, que chefiou a equipe que fez cirurgia do presidente, falou sobre estado de saúde de Bolsonaro (Bolsonaro cirurgia)

BRASÍLIA - A cirurgia do presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi bem-sucedida, segundo o boletim médico divulgado na tarde de ontem pela equipe médica do Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo. De acordo com o boletim, foi implantada uma tela de reforço de polipropileno para a correção da hérnia que se formou no abdome de Bolsonaro.
Esta foi a quarta cirurgia à qual Bolsonaro se submete desde a facada sofrida por ele durante a campanha eleitoral de 2018.
A cirurgia, que durou quase cinco horas, foi comandada pelo médico Antônio Luiz Macedo, que atendeu o presidente após o atentado ocorrido há quase um ano.
A previsão inicial dos médicos era de duas horas de cirurgia. Demorou mais que o previsto porque havia uma grande quantidade de aderência na alça intestinal que atravessou a hérnia. Foi preciso remover todas com cuidado pra não ferir o intestino.

Acompanhamento
Bolsonaro não irá para a UTI. Vai direto pro quarto e será acompanhado diariamente pela equipe médica. “Não devemos fazer novos exames de imagem”, disse Macedo em entrevista coletiva após a cirurgia. “Mexeu muito com o intestino que estava fortemente aderido à parede abdominal”, disse.
O médico explicou que a facada desenvolveu no abdome uma perinonite que infectou muito a parede abdominal, o que necessitou a cirurgia para a correção da hérnia. “Colocamos uma tela para auxiliar o reforço do tecido”, disse o médico.

Interino
Na coletiva, que durou cerca de dez minutos, Rêgo Barros disse que o vice-presidente, general Hamilton Mourão assumirá o exercício da presidência desde hoje, pelo prazo de cinco dias. Ele destacou, entretanto, que a retomada dos despachos por Bolsonaro do hospital vai depender da sua recuperação e que o prazo de cinco dias é um protocolo legal.
Poucos minutos antes da coletiva, o hospital divulgou um boletim para informar a situação do presidente, confirmada depois na coletiva. “O procedimento foi bem-sucedido, realizado pelo cirurgião-chefe Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo e sua equipe A técnica utilizada foi a "herniografia incisional com implantação de tela”, explicou. Bolsonaro fará sua recuperação no apartamento e, por orientação médica, estará com visitas restritas.
O presidente passou pela quarta intervenção cirúrgica após a facada que sofreu há um ano, em Juiz de Fora (MG), durante um ato da sua campanha presidencial. A nova cirurgia foi para corrigir uma hérnia incisional (saliência de tecido) surgida no local das intervenções anteriores.

Mais

Sobre a cirurgia:

- Foi implantada uma tela de reforço para correção da hérnia

- A operação durou quase cinco horas

- O quadro clínico de Bolsonaro é estável

- Os médicos encontraram muita aderência no intestino do presidente

- Bolsonaro ficará cinco dias afastado da Presidência

- Nesta segunda, ele começa a fazer uma dieta líquida

- As visitas devem ser evitadas

- Ainda não há previsão de alta

Filhos do presidente falaram sobre a saúde do pai

Os filhos do presidente Jair Bolsonaro fizeram postagens nas redes sociais afirmando que o pai passa bem após a cirurgia ocorrida neste domingo pela manhã. Os filhos foram ao hospital acompanhar o procedimento.
"@jairbolsonaro já no quarto, disposto e bem-humorado, graças a Deus! Obrigado à equipe médica e a todos pelas orações", postou no Twitter o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho mais velho
"JB acabou de sair da sala de cirurgia com todos os indicadores de saúde muito bem. Agradecemos a Deus, a toda equipe médica do hospital e a todos que rezaram/oraram. A cirurgia foi um sucesso", postou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), indicado pelo pai para assumir o posto de embaixador do Brasil em Washington, nos Estados Unidos.
O vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) também fez uma postagem no Twitter com um sinal positivo e a bandeira do Brasil.
Mais cedo, a equipe médica do Hospital Vila Nova Star, localizado na capital paulista, já havia informado que o procedimento foi bem sucedido.
Esta é a quarta cirurgia do presidente deste que ele foi atingido por uma facada durante a campanha eleitoral de 2018.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.