Sabotagem

Mecânico da American Airlines é preso por sabotar avião nos EUA, diz jornal

Insatisfeito com salário, homem entupiu um tubo de pitot com espuma. Equipamento fornece informações de altitude e velocidade aos pilotos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Aviões da American Airlines no pátio do Aeroporto de Phoenix, nos EUA
Aviões da American Airlines no pátio do Aeroporto de Phoenix, nos EUA (Reuters)

ESTADOS UNIDOS - Um mecânico da American Airlines foi preso acusado de sabotar o sistema de orientação de uma das aeronaves da companhia no Aeroporto Internacional de Miami, nos EUA. A informação é do jornal "Miami Herald"

De acordo com a reportagem, o mecânico Abdul-Majeed Marouf Ahmed Alani colocou uma espécie de espuma em um tubo de pitot do avião. Esse dispositivo fornece informações de altitude e velocidade, e, entupidos, poderiam causar desorientação aos pilotos e levar a um acidente.

Porém, um alarme sobre a obstrução soou assim que os pilotos ligaram os motores do avião, que viajaria a Nassau, capital das Bahamas, com 150 pessoas. Eles, então, abortaram a decolagem, e a aeronave foi levada a manutenção.

A reportagem não informou qual o modelo do avião afetado pelo mecânico. A rota entre Miami e Nassau, geralmente, é feita com Boeing 737-800 ou Airbus A321, segundo o site "FlightRadar24".

Veja também: Mulher que escapou de acidente da Varig em 1989 quis ser comissária

Protesto contra atraso O caso ocorreu em 17 de julho, mas a prisão ocorreu apenas na quinta-feira,5. Investigações preliminares indicam que o mecânico detido tentava protestar contra negociações salariais coletivas emperradas.

O acusado alega que ele sabotou o tubo de pitot para causar atrasos no voo. "A intenção dele não era causar nenhum mal ao avião ou aos passageiros", disse a agentes do FBI.

Segundo o "Herald", os investigadores chegaram a Alani após outros mecânicos da American Airlines o identificarem pelo sistema de vídeo do aeroporto. A companhia não divulgou nota sobre o assunto.



Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.