5 de setembro

"Pedras" para celebrar o Dia Municipal do Regueiro

Roteiro Reggae, que ocorre hoje no Centro Histórico e show "Vibrações Positivas", amanhã na Praça Maria Aragão, marcam as comemorações pelo dia 5 de setembro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Eventos vão celebrar o Dia Municipal do Regueiro
Eventos vão celebrar o Dia Municipal do Regueiro (reggae)

São Luís - Para comemorar o Dia Municipal do Regueiro - 5 de setembro – São Luís recebe uma programação que inicia hoje e prossegue amanhã com eventos no Centro Histórico da capital. Na noite de hoje ocorre o Roteiro Reggae, com concentração na Praça Benedito Leite, às 19h, passando pela Rua da Palma, Beco da Pacotilha, Rua do Giz, Rua da Estrela, Rua da Alfândega, Beco Catarina Mina, Rua Portugal, Rua do Trapiche e termina na Praça Pedro II. A proposta é fazer um tour guiado pelas ruas ao som do ritmo jamaicano.

Amanhã, ocorre na Praça Maria Aragão, a partir das 18h, o show “Vibrações Positivas”, com as presenças das bandas Tribo de Jah, Guetos, Raiz Tribal, Filhos de Jah e os cantores Levi James e Guerreiros, além de grupos de dança e DJs. Os eventos são realizados pela Prefeitura de São Luís e integram a programação comemorativa aos 407 anos de São Luís, celebrados domingo, 8 de setembro.

O reggae tocado em São Luís apresenta características próprias em relação ao jamaicano, buscando um ritmo mais cadenciado, romântico e sensual. A forma de dançar (“agarradinho”) também é típica da região e algumas músicas são conhecidas como “melôs” ou “pedras”. E é ao som de muitas “pedras” que o Roteiro Reggae leva o público a conhecer mais sobre a influência do som jamaicano na cultura maranhense. De acordo com os pesquisadores, há aproximadamente quatro décadas o reggae “aportou” na capital e logo se firmou, tendo uma massiva aceitação. A partir daí, surgiu um grande número de clubes e espaços destinados ao ritmo, praticamente encontrado em todos os bairros da cidade.

Vibrações

Amanhã, Dia Municipal do Regueiro, o show “Vibrações Positivas” ocorre na Praça Maria Aragão e promete não deixar ninguém parado. No local, a partir das 18h, sobem ao palco bandas entre as quais a Tribo de Jah. Famosa no Brasil inteiro, o grupo é liderado por Fauzi Beydoun.

Nas décadas de 1980 e 1990, a chamada massa regueira começou a lotar os bailes da periferia de São Luís. Em 1984, surgiu o primeiro programa de rádio dedicado exclusivamente ao reggae (Reggae Night, da rádio Mirante). Em pouco tempo, vários outros programas entraram no ar, no rádio e na televisão. É desse período também o surgimento da banda Tribo de Jah que traz em seu repertório músicas como “Babilônia em Chamas”, “Guerreiros Regueiros”, “Ruínas da Babilônia”, “Uma onda que passou”, “Morena Raiz”, entre outras. Estas músicas deverão estar no repertório do grupo no show de amanhã.

Além das bandas, a noite reserva espaço para os grupos de dança GDAM, Saint Luis, Garotinhos Beleza e os DJs Ademar Danilo, Gustavo Roots, Girlenno Brother, Amorim Capital, Batan Passos, equipe de vinil Clube do Vinil, Star Disco e Reggae Night.

Saiba Mais

Em São Luís, comemora-se em 5 de setembro o Dia Municipal do Regueiro, instituído pela lei nº 4.102 de outubro de 2002. Nesta data também são homenageados personagens que ao longo dos anos contribuíram com a cultura reggae na cidade. No dia 11 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Reggae, que destaca o ritmo musical difundido por Robert Nesta Marley (Bob Marley), que morreu em 11 de maio de 1981.


Serviço

O quê

Roteiro Reggae e show “Vibrações Positivas”

Quando

Respectivamente hoje, às 19h e amanhã, às 18h

Onde

Respectivamente na Praça Benedito Leite (concentração) e Praça Maria Aragão

Eventos gratuitos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.