Fecoimp

Fecoimp começa com entrega de credenciais a expositores da feira

Café da manhã contou com a presença de expositores, apoiadores, patrocinadores e imprensa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

Expectativas e prospecções de negócios marcaram ontem a chegada da 19ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp). Na manhã desta quarta-feira, 4, a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) realizou um café da manhã de entrega das credenciais do evento a expositores, parceiros e imprensa. A Fecoimp acontece no período de 11 a 14 de setembro.

Para o coordenador da Fecoimp, Leonardo Leocádio, a entrega das credenciais é um termômetro para a abertura oficial da feira. “Após esta solenidade, a coordenação do evento observa que os expositores, imprensa e comunidade continuam acreditando no potencial da feira ao longo desses 19 anos. Na verdade, é o público que complementa o significado do evento”.

Na ocasião, o presidente da ACII, Guilherme Maia, falou sobre a importância dos apoiadores e patrocinadores para o sucesso da feira. “Sem patrocinadores, nós não conseguimos realizar um even­to com a magnitude da Fecoimp. Ainda assim, nós temos uma receptividade positiva dentro das empresas quando apresentamos o projeto da feira. Isso mostra que ela gera resultados positivos em todos os âmbitos”, estima.

O gerente-geral da agência do Banco Santander em Imperatriz, Paulo Jesus, conta que o banco, juntamente com o Prospera Microfranquias, aposta no crescimento e potencialidades da Fecoimp. “Ao solicitar um patrocínio, a entidade precisa mostrar os resultados do evento, vendendo a proposta. Ao chegar a proposta para patrocinar a feira, nossas expectativas em relação ao evento foram superadas. Quem patrocina sabe da importância da Fecoimp e da geração de negócios que ela possibilita”, conclui.

Programação

Durante o café, foi apresentada a programação que compõe a Fecoimp. Nesta edição, serão mais de 30 palestras, cursos ou oficinas, com diversas temáticas, entre elas, economia, estratégia, tecnologia e marketing.

A Fecoimp busca também con­solidar alguns espaços já existentes em outras edições, como o Espaço Tecnologia, Espaço Forças Armadas, Espaço Turismo e Espaço Interativo. Neste ano, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) inova com um espaço voltado às microempresas. Segundo a gerente regional do Sebrae, Márcia Maria, a instituição tem o objetivo de desenvolver os pequenos negócios, a partir das necessidades da região. “Durante a feira nós vamos promover a linha do tempo de uma organização empresarial, até o potencial econômico desejado pelo empresário. Para isso, estaremos trabalhando com orientações coletivas, apresentando ideias de negócios e propostas de inovação, que auxiliem as oportunidades de crescimento para essas pequenas empresas”, conta a gerente.

O Conselho de Jovens Empresários (Conjove/ACII) coordena o Espaço Interativo da Fecoimp. Nessa edição, o espaço inova através da parceria com a empresa Creative Pack, maior centro de desenvolvimento de inovação e tecnologia no Maranhão. Para o presidente do Conjove, Lauro César, “A proposta para o espaço interativo é apresentar soluções para o fomento da economia de Imperatriz e estado. Além disso, durante os dias 12, 13, e 14 o espaço conta com vários “talks”, sobre o mundo da inovação digital”, completa.

Credenciamento

Buscando gerar praticidade no credenciamento, o Conselho da Mulher Empresária (CME/ACII), pleiteou junto a empresa Vuse Sistemas, um webaplicativo que fará o credenciamento online de expositores e visitantes do evento. A diretora do CME, Alcídia Viêra, explica que o sistema visa traçar um perfil do visitante da feira. “Queremos conhecer quem são as pessoas que vão à Fecoimp. Assim nós podemos criar estratégias que atinjam esse público na forma de prospecção de negócios. Além disso, o webaplicativo é leve e intuitivo, consequentemente, as filas na Central de Credenciamento devem diminuir”, finaliza.

Especializada na instalação de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica, a Ilumisol Energia Solar, está otimista com as possibilidades de negócios na feira. “Nós teremos um dos maiores estandes da Fecoimp, pois enxergamos o seu potencial. Para esse ano nos preparamos ainda mais. Imperatriz é uma cidade receptiva à energia renovável, então acreditamos que podemos gerar muitos negócios que beneficiem as empresas, assim como o meio ambiente”, conta o consultor da empresa, Roderico Lima.

Pensando em responsabilidade socioambiental, a ACII em parceria com o Colégio Delta e a Prefeitura Municipal realizarão ações de conscientização sobre os resíduos gerados na Fecoimp. A diretoria do CME e proprietária do Colégio Delta, Rita Mariano, reflete que a transformação inicia com a colaboração de todos que compõe o evento. “Nós buscamos para essa edição, diminuir os resíduos produzidos na feira. Cada estande vai contar com recipientes sinalizados para separação correta do lixo, assim como os auxiliares de limpeza do evento, passarão por um treinamento sobre a importância da destinação correta dos resíduos e como eles afetam o meio ambiente”, explica.

A 19ª edição da Fecoimp é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e seus conselhos Conjove (Conselho de Jovens Empresários) e CME (Conselho da Mulher Empresária). O evento acontece entre os dias 11 a 14 de setembro, no Centro de Convenções de Imperatriz, localizado na Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 32, Centro. Este ano a feira conta com o patrocínio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Secretaria do Turismo (Setur), Emap - Porto de Itaqui, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Governo Federal, Prospera Santander Microfianças, Banco Santander, Valor Logística Integrada (VLI), Suzano, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio), Serviço Social do Comércio (Sesc), Prefeitura de Imperatriz, Universidade Ceuma, Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Tem, ainda, o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Franchising Group, Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (Cacb), Federação das Associações Empresariais do Maranhão (Faem), e 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º Bis).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.