Tiro

Este ano, oito policiais foram vítimas de bandidos no Maranhão

Último caso ocorreu nesta sexta-feira, 6, quando um PM que trabalhava com aplicativo, foi assaltado e baleado por dois assaltantes, no Santa Cruz; um dos bandidos foi morto mais tarde em confronto com a polícia no Pirapora

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Tarcísio Henrique Nascimento Santos, baleado durante um assalto no Santa Cruz
Tarcísio Henrique Nascimento Santos, baleado durante um assalto no Santa Cruz (Militar)

SÃO LUÍS - Oito policiais militares e civis já foram baleados por criminosos este ano na capital e no interior do estado. Um desses casos resultou em morte e teve como vítima o sargento reformado da Polícia Militar Joselito Fernandes Marinho, de 51 anos, fato ocorrido no dia 3 de janeiro, no bairro Maranhão Novo, na cidade de Imperatriz.

Nesta sexta-feira, 6, Jefferson Correa, de 18 anos, morreu em confronto com policiais no bairro Pirapora, enquanto o seu comparsa, Elexassandro dos Anjos Rodrigues, de 22 anos, foi preso na Vila Lobão e apresentado na Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), na Avenida Beira-Mar.

A polícia informou que essa dupla tentou praticar um latrocínio (roubo seguido de morte), na noite de quinta-feira, 5, no bairro da Santa Cruz, e a vítima foi o cabo da Polícia Militar, Tarcísio Henrique Nascimento Santos, de 35 anos. O militar, lotado no 22º Batalhão, estava de folga e trabalhava como motorista de aplicativo.

Os criminosos pegaram o veículo da vítima no bairro do São Cristóvão, com destino ao Santa Cruz, e ao chegarem ao bairro anunciaram o assalto. O militar levou dois tiros na cabeça como ainda teve a sua arma e veículo roubados.

O policial foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Municipal Socorrão I, no centro, e transferido mais tarde para o Hospital do Servidor, na área da Cidade Operária. O quadro de saúde do militar é estável e não corre risco de morte.

A polícia foi acionada e em diligência, conseguiu localizar a dupla no Pirapora, onde ocorreu o confronto. Jefferson Correa morreu e seu comparsa, Elexassandro dos Anjos fugiu, mas foi preso a tarde, na Vila Lobão.

Atentados

No mês passado, quatro profissionais da área de segurança pública foram baleados por bandidos na cidade de Caxias. Na madrugada do dia 9, o sargento Amorim, da Polícia Militar, e o investigador Renato, da Polícia Civil, foram recebidos a tiros, no povoado Lagoa do Mariano, zona rural do município durante uma diligência. O principal acusado foi o foragido do Poder Judiciário, Edifranco Sousa Santos, que foi preso.

O delegado Jair Paiva, da regional de Caxias, informou que os policiais tinham ido à localidade com o objetivo de cumprir uma ordem de prisão em desfavor de Edifranco Sousa, suspeito de ter assassinado um cobrador de ônibus, em dezembro do ano passado.

Ao chegarem ao povoado Lagoa do Mariano, foram recebidos a tiros pelo criminoso. Uma das balas atingiu a cabeça e as nádegas do sargento Amorim, enquanto o investigador da Polícia Civil foi atingido no pé. Os feridos foram levados para o Hospital Gentil Filho, na área central de Caxias.

No hospital, Renato foi submetido a tratamento cirúrgico e, logo após, recebeu alta médica. Já o sargento passou por uma cirurgia e foi transferido para um hospital em Teresina, mas já está recuperado.

No dia 4 do mês passado, o delegado Valdemar Barros e o investigador da Polícia Civil, identificado como Marinho, foram baleados dentro do plantão da Polícia Civil de Caxias pelo ex-presidiário Jardel da Silva Ribeiro, o Burrão, de 22 anos.

Valdemar Barros estava de plantão na delegacia de Caxias e ouvia o depoimento de Jardel Ribeiro, que havia sido preso na cidade. Em um momento de descuido, Jardel apoderou-se da arma do delegado que estava sobre a mesa e atirou inicialmente em Valdemar Barros e, na fuga, baleou Marinho e uma mulher, conhecida como Natália, que estava na recepção da delegacia. Jardel foi preso após invadir o Hospital Infantil de Caxias.

Valdemar Barros e os dois feridos foram socorridos ao hospital da cidade. O delegado perdeu um dos rins, o baço e teve ferimentos no diafragma. Enquanto, o investigador Marinho, atingido na perna direita, também passou por processo cirúrgico e já recebeu alta médica. A terceira vítima, que sofreu ferimento no ombro, também já deixou o hospital. O delegado permanece internado.

Faccionados

Um sargento da Polícia Militar, nome não revelado, foi baleado em uma intensa troca de tiros com faccionados fortemente armados da Vila Conceição, área do Altos do Calhau, na madrugada do dia 18 de junho. Durante o confronto, três criminosos apontados como de alta periculosidade, e que seriam especializados em explodir caixas eletrônicos, foram presos por policiais do Batalhão Tiradentes.

Os presos foram Paulo Roberto Gomes Silva, de 35 anos; Gustavo de Jesus Galeno Pinto Nascimento, de 19 anos, e Marcos Vinícius Alves Amorim, de 20 anos. Uma pistola Glock, de fabricação austríaca, um alicate, chave de fenda, óculos de proteção e uma quantidade razoável de dinamite, usada com frequência para explosão de caixas eletrônicos foram apreendidos. A polícia informou que somente este ano oito agências bancárias na capital já foram alvos de criminosos.

Tiroteio

Um tiroteio ocorrido na manhã do dia 10 de junho dentro da agência do Banco do Brasil, no bairro do Jaracati, deixou baleado o soldado da Polícia Militar Bernardo Gusmão Alves Júnior e a mulher Camila Ribeiro Sousa Cardoso, que o acompanhava, foi baleada e morreu dias depois no hospital. A polícia informou que essa ação teve a participação do ex-presidiário Caio Vinícius Araújo Costa e de seu cúmplice, Rafael Yuri Araújo Pereira.

As vítimas foram abordadas pelos criminosos logo que entraram no banco para realizar um saque no caixa eletrônico. Eles exigiram dinheiro e ordenaram que as vítimas deitassem no chão. Houve confronto entre os criminosos e o militar. Camila Ribeiro foi baleada nas costas e o policial militar atingido no joelho. Um dos assaltantes, Rafael Yuri Araújo, também ficou ferido e foi preso ao dar entrada no Hospital Municipal Socorrão II. Ele havia sido preso em dezembro do ano passado e havia contra ele um mandado de prisão em aberto.

Assassinato

No dia 3 de janeiro deste ano, o sargento da PM, Joselito Fernandes Marinho foi assassinado a tiros ao reagir a um assalto, em Imperatriz. Segundo a polícia, o militar trabalhava como segurança para uma empresa e foi assaltado após ter sacado cerca de R$ 30 mil em uma agência bancária.

Logo após o saque, ele passou a ser seguido por dois homens, que estavam em uma motocicleta. O policial reagiu ao assalto, foi baleado e morreu ainda no local. Os bandidos levaram a pistola do militar, que foi encontrada a poucos metros do local do crime. Até hoje o inquérito sobre esse crime não foi concluído.

Número

8

foi o número de policiais civis e militares baleados por criminosos este ano na capital e no interior do estado

Entenda

Dia 3 de janeiro: sargento Joselito morto em Imperatriz

Dia 10 de junho: soldado da Polícia Militar Bernardo Gusmão Júnior baleado, no Banco do Brasil do Jaracati

Dia 18 de junho: sargento da PM baleado durante incursão na Vila Conceição, área do Altos do Calhau

Dia 4 de agosto: o delegado Valdemar Barros e o investigador da Polícia Civil, Marinho, foram baleados no plantão da Polícia Civil de Caxias

Dia de 9 de agosto: o sargento Amorim, da Polícia Militar, e o investigador Renato, da Polícia Civil, foram baleados no povoado Lagoa do Mariano, zona rural de Caxias.

Dia 6 de setembro: o cabo da Polícia Militar, Tarcísio Henrique Nascimento Santos, foi baleado durante um assalto, no bairro do Santa Cruz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.