Oportunidade

Itaú Cultural lança 19ª edição do Rumos

As inscrições para o Rumos 2019-2020 podem ser feitas até o dia 18 de outubro de 2019, pelo site: rumositaucultural.org.br.

Liliane Cutrim/ Enviada especial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Coletiva do Rumos Itaú Cultural
Coletiva do Rumos Itaú Cultural (Coletiva Rumos)

Você é artista, produz ou faz pesquisas sobre questões artísticas e culturais no Brasil? Se você atua em alguma dessas áreas e tem algum projeto interessante, mas não consegue desenvolver por falta de incentivo financeiro e de divulgação, saiba que o programa Rumos do Itaú Cultural pode te ajudar a levar sua arte mais longe.

Nesta terça-feira, 3, o Itaú Cultural lançou a 19ª edição do Rumos, um programa de fomento à produção artística e cultural no Brasil, via investimento social privado, que há 22 anos apoia a produção e difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros.

O edital do Rumos 2019-2020 foi lançado nessa segunda-feira, 2, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo (SP), durante coletiva de imprensa que reuniu jornalistas de todos os estados do Brasil. Durante a conversa com os jornalistas, Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural falou da importância do programa e ressaltou que não se trata de patrocínio.

“O Rumos não é um projeto de patrocínio, é de parceria, porque quando a gente começa a se aproximar dos projetos a gente não só viabiliza o valor deles, mas auxilia na organização dos próprios projetos, com estrutura, dinâmica, compartilhando experiência para que eles consigam se desenvolver. E é uma via de mão dupla, pois os projetos nos impactam, também, nos oxigenam, nos indicam caminhos, nos afetam muitas vezes”, ressaltou Saron.

Quem também esteve na coletiva de imprensa foi Ana de Fátima Sousa, gerente do núcleo de Comunicação e Relacionamento do Itaú. Ana ressaltou que há muitos artistas no Brasil que acreditam em seu potencial, em sua arte. E, por meio do programa Rumos, eles expandem seus trabalhos causando transformações em suas comunidades. Mas em algumas regiões do Brasil o número de inscritos no Rumos ainda é reduzido.

“Tem muita gente que se inscreve, mas a gente também observa que há algumas regiões do Brasil, como Norte e Centro-Oeste, em que o número de inscritos é muito pequeno. Essas pessoas que produzem trabalhos no campo da arte e da cultura precisam acreditar que elas são vistas e valorizadas pelo Rumos. Pois, o programa abrange projetos de todos os estados brasileiros e de diversos tipos de conteúdo, indo do antigo ao moderno. São contemplados projetos plurais em estilo, conteúdo e geograficamente, para que o Brasil, como um todo, seja representado”, ressalta Ana de Fátima Sousa.

Acessibilidade e inclusão social

O Rumos 2019-2020 conta com algumas mudanças em relação aos anos anteriores, entre elas está a inserção do nome social em caso de transgêneros. O Rumos também está investindo cada vez mais na inclusão social, aprovando projetos que fazem a inserção de pessoas com deficiência, além de utilizar interpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) na propagação do projeto pelo país, bem como utiliza o recurso de audiodescrição nos vídeos de divulgação.

“Quando se volta para a questão da diversidade cultural colocada em prática, a gente verifica que ela vai exigir de nós o respeito particular a cada comunidade que participa desse projeto. Essa percepção fez uma diferença muito grande nesse edital, pois a proposição vem colaborando com a divulgação, propagação e o protagonismos dessas comunidades”, destaca Vania Leal, que é curadora e faz parte da equipe que avalia os projetos inscritos.

Caminhada Rumos

Para que haja uma maior participação de projetos inscritos no Rumos, em 2019 ocorre mais uma vez a tradicional Caminhada Rumos, que percorre as 27 capitais do Brasil, levando as equipes do Itaú Cultural para falar aos artistas, pensadores, pesquisadores, gestores, entre outros, sobre o Rumos. A Caminhada visa tirar as dúvidas e trocar informações sobre o cenário da cultura local.

Em São Luís, a Caminha Rumos acontece no dia 12 de setembro, com a participação de Ana de Fátima Sousa e Valéria Toloi, que é gerente do Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural. O local do evento ainda será divulgado pelo site.

Inscrições

As inscrições para o Rumos 2019-2020 podem ser feitas desta terça, 3, até o dia 18 de outubro de 2019, pelo site. Nesse mesmo site é possível ter acesso ao edital completo do programa, onde são dadas todas as informações sobre como e quem pode participar das inscrições. O resultado da seleção dos projetos aprovados será divulgado até o dia 25 de maio de 2020.

Desde 2013 que o programa desburocratizou o processo de inscrição, por meio de um cadastro que conta com perguntas e respostas, oferecendo liberdade ao proponente tanto na apresentação quanto na execução do projeto. O processo de seleção desses projetos leva em conta a singularidade, a relevância e a consistência do trabalho proposto.

Os projetos de pessoas físicas selecionados têm direito a receber até R$ 70 mil de investimento. Já os de pessoas jurídicas não possuem um limite de investimento, isso vai depender da proposta do trabalho.

Números do Rumos

Em 22 anos de incentivo à arte e cultura, o Rumos já recebeu mais de 64,6 mil inscrições, contemplando 1,4 mil projetos nas cinco regiões brasileiras e também de outros países, nas mais diversas áreas de expressão e pesquisa.

No Maranhão

Nas três últimas edições, o Rumos recebeu a inscrição de 402 projetos do Maranhão, sendo que 4 foram selecionados, nas áreas de teatro, patrimônio e memória com a questão indígena e do bumba meu boi (documentário).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.