Melhorias

Frota de coletivo da capital ganha reforço para garantir renovação

Dezessete novos ônibus passaram a integrar, desde ontem, o sistema de transporte urbano; conforme a Prefeitura, 83% dos coletivos de São Luís já foram renovados, com veículos com ar-condicionado e acessibilidade

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

Dezessete novos ônibus passaram a integrar, desde ontem, o sistema de transporte de São Luís. Segundo dados da Prefeitura, a frota da capital, no momento, é composta de 830 coletivos, e 83% deles foram renovados, desde o ano de 2013. Entre os ônibus no­vos, 317 têm ar-condicionado e acessibilidade para pessoas deficientes e 40 são ar­ticulados.

Os novos coletivos foram entregues pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior, na Praça Maria Aragão. Ele esteva acompanhado do vice-prefeito, Júlio Pinheiro; secretário adjunto municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Israel Pethros, e demais autoridades. O gestor municipal declarou que essa é uma das várias ações que serão realizadas ao longo da semana em que São Luís comemora 407 anos, celebrado no próximo dia 8.

Os 17 novos coletivos fazem parte do consórcio Upaon-Açu e vão atender às linhas da área da Cidade Operária. Com essa nova inclusão, já soma 83% de renovação da frota de coletivo operante, contando com 317 veículos clima­tizados e 40 articulados.

Os novos coletivos estão inseridos no sistema de licitação de transporte, que tem como objetivo a melhoria da frota urbana e teve início no ano de 2016. “A Prefeitura conseguiu reduzir de 10 anos para 4,5 anos a idade média dos coletivos que circulam na cidade. Anteriormente, era possível encontrar veículos com até 20 anos transitando pelas ruas da capital”, frisou o prefeito.

Mais melhorias
O transporte público já foi contemplado com outras melhorias, como a adoção do sistema de fiscalização por biometria facial, que evita a fraude no sistema; a bilhetagem eletrônica; recarrega do cartão-transporte; o cartão-crian­ça e a instalação de GPS em 100% dos ônibus da capital.

Em março de 2017, foi lançado o aplicativo gratuito “Meu Ônibus”, que indica ao passageiro o horário em que o coletivo passará na parada. O usuário ainda pode pesquisar as linhas urbanas mais indicadas para chegar ao seu destino e a parada mais próxima de onde ele está. No mapa, aparecem a linha aguardada, as paradas e os trajetos. Os dados são transmitidos por meio de GPS, equipamentos instalados nos ônibus da capital.

A população ainda usufruiu do programa Bilhete Único, que possibilita ao passageiro embarcar em linhas urbanas integradas nos pontos de ônibus fora dos terminais de integração. Pelo sistema, o usuário pode fazer quantas viagens quiser, no intervalo de 1h30, pagando apenas uma passagem, desde que permaneça no mesmo sentido da via.

O monitoramento do itinerário é feito por meio do sistema de GPS, que já foi instalado nos coletivos. O pagamento da passagem é feito com os atuais cartões de vale-transporte, de meia-passagem ou de gratuidade.

Mais coletivos
O representante do consórcio Upaon-Açu, Benedito Mamede, disse que somente a área da Cidade Operária recebeu mais de 120 novos ônibus no decorrer dos últimos três anos e, até a próxima semana, terá mais cinco novos coletivos.
Israel Pethros, adjunto da SMTT, informou que mais 100 novos coletivos passarão a fazer parte do transporte urbano da capital nos próximos meses. “Há um montante de 905 coletivos cadastrados, mas, operante, um total de 803 e 83% da nossa frota é composta por ônibus novos”, frisou Israel Pethros.

NÚMEROS

905 ônibus cadastrados na SMTT
830 coletivos operantes na capital
680 coletivos renovados
317 ônibus com ar-condicionado
20 coletivos articulados
17 novos ônibus passaram a integrar a frota da capital

SAIBA MAIS

Desde a licitação, em 2016, todos os ônibus que passam a integrar a frota da capital são equipados com
ar-condicionado, adaptados com elevadores para uso dos portadores de necessidades especiais e têm três portas, que facilitam o embarque e desembarque de passageiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.