Legado

Obras estruturantes de Roseana são marcantes em São Luís

Ex-governadora realizou diversas obras que contribuíram para a melhor mobilidade e qualidade de vida de moradores e visitantes da capital 1567797720-299457530.jpg

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

[e-s001]Neste período de celebração aos 407 anos de São Luís, neste domingo, dia 8, a ex-governadora Roseana Sarney ressalta a alegria de ter vivenciado momentos e conquistas especiais para a cidade e de ter capitaneado obras e ações que deram nova feição à capital, fundada por franceses em 1612. Um dos momentos mais marcantes foi a titulação de São Luís como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unes­co, em 1997.

“Eu fui uma das grandes incentivadoras e defensoras de todo esse processo e estive em Paris, como governadora, na época da concessão do título pela Unesco. Foi um projeto do meu governo e que acabou provocando uma das maiores emoções da minha vida, pois sabia que aquele momento será um divisor de águas para São Luís, cidade onde nasci e onde tenho a honra de viver”, declarou Roseana Sarney.

Ela afirmou que, como gestora, ciente da responsabilidade de viver em uma joia patrimônio mundial, trabalhou na realização de diversas obras que contribuíram para a melhor mobilidade e qualidade de vida de seus moradores e visitantes.

Para o futuro
“Foram obras que buscaram preparar São Luís para o futuro, como os viadutos em diversos bairros, as grandes avenidas, a exemplo da Luis Eduardo Magalhães e Via Expressa, a duplicação e melhoramento da entrada da cidade, os espaços Viva, além de construir UPAs, escolas e desenvolver programas como o Primeiro Emprego e o Maranhão Profissional, que capacitou mais de 500 mil pessoas em todo o Maranhão. É um legado que está aí e a população pode comprovar”, ressaltou a ex-governadora.

[e-s001]Roseana Sarney também ressaltou o amor e a ligação com São Luís. “Sempre trabalho por todas as cidades do Maranhão, mas todos sabem que São Luís tem um lugar especial no meu coração. Isso é natural porque foi aqui que nasci, construí família, além de ser o lugar que escolhi para viver”.

Ela finalizou parabenizando a capital e seus moradores. “Ao povo da minha cidade, desejo que estes 407 anos renovem, em cada um, o amor por nossa São Luís”.

FIQUE POR DENTRO

Patrimônio da Humanidade

São Luís, capital do Maranhão, foi reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1997, por aportar o testemunho de uma tradição cultural rica e diversificada, além de constituir-se num excepcional exemplo da cidade colonial portuguesa, com traçado preservado e conjunto arquitetônico representativo. Por se tratar de uma cidade histórica viva, pela sua própria natureza de capital, São Luís se expandiu, preservando a malha urbana do século XVII e seu conjunto arquitetônico original. Em toda a cidade, são cerca de quatro mil imóveis tombados: solares, sobrados, casas térreas e edificações com até quatro pavimentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.