São Luís

Investimentos na capital são realizados em todas as áreas

Além de manter a limpeza urbana em constante ação para garantir uma cidade mais limpa, a Prefeitura tem trabalhado no disciplinamento do trânsito, ações contumazes de infraestrutura e paisagismo nas avenidas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

[e-s001]Para garantir uma São Luís melhor e com mais qualidade de vida para a população, não é apenas a limpeza urbana que funciona 24 horas. O sistema de trânsito e transportes também opera sem parar para dar mais mobilidade ao cidadão. Além da operação das linhas de ônibus, incluindo as que circulam no período da madrugada, os profissionais atuam ao longo dia fiscalizando, periciando e monitorando o fluxo de veículos para que não haja acidentes e outras ocorrências. Paralelamente, agentes são destacados para organização do trânsito em eventos. A estrutura conta com viatura do Grupo Tático de Trânsito (GTT) para levantamento pericial, viaturas da fiscalização e agentes.

Para reforçar este trabalho na área do trânsito, também já foram revitalizadas mais de 200 faixas de pedestres, além de outras sinalizações pela cidade, segundo da­dos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). De acordo com o órgão, estão sendo priorizados locais com grande movimentação de carros e pedestres e entre as vias que já receberam os serviços estão as avenidas Jerônimos de Albuquerque, Daniel de La Touche, São Luís Rei de França, Franceses, Getúlio Vargas, Jackson Lago, Ana Jansen, Castelo Branco, Colares Moreira, Carlos Cunha, Edson Brandão, Camboa e Luís Rocha.

O trabalho também já foi realizado em vias internas de bairros, no cruzamento da Forquilha, nos viadutos do Café e do Trabalhador. Também foi feita a renovação da sinalização eletrônica das principais vias da capital, substituindo os equipamentos antigos do parque semafórico.

O secretário Canindé Barros, da SMTT, explica as frentes de trabalho do órgão. "Estamos fazendo a renovação do parque semafórico das principais vias e cruzamentos, e da sinalização horizontal das vias, cruzamentos, viadutos, vias internas dos bairros e outros logradouros, visando proporcionar um trânsito mais bem orientado, responsável e seguro para motoristas e pedestres", destacou.

[e-s001]Obras de infraestrutura
Requalificação e pavimentação de vias, reposição de luminárias, ações de modernização e manutenções diversas de infraestrutura integram os serviços de infraestrutura pela cidade, impactando diretamente no bom funcionamento dos demais serviços públicos prestados à população. Serviços de limpeza e desobstrução de galerias, bueiros e bocas de lobo também seguem sendo realizados diariamente em diversos locais, visando melhorar o escoamento das águas pluviais, com a retirada de areia e demais resíduos dos dispositivos de drenagem, para prevenir possíveis problemas durante o período de maior incidência de chuva na cidade.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), somente nos primeiros dias de setembro equipes de manutenção asfáltica estiveram espalhadas por diversos pontos como os bairros São Francisco e São Cristóvão, seguindo na Avenida dos Holandeses, Avenida São Luís Rei de França e São Marçal, executando a manutenção na rede de drenagem e da iluminação pública.

Outras frentes de manutenção asfáltica estiveram nas avenidas Dois e Três do Jardim São Cristóvão e na Avenida Guajajaras. Avenida dos Holandeses, em trecho localizado no Olho d'Água; Avenida dos Sambaquis; São Luís Rei de França; Rua das Cajazeiras, no Jardim Renascença; e Avenida João Pessoa, no João Paulo, também receberam os serviços.

As ações integram o programa São Luís em Obras, lançado este mês pela Prefeitura de São Luís que tem executado a recuperação do pavimento priorizando ruas e avenidas de grande fluxo, por onde circulam linhas de ônibus coletivo, as que são importantes ligações viárias nos bairros e as que são vitais para a mobilidade urbana.

[e-s001]Paisagismo
O paisagismo urbano é outra área fundamental para garantir o bem-estar da população, pois os serviços de podas de árvores são importantes para manter as vias limpas e seguras para o tráfego, tanto de pedestres quanto de motoristas, além de promover o embelezamento permanente da cidade.

O trabalho de paisagismo é realizado pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) que informou que, somente nos últimos quatro meses, executou serviços de manutenção em aproximadamente 200 regiões da cidade como as avenidas dos Holandeses, Marechal Castelo Branco, Jerônimo de Albuquerque, Colares Moreira, do Araçagi e Leste-Oeste, no Cohatrac, onde foram executados serviços de paisagismo em cerca de 2,5 quilômetros de via.

Os investimentos na área do paisagismo urbano incluem também o plantio de mudas, com o objetivo de ampliar a área verde na cidade, transformando espaços públicos em locais ajardinados e ambientalmente aprazíveis. Só em 2019, cerca de 650 mudas foram plantadas por toda a cidade, de acordo com o instituto, em locais como as avenidas dos Holandeses, Marechal Castelo Branco, Jerônimo de Albuquerque, Colares Moreira e a área da Lagoa da Jansen. As intervenções, além de promover melhorias estruturais a estes logradouros, contam também com projetos paisagísticos idealizados especialmente para embelezar cada um desses recantos da capital.

[e-s001]Investimento na capacitação em Culinária Típica

As oficinas oferecidas pela Prefeitura de São Luís têm o intuito de fomentar a economia local por meio da capacitação e do incentivo ao empreendedorismo e, ainda, fortalecer a cultura gastronômica local, dotada de características singulares. Nesta edição da oficina, foram produzidos pelos participantes pratos à base de camarão, como o tradicional vatapá. As oficinas oferecidas pelo Centro de Capacitação em Culinária Típica inclui parte teórica e prática, além de visita guiada pelo Museu da Gastronomia. Na parte teórica, os participantes aprendem sobre a história e a cultura do Maranhão e como estas influenciaram na riqueza da gastronomia local. Já na parte prática, os alunos elaboram os pratos com o auxílio de um chef de cozinha especializado do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), parceiro das oficinas. Cerca de 100 pessoas já foram capacitadas pelas capacitações oferecidas pelo centro desde a inauguração, em junho deste ano. Outras edições da oficina foram realizadas tendo como produtos de base a macaxeira, a vinagreira, o milho e o bacuri. Desta vez, o camarão foi a base principal das receitas preparadas pelos alunos. Foram produzidos o vatapá, a torta de camarão e o arroz branco para acompanhar os pratos típicos. Os alimentos são facilmente encontrados na gastronomia maranhense e se configuram como comida típica da culinária local.

[e-s001]Obras no parque e praça

O prefeito Edivaldo Holanda Junior assinou, na manhã de sexta-feira (6), Ordem de Serviço para as obras de reforma do Parque do Bom Menino e da Praça Bíblia e requalificação total de vias do entorno. A revitalização dos dois novos espaços emblemáticos e de grande importância histórica para São Luís é um presente para a cidade e para a população na semana em que a capital completa 407 anos. As obras integram o programa São Luís em Obras e vão somar ao conjunto de intervenções que vêm sendo executadas pela Prefeitura de São Luís, compondo o grande legado na área da infraestrutura urbana, em favor da melhoria da cidade e da qualidade de vida da população. A solenidade de assinatura, ocorrida no Ginásio Tião, do Parque Bom Menino, foi recebida com festa. O ato contou com a presença de vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades.
O prefeito destacou a importância da restauração de um dos espaços da cidade que marcou a vida de muitos ludovicenses. "Estar aqui, hoje, para concretizar a realização dessa obra tão importante, na semana em que celebramos o aniversário de 407 da nossa cidade, é algo que me deixa sem palavras e imensamente feliz, porque o Parque do Bom Menino e a Praça da Bíblia fazem parte da vida da cidade e da população", disse o prefeito que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda.
"Todo esse ambiente aqui me faz rememorar lembranças tão marcantes da minha infância, quando era trazido por meu pai para jogar bola e brincar com outras crianças. Acredito que as mesmas lembranças permeiam a mente de muitos que tiveram o Parque do Bom Menino como espaço de lazer e socialização. E ter a oportunidade, como gestor da cidade, de concretizar essa tão esperada obra de reforma nos deixa com um sentimento muito prazeroso de dever cumprido e de que muito em breve o espaço será devolvido à população amplamente requalificado e melhorado, para que volte a figurar entre os locais mais frequentados da nossa cidade", afirmou o prefeito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.