Independência e Aniversário de SL

Feriados que marcam o fim de semana mudam a rotina comercial de São Luís

Confira o que funciona ou não; Comércio de rua e as lojas de shoppings devem permanecer de portas fechadas; horário é livre para supermercados e farmácias

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Lojas da Rua Grande ficarão fechadas neste sábado, por causa do feriado, conforme nota da CDL
Lojas da Rua Grande ficarão fechadas neste sábado, por causa do feriado, conforme nota da CDL (Rua Grande )

SÃO LUÍS - A rotina comercial na região metropolitana de São Luís será alterada, neste fim de semana, por causa do feriado nacional do Dia da Independência do Brasil, comemorado no dia 7 (sábado), e feriado municipal da Natividade de Nossa Senhora/Aniversário de São Luís, no dia 8 (domingo). Supermercados e farmácias po­dem funcionar em horário livre nesses dias. O comércio da Rua Grande também não abrirá as portas no período.

Conforme a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio), o comércio de rua e as lojas dos shopping centers devem permanecer de portas fechadas em São Luís nos dias 7 e 8 de setembro. Já os supermercados e as farmácias, consideradas atividades essenciais, podem funcionar em horário livre nos dois dias. A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) informou, em seu site, que nos dois feriados o comércio lojista na capital não funcionará.

Funcionamento do Mateus
Em nota, o Grupo Mateus informou que os supermercados funcionarão normalmente tanto no sábado como no domingo, apesar dos feriados. No dia 7, as lojas abrirão às 7h30 e fecharão às 22h, com exceção da unidade da Cohama, que funciona até meia-noite. No domingo, o funcionamento vai das 7h30 às 20h.

Shopping Rio Anil
O Shopping Rio Anil, durante os dois dias de feriado, terá algumas alterações. No sábado e domingo, as lojas e quiosques estarão fecha­dos, assim como a casa lotérica. O Supermercado Mateus estará aberto das 9h às 22h nos dois dias. A Praça de Alimentação e o playground Space Play ficarão abertos das 12h às 22h nos dias 7 e 8. E o Cinesystem Cinema funcionará a partir das 13h.

São Luís Shopping
No São Luís Shopping, a casa lotérica estará fechada no sábado e abrirá no domingo, das 14h às 19h. As lojas e quiosques não abrirão as portas nos dois dias. Já a Praça de Alimentação e Lazer ficará aberta das 12h às 22h nos dias 7 e 8, mes­mo horário da abertura do cinema. Com relação ao Hiper Bom Preço, o horário será no sábado e domin­go, respectivamente, às 8h às 22h e 8h às 20h. As Lojas Americanas abrirão das 12h às 22h no sábado e 14h às 20h no domingo.

Funcionamento dos plantões
Os plantões de Polícia Civil na região metropolitana funcionarão normalmente, também, nos dois dias de feriado, segundo o delegado-geral de Polícia Civil do Maranhão, Leonardo Diniz. Sendo assim, as pessoas podem procurar, para registrar Boletim de Ocorrência (BO) e outros procedimentos, os plantões das Cajazeiras, da Cidade Operária, do Maiobão, da Área Itaqui-Bacanga e do Cohatrac.

Rodovias
Tradicionalmente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza a “Operação Independência” em todo o Brasil. Neste ano, a operação não será realizada devido ao fato de que o feriado caiu no fim de semana. Porém, no Maranhão, ocorrerá um reforço nas delegacias da instituição, ou seja, o efetivo será aumentado por conta do período, quando muita gente viaja.

“Não é igual aos feriados dos outros anos, mas muita gente viajou e vai viajar. Desde quinta-feira (5), já começou a viajar uma quantidade de pessoas. Na sexta e no sábado, são os dias principais de viagem. O retorno dessas pessoas será no domingo e segunda. O reforço do efetivo vai se concentrar no sábado e na segunda-feira. Muita gente deixa para voltar somente na segunda para fugir de engarrafamento no domingo”, disse Antonio Noberto, chefe do Núcleo de Comunicação Social da PRF no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.