Música

Em climão de despedida

Cantora Letrux inicia encerramento da turnê de seu primeiro disco em São Luís com show neste sábado, às 18h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Cantora Letrux se apresentará na Avenida Litorânea
Cantora Letrux se apresentará na Avenida Litorânea (Letrux)

São Luís - Nos últimos dois anos, a cantora Letrux conquistou sucesso na cena independente a partir de seu álbum de estreia solo “Letrux em noite de climão”. E é o show desta turnê, só que agora em clima de despedida, que a artista apresenta neste sábado, às 18h, no Aloha (Av. Litorânea). São Luís é a primeira das 13 cidades a receber o encerramento da temporada, que nessa reta final ganha o nome de “Letrux em Climão de Despedida”.

A apresentação faria parte da 2ª edição do Festival das Rendas, que ocorreria em Raposa, mas teve de ser adiado por conta das marés de sizígia que alagam o cais, local marcado para o evento. A produção ainda não divulgou a nova data. O evento terá ainda DJ Luh Del Fuego, Baré de Casco e Pedeginja.

Tendo realizado dezenas de shows nas principais casas e festivais de todo o Brasil, e também de Portugal, Letrux se prepara para encerrar a trajetória do trabalho. Nesta reta final, os pontos altos serão a gravação DVD, com direção de Tata Pierry, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, no dia 28 deste mês, e na apresentação no Circo Voador, no Rio de Janeiro, dia 18 de outubro. A turnê passa ainda por Manaus, Maceió, Aracaju e Vitória, entre outras.

E além da turnê, o Climão segue rendendo: nesse período, também serão lançados dois clipes, que se unem aos sete já lançados. Depois, Letrux entra em estúdio para gravar o segundo disco, previsto para ganhar o mundo após o carnaval de 2020.

Com repertório que contempla todas as músicas do disco como “Ninguém Perguntou Por Você”, “Flerte Revival”, “Além de Cavalos” e “Coisa Banho de Mar”, no show Letrux (voz) canta acompanhada por Arthur Braganti (teclados), Natália Carrera (guitarra), Lourenço Vasconcelos (bateria), Martha V (guitarra e mpc) e Thiago Rebello (baixo). Leia, abaixo, a entrevista da cantora.

- Para você, qual o papel que os festivais desempenham, em especial em cidades fora do eixo cultural Rio/São Paulo?

Letrux - É a nossa maneira de se consagrar de fato. É lindo ter ouvintes fora do eixo, mas se a gente não vai até lá, complica também, a relação pode esfriar, risos. Então quando há festivais, quando há circulação, viagens, turnês, possibilidade de mostrar nosso potencial ao vivo, nossa, aí é a glória!

- O que você preparou para os seus fãs no Maranhão? O que se pode esperar do show?

Letrux - Estamos muito alinhados, tocando juntos há 2 anos já, então o show vai ficando cada vez mais intenso e vibrante, vamos levar o nosso melhor praí. Espero que seja um show quente, há tempos o povo daí pede, então estamos muito animados com tudo isso.

- Seu disco teve uma excelente repercussão. Isso traz um “peso” para os próximos trabalhos?

Letrux - Se traz, não sinto ou tento não focar nisso, só foco na minha musa, a música mesmo. Quero crescer, sem dúvida, quero evoluir, quero mais público, claro que sim, mas de uma forma sincera, honesta, bonita, então foco na música que posso criar.

- E por falar nisso… Podes adiantar algo sobre seus próximos projetos?

Letrux - Vamos gravar disco em novembro e lançar ano que vem. É um disco sobre emoção.

- Você é atriz, escritora, cantora, compositora e instrumentista. Em qual destas vertentes você fica mais confortável? E o qual tem deixado mais de lado?

Letrux - Não chego a ser instrumentista, há tempos falam isso e eu fico meio envergonhada, só arranho no piano e no violão. Me sinto mais confortável escrevendo. É mais fluído pra mim. Cantar não é tão fácil, mas amo um desafio, e há algo de cura pra mim. Tenho deixado de lado meu lado atriz, mas tudo bem porque no palco do show dá pra brincar um pouco. Mas nunca mais atuei profissionalmente, e tudo bem.

- Quem são suas principais referências na arte e como estas influências podem ser vistas em seu trabalho?

Letrux - Amo Maria Bethânia, Janis Joplin, Marina, Rita Lee, Nina Simone, são muitas mulheres que me inspiram em tudo, na forma de viver, cantar, respirar. Tem um pouco de toda essa bagagem que vivi admirando, sem dúvida.

Saiba Mais

“Letrux em noite de climão” foi lançado em julho de 2017 e conquistou prêmios importantes (Melhor Disco do Ano, pelo Prêmio Multishow, e Melhor Produção, pelo Women Music Event), excelentes posições em diversas listas de melhores discos daquele ano. O álbum recentemente ganhou edição comemorativa de remixes, o “Letrux em noite de Pistinha”.

No álbum e no show, Letícia Novaes encarna a persona Letrux para cantar, de modo visceral e ao mesmo tempo íntimo, confessional, e, por vezes, tragicômico, sobre as intensas experiências de uma mulher que acaba de sair de um romance desastroso, ao longo de uma noite. “Em vez de ficar na fossa, dança-se", resume a artista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.