Hoje é dia de...

Hoje, 6/9, é o Dia do Sexo

Data faz alusão à posição sexual e deve ser celebrada da melhor maneira possível, porque prática queima calorias; namorados e casados não devem deixar de aproveitar o dia e fazer uma surpresa para seu par; solteiros também devem se divertir

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

[e-s001]Esta data, simbólica e sugestiva, foi idealizada por uma empresa fabricante de preservativos há alguns anos. Claro, o dia escolhido não poderia ser outro: 6/9, uma clara alusão à famosa posição sexual.

Apesar de ainda não constar oficialmente como uma data comemorativa no Brasil, a ideia já se disseminou pelas redes sociais, somando milhares de simpatizantes. Este número aumenta a cada dia. O criativo e bem-humorado discurso utilizado pela empresa para justificar a criação da data foi que “se existe Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Dia dos Namorados, por que não existir um Dia do Sexo, que deu origem a tudo isso?”. Apesar da irreverência, não se esqueceu de destacar a importância de praticar o sexo com segurança.

Uma relação praticada sem o uso de preservativos pode ocasionar, além de uma gravidez indesejável, inúmeras doenças sexualmente transmissíveis ( DSTs), como a sífilis, a Aids e muitas outras, sendo cada vez mais importante disseminar informações corretas sobre o assunto para todas as camadas da sociedade, principalmente para aquelas com mais dificuldade de obter esse conhecimento.

Estudos comprovam que o ato sexual pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, se praticado de forma responsável. Segundo especialistas, o sexo me­lhora a aparência da pele, diminui o risco de infarto, fortalece a musculatura, queima calorias, entre outras vantagens. Porém, nunca é demais salientar que esses especialistas recomendam a prática sempre com preservativos, pois as DSTs continuam sendo um grave problema de saúde pública não só no Brasil, mas em todo o mundo.


SAIBA MAIS

69 é uma das posições mais conhecidas do ato sexual em que os parceiros fazem sexo oral um no outro simultaneamente, listada no famoso livro sobre o tema, o Kama Sutra, cujo texto original, em sânscrito, foi escrito no século IV.

10 motivos para comemorar

1) Sexo alivia as crises de enxaqueca
Dor de cabeça não é desculpa para fugir da relação. Pelo contrário. Segundo o ginecologista Neucenir Gallani, o orgasmo libera substâncias que atuam no sistema nervoso, como endorfinas.

2) Sexo fortalece os ossos
Uma frequência regular de relações sexuais aumenta o nível de estrogênio no organismo. O hormônio feminino tem efeito protetor na saúde óssea, especialmente em mulheres que estão ou já passaram da menopausa.

3) Sexo combate a incontinência urinária
De acordo com Gillian Vanhegan, do Royal College Obstetricians and Gynaecologists, no Reino Unido, o sexo é uma boa forma para fortalecer a musculatura pélvica, que detém a urina. Conforme a idade avança, esses músculos vão enfraquecendo e a mulher pode desenvolver incontinência.

4) Sexo alivia as cólicas da TPM
Não é regra, mas acontece com algumas mulheres. Os movimentos realizados no ato sexual estimulam os órgãos internos, que ficam mais relaxados. Com isso, há diminuição das dores nos dias que antecedem a menstruação.

5) Sexo melhora o aspecto da pele
O que, para muitas, é apenas ditado popular, na verdade é comprovado por cientistas. Um estudo realizado pela Universidade Queens, no Reino Unido, apontou que o orgasmo libera hormônios ligados ao brilho e à textura da pele e dos cabelos. Além disso, a vasodilatação e o aumento da temperatura corporal causados pela atividade sexual contribuem para uma pele mais viçosa.

6) Sexo melhora o sono
O relaxamento que o orgasmo traz contribui para que você durma melhor ? e não apenas no dias em que houver sexo. A reação tem efeito prolongado, devido à ação dos neurotransmissores que passam a agir no organismo com mais regularidade e numa quantidade maior.

7) Sexo diminui o estresse
O prazer associado ao sexo e às relações afetivas causa maior estabilidade emocional. Com isso, os níveis de estresse tendem a diminuir. O cortisol, conhecido como hormônio do estresse, também tem sua produção reduzida, conforme explica um estudo escocês publicado na revista Biological Psychology.

8) Sexo queima calorias
Segundo a Associação Americana de Educadores e Terapeutas Sexuais, meia hora de sexo queima, em média, 85 calorias. Imagine o efeito acumulado de quem pratica o "exercício" regularmente...

9) Sexo aumenta a imunidade
Um estudo feito pela Wilkes University, nos Estados Unidos, mostrou que uma vida sexual ativa aumenta os níveis de um anticorpo responsável pela proteção do organismo contra infecções, gripes e resfriados.

10) Sexo ajuda a envelhecer melhor
Um estudo da Universidade da Califórnia (EUA) mostrou que mulheres que transam com regularidade têm uma velhice mais tranquila. Os pesquisadores concluíram que uma rotina sexual ativa após os 60 anos contribui para a qualidade de vida e a felicidade.

[e-s001]Dicas para Aproveitar bem o dia

Prepare o ambiente
Tenha em mente que o jogo da sedução deve envolver os cinco sentidos: audição, tato, olfato, visão e paladar. Liberte a criatividade. A lista de sugestões conta com flores, frutas, velas, incensos, música, jantar leve, almofadas espalhadas pelo chão, fantasias.

Faça um jantar romântico
Não é só porque é Dia do Sexo que devemos deixar de lado o romance. Faça um jantar delicioso, a luz de velas, e, de quebra, com alimentos que também estimulam a libido. Por exemplo: cacau, gengibre, baunilha, grão de bico.

Escolha um filme inspirador
Apesar de as mulheres não serem visuais como os homens, um filme sugestivo pode ajudar a entrar no clima. Como mulheres, geralmente, são mais românticas, filmes explícitos não são bem-vindos. Prefira filmes com cenas picantes e sensuais, como Pecado Original, ou Uma Linda Mulher. para assistir "grudadinho".

Comemore desde o começo do dia
O dia do sexo vai da meia-noite às 23h59 do dia 6, então você tem muito tempo para comemorar. Mande mensagens para o celular durante o dia, dê dicas sobre o que pode rolar mais tarde, mande flores... Invista, porque o cérebro tem um papel importantíssimo na sexualidade.

Troque de cenário
Especialmente depois de muito tempo de relacionamento é normal cair em uma certa monotonia. Mudar de cenário pode ser um grande afrodisíaco. Se estiver sem criatividade, tente repetir algum lugar especial, marcante para os dois. Mas se esforce, pense como um adolescente... Um lugar diferente ajuda a manter a paixão acesa.

Invista em aromas
Óleos, essências, velas... Vá à busca da essência da sexualidade. O óleo de ilangue-ilangue, o de sândalo e o de jasmim possuem substâncias que imitam os feromônios e estimula a libido, principais fatores de atração entre os sexos, e por isso são considerados estimuladores do desejo.Velas aromáticas, além de dar um clima super romântico, também podem ter essa função.

Faça um jogo de gente grande
Existem muitas brincadeirinhas que podem dar um toque divertido e sensual para a sua noite. Os sex shops oferecem diversas opções, como o baralho de kama sutra e os dadinhos que trazem carícias, mas você pode bolar seu próprio jogo erótico. Criatividade é tudo!

Comemore (sozinho ou acompanhado)
Se você está solteira/solteiro, sabe bem que encontrar um amor não é assim: um tropeço na esquina e já cai nos braços do amado. Mesmo nessa situação, não deixe de comemorar essa data. Ter prazer é um direito de todos! Conhecer o próprio corpo é essencial para uma boa vida sexual.

Caia na noite!
Está sem compromisso? Aproveite o Dia do Sexo para sair com os amigos e cair na noite!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.