Artigo

Outros jeitos de usar a língua

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

A palavra, como se sabe, é um ser vivo, dizia Vítor Hugo. E seu mundo, o dos idiomas, não poderia deixar de conter algumas complexidades e estranhezas, como é próprio de todo ser vivo.

1.A palavra amor é masculina nas línguas latinas, e feminina em alemão, hebraico e russo. Em todas têm um som agradável, exceto no chinês (ai) que nas línguas latinas expressa dor.

Isso talvez explique porque a população chinesa é tão numerosa. O macho nunca sabe se a parceira, naquele momento, está gritando de dor ou dizendo “amor”, prazerosamente.

2.A palavra mais falada no mundo é hello (alô) em inglês.

Dizem que a disputa pelo primeiro lugar foi grande com a brasileira “Porra” que tem múltiplas aplicações. A inglesa só ganhou porque nem sempre um brasileiro atende uma ligação chamando “porra”, muito embora as torturantes chamadas de secretária eletrônica caprichem muito para isso.

3.No século XVII René Descartes criou uma língua formada de números para representar palavras e ideias.

Já pensou quanto desperdício, e como até guerras teriam sido evitadas se todo mundo aderisse ao alfabeto numérico? Quanta asneira se pouparia! Por exemplo, tudo o que o presidente Bolsonaro já disse e desdisse desde que foi empossado poderia ser resumido a um zero, apenas.

4.Geralmente as pessoas de raça branca consideram a zebra um animal branco de listras negras, enquanto os nativos africanos consideram-no um animal negro com listras brancas.

Tudo é relativo! Tá explicado porque o Botafogo (um time de camisa branca com listas negras, ou negra com listas brancas) é sempre uma zebra ao gosto do freguês. Tem coisas que só acontecem com o Botafogo!

5.O ex=governador britânico de Hong-Kong Sir John Browring era capaz de falar cem línguas diferentes.

Só nunca conseguiu aprender a da sua mulher, que falava cem línguas diferentes do mesmo idioma ao mesmo tempo (como, aliás, é próprio delas). Acabou corno em todas as línguas do mundo e mais uma: a do Ricardão.

5.Os antropólogos dizem que o homem de Neanderthal tinha uma faringe muito curta para produzir os sons da fala humana.

Vai ver os cantores brasileiros de dupla sertaneja ainda se encontram no estágio de Neanderthal, no que se refere ao processo evolutivo de suas falas e cantorias. Isso explica porque ninguém faz questão de entender o que eles falam e, muito menos, o que cantam. Além de mente curta - o que já se desconfiava - devem ter a faringe curta também.

6.O órgão sexual da mulher pertence ao feminino em todas as línguas latinas, exceto no francês, que é masculino, “Le vagin”.

Esta deve ser uma das razões pelas quais os travestis adoram nascer em Paris. O órgão sexual deles já nasce promovido a Le Vagin.

7.Atualmente no mundo são falados apenas 3 mil idiomas. Mas já se falaram cerca de 10 mil.

Para quem sabe muito mal o português, e pretende ser poliglota ainda restam 2999 para aprender. Quem tiver perseverança e saco para isso e achar que a tarefa é árdua console-se. Deve ser mais fácil do que aprender o Bolsonarês (idioma do presidente).

8.Jesus Cristo falava aramaico, língua predominante no Oriente Médio, antigo. Hoje, praticamente desapareceu. Existe, através dele, uma relação entre o árabe e o hebraico. Como exemplo: salaam e shalon, que significam paz.

“SHALOM”, então, para todos!

José Ewerton Neto

Autor de O ABC bem humorado de São Luis

E-mail: ewerton.neto@hotmail.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.