Beneficente

Ação especial de O Estado em homenagem a São Luís ajudará instituto

As canecas fazem referência à cultura local; Instituto Antonio Brunno, que ampara pacientes com câncer, receberá toda a renda arrecadada das vendas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Rua Grande foi requalificada, com novo piso de bloquete intertravado; sistema de esgotamento sanitário e instalação elétrica subterrânea
Rua Grande foi requalificada, com novo piso de bloquete intertravado; sistema de esgotamento sanitário e instalação elétrica subterrânea (canecas)

A­judar o próximo é sempre um ato digno de elogios e admiração. Levar auxílio às pessoas significa oferecer alegria e momentos emocionantes à quem precisa. Pensando nisso, O Estado preparou uma ação especial em homenagem ao aniversário de 407 anos de São Luís, que será comemorado no próximo dia 8 de setembro. Canecas, ilustradas por Gustavo Santana, gerente de Comunicação do Grupo Mirante, foram produzidas e todo o dinheiro arrecadado das vendas será revertido para o Instituto Antonio Brunno.

Segundo Madelon Araújo, diretora comercial de O Estado, a campanha surgiu nesse momento referente ao aniversário da cidade, mas com um objetivo filantrópico, que é ajudar o Instituto. Isso significa ajudar os pacientes com câncer e seus acompanhantes que vêm do interior do Maranhão em busca de tratamento contra a doença. “É uma campanha que a gente abraçou no momento do aniversário de São Luís. E, em seguida, juntando com a campanha, a gente vai doar as canecas para o Instituto Antonio Brunno”, frisou Madelon.

A campanha está sendo realizada com parceiros, que são a Claro, Sincs Cartão Assistencial e Guanabara, sendo que cada empresa fará sua homenagem a São Luís. “Essas empresas se juntam nessa campanha e dão as mãos para homenagear a cidade. Em cima dessa homenagem, as empresas também ajudarão, porque farão parte da doação ao Instituto Antonio Brunno. Toda a venda dessas canecas será revertida para a instituição. Ano passado, fizemos a campanha com camisas. Neste ano, a gente inovou com as ilustrações do Gustavo Santana”, explicou Madelon Araújo.

Sobre as canecas
Conforme Gustavo Santana, a ilustração das canecas faz uma referência à cultura local, a aspectos das nossas tradições e que caracterizam São Luís nesses 407 anos. “Há um tempo, descobri um artista italiano chamado Ale Giorgini e gostei do material dele, achei bacana. Fiquei pensando: seria interessante ter um material como o dele, mas com referências da nossa cultura. Então, comecei uma série de ilustrações, todas geométricas, seguindo o estilo dele”, assinalou o gerente de Comunicação do Grupo Mirante.

Como um bom ilustrador, Santana, no entanto, alcançou seus próprios traços a partir da forma como o italiano desenhava. Segundo ele, Maria Adriana Caminha, gerente de Marketing do Grupo Mirante, teve a ideia de fazer algo novo para o aniversário de São Luís, diferente de tudo o que já havia sido feito nessa época. “E aí começou com alguns personagens do São João. Eu fiz seis personagens. Depois, esse número cresceu. E depois tentei, inclusive, fazer o tambor. E aí eu fiz esse material, que lancei há algum tempo. Tenho comercializado como material de artista individual. A Adriana lembrou do meu material e me convidou, me pediu para disponibilizar duas ilustrações, para ela fazer duas canecas”, mencionou Gustavo.

“A gente foi atrás de uma instituição, que a gente costuma auxiliar. E resolveu reverter o lucro para o Instituto Antonio Brunno. A princípio, a gente ia fazer somente a caneca do bumba meu boi. Mas resolvemos produzir as duas, até mesmo porque as pessoas podem comprar duas no lugar de uma, para colecionar ou ter”, comentou Gustavo Santana.

Vendas na feirinha
As canecas, que custarão R$ 30, serão vendidas na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite, na região central da cidade. “As canecas serão vendidas nos domingos de setembro naquela feirinha. E também serão vendidas no Instituto Antonio Brunno”, afirmou Madelon Araújo. Importante destacar que, neste domingo, 8, não haverá a feirinha, como a própria Prefeitura de São Luís anunciou em nota.

A fundação
Com uma rica história em filantropia e solidariedade, o Instituto Antônio Brunno foi fundado em 2011 por Antonio Brunno Pessoa de Sousa, que faleceu naquele ano após ter adquirido um câncer em 2010. Segundo Adriana Sousa, irmã de Antonio, atualmente, a casa está acolhendo 90 pacientes oncológicos vindos do interior maranhense, além de seus acompanhantes. “O Instituto sobrevive de doações. Nós acolhemos paciente com câncer do interior do Estado. O Instituto surgiu com a ideia do meu irmão. Antes de falecer, ele deixou essa história de que, quando voltasse de São Paulo, do tratamento, iria montar uma casa de apoio para acolher esses pacientes”, lembrou ela.

“É por ele que a gente continua nessa casa e acolhendo essas pessoas que tanto precisam”, frisou Adriana. Ela disse que o Instituto tem como presidentes Antônio Lima Sousa e Luzia de Fátima Pessoa Sousa, pais dela. O Instituto Antonio Brunno está localizado na Rua C, Quadra 9, casa 18, Planalto Anil 2, em São Luís. “Essa parceria com o Jornal O Estado é muito importante. É muito enriquecedor. É importante porque ajuda muito, além de colocar nosso instituto para as pessoas compartilharem e conhecerem”, enfatizou Adriana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.