Doação

Cãominhada: três toneladas de ração são entregues a instituições

Material doado foi arrecadado durante a 7ª Cãominhada Mirante FM 2019, ocorrida no dia 31, na Lagoa da Jansen, com mais de cinco mil pessoas

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Três toneladas de ração arrecadadas durante as inscrições da 7ª Cãominhada Mirante FM 2019, foram entregues nesta sexta-feira
Três toneladas de ração arrecadadas durante as inscrições da 7ª Cãominhada Mirante FM 2019, foram entregues nesta sexta-feira (cãominhada)

Mais de três toneladas de ração para cães e gatos foram entregues ontem às instituições que cuidam de animais abandonados em São Luís e no interior do estado. O material doado foi arrecadado durante a 7ª edição do Cãominhada Mirante FM 2019, que ocorreu no último dia 31, na Lagoa da Jansen. Ainda durante esse evento, um total de 46 cães encontraram um novo dono e mais de 700 animais foram vacinados.

A entrega simbólica do material arrecadado aconteceu na sede da Terra Zoo, na Forquilha, com a presença do gerente de Comuni­cação do Grupo Mirante, Gustavo Santana; do gerente-geral da Terra Zoo, Roberto de Lima; presidente da Associação Maranhense de Defesa dos Animais (Amada), Leandro Alvim; e representantes de ONGs e protetores de animais.

Gustavo Santana afirmou que o evento foi um sucesso e reuniu um público de mais de cinco mil pessoas acompanhando seus animais. Muitos desses animais estavam fantasiados de personagens diversos. “O evento voltou a ser realizado na Lagoa da Jansen, lugar aberto, confortável e que consegue comportar um grande número de público”, lembrou Gustavo Santana.

Ele ainda informou que o even­to deste ano conseguiu arrecadar mais de três toneladas de ração e acabou superando a arrecadação da edição de 2018, que contou com um montante de 2,4 toneladas de ração. Esse material vai ser destinado a 17 instituições protetoras de animais, localizadas na Grande Ilha, Imperatriz, Balsas e Bacabal, além de 13 protetores independentes. “A Amada, que é nossa parceria, tem o contato diretamente com essas instituições e vai fazer a distribuição”, afirmou.

Gustavo Santana ainda frisou que o evento, além de ter o apoio da Terra Zoo e da Amada, também teve a colaboração da clínica Quatro Patas.

Esta semana, a equipe do Gru­po Mirante já começou a trabalhar na realização da próxima edição deste evento previsto para ocorrer no começo do segundo semestre de 2020. “Há possibilidade de haver duas edições do evento por ano, mas está sendo analisado essa sugestão”, comentou o gerente de comunicação do Grupo Mirante.

André Alvim disse que a Ama­da participou diretamente de to­das as edições do evento e, neste ano, o material arrecado, além de ser distribuído para as instituições de protetores de animais da capital, também para ONGs das cidades de Bacabal, Balsas e Imperatriz.

A Fundação Melhor Amigo Bei­ja-Flor, em Balsas, foi uma das beneficiadas. A presidente da instituição, Adriana Carvalheiro, ressaltou que há três anos vem alimentando os animais nas ruas da cidade. “Foram instalados vários canos de pvc e são colocadas água e ração para os animais. Esse alimento, que estou recebendo, é de suma importância para o nosso projeto”, afirmou.

Roberto de Lima informou que a Terra Zoo é um dos patrocinadores desse evento mas também, ao longo do ano, realiza várias outras ações. Uma delas é a feirinha de adoção de felinos, projeto disponível nas lojas da Cohama, Rio Anil e em Imperatriz. Somente no ano passado, ocorreram 20 feirinhas e mais de 40 felinos tiveram um novo lar.

Ele ainda informou que, para adotar, há algumas normas como ser maior de idade, ter residência fixa e, após a adoção, os representantes da Amada realizam uma vistoria na nova casa do animal doa­do. “O animal doado é vacinado e possui um microchip, então, está habilitado até mesmo para fazer viagens internacionais”, explicou Roberto de Lima.

SAIBA MAIS

A 7ª edição da tradicional Cãominhada Mirante FM 2019 foi realizada no último dia 31, na Lagoa da Jansen, em São Luís. Durante o evento, foram oferecidos diversos serviços, como vacinas antirrábicas gratuitas, que foram aplicadas pelos alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), como ainda hidratação para cães e seus donos; exibição de escoteirismo (Grupo Piatã); ambulatório emergencial para atendimento dos cães e ambulância para os donos dos animais. Também ocorreu a Feirinha de Adoção, que foi coordenada pela Amada.
Houve ainda, durante o evento, um concurso canino, coordenado pelos alunos do curso de Cinotecnia da Uema. Segundo a organização do passeio, o concurso elegeu o “filhote mais cute-cute”, o “senil mais simpático”, o “pet mais parecido com o dono”, o “pelagem mais top”, o “macho mais posudo” e a “fêmea mais elegante”.

INSTITUIÇÕES BENEFICIADAS

- Cães e gatos de rua de São Luís
- Patinhas sem teto
- Lar de Noé
- GPAI - Imperatriz
- Fundação Michel Amigo Beija Flor - Balsas
- Bob protetores Bacabal
- Amparo Pet
- Pet dos Weber
- Ato de amor
- Anjo Animal Resgate
- Sonho Vira Lata
- Praça dos gatos – protetor Nogueira
- Sítio dos gatos – protetora Jozenilda
- Ame um Miau
- Aumiguinhos Abandonados – Rakel Estrela
- Patinhas SLZ - Amada
- Dindas Formiguinha/Cães bairro de Fátima
E mais 13 protetores independentes

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.