Reinauguração

Museu de Artes Visuais reabre hoje com exposição

Mostra "Eco Arte" entrará em cartaz reunindo serigrafias voltadas para o meio ambiente

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Museu de Artes Visuais
Museu de Artes Visuais (Museu de artes visuais)

SÃO LUÍS- Dono de um dos mais importantes acervos de artes do Maranhão, o Museu de Artes Visuais (MAV), equipamento cultural do Governo do Estado vinculado à Secretaria de Cultura (Secma), reabre as portas hoje, às 18h, em São Luís, com sua primeira exposição temporária, após reforma.

Recentemente restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Governo do Maranhão, o MAV passou por diversas intervenções até a finalização da obra.

O Museu volta a funcionar com nova iluminação e climatização, restauração da fachada de azulejos, auditório, condições de acessibilidade inclusive com instalação de elevador.

A exposição “Eco Art”, que inaugura a reabertura do MAV, reúne 25 serigrafias de artistas das Américas que tratam da temática relacionada ao meio ambiente e desenvolvimento. A mostra reúne gravuras de Tomi Ohtake, Siron Franco entre outros artistas.

“É uma honra entregar este espaço cultural revitalizado, está de parabéns todos os que se empenharam nessa missão, e principalmente está de parabéns a cidade, moradores e turistas que terão agora mais um atrativo, rico em história, arte e cultura”, declarou o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso.

Exposição permanente

O MAV realiza, ainda, sua exposição de longa duração formada por parte do acervo original com exemplares de pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e desenhos. Estão presentes no conjunto de obras artistas locais, nacionais e internacionais como Dila, Jesus Santos, Flory Gama, Newton Sá, Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Picasso entre outros.

As obras sobre papel foram higienizadas e restauradas em parceria com o Laboratório de Conservação do Museu da Memória Republicana Brasileira, prolongando a perenidade dos bens culturais. Outras atividades foram realizadas como o projeto curatorial da exposição de longa duração e criação da logomarca do Museu.

Para a diretora do Museu de Artes Visuais, Gabriela Campos, a casa abre com uma proposta inovadora que vai além da democratização da arte valorizando ainda a sua função social enquanto instituição.

“Essa reabertura marca um novo tempo para as artes visuais no Maranhão, que esta seja uma nova oportunidade de transmissão de conhecimentos, de contato com a cultura local e de estímulo ao sentimento de pertencimento e aos estudos e pesquisas”, pontuou Gabriela.

Aquisições recentes foram incluídas ao acervo com obras doadas pelo Centro Cultural Vale Maranhão, dos artistas maranhenses Vicente Martins, Ribaxé, Walter Sá e Sunshine Santos que participaram da exposição “Ocupa CCVM”.

O sobrado que abriga o Museu de Artes Visuais de São Luís é uma construção do século XIX, composta de três pavimentos e um mirante, com características típicas dos sobrados ludovicenses.

Originalmente, o andar térreo possuía fins comerciais, enquanto o primeiro pavimento era residencial e o segundo servia de hospedaria aos caixeiros viajantes. A partir de 1987, o edifício foi requalificado, passando a sediar o museu em dezembro de 1989, sob a responsabilidade do Governo Estadual. O espaço também é utilizado como anexo do Museu Histórico e Artístico do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.