Segurança

Ações de fiscalização no Centro Histórico são reforçadas

Órgãos municipais trabalharão em conjunto para intensificar ações visando coibir ocupação desordenada da área, atos de vandalismo e depredação do patrimônio público

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Imagens de briga generalizada, no Centro Histórico, viralizaram nas redes sociais
Imagens de briga generalizada, no Centro Histórico, viralizaram nas redes sociais (briga)

Após a viralização, nas redes sociais, de vídeo com briga generalizada no Centro Histórico no último domingo, as ações de segurança naquela região foram intensificadas por determinação do Município. O prefeito Edivaldo Holanda Junior reuniu-se, ainda na segunda-feira (2), para discutir e determinar providencias imediatas, com o reforço nas ações, que já são realizadas rotineiramente.

Elas têm o objetivo de coibir a ocupação desordenada da área, os atos de vandalismo e a depredação do patrimônio público e, assim, garantir a segurança e a tranquilidade de quem frequenta o centro da cidade. Para intensificar a presença do poder público no espaço, o gestor municipal reuniu representantes de secretarias e órgãos estratégicos e definiu um plano de ação que começa a ser executado imediatamente.

"O Centro Histórico vive um momento de revitalização e resgate cultural importante, com arte, entretenimento e empreendedorismo nos espaços públicos. Todas as ações da Prefeitura na região são voltadas para a valorização da cultural, movimentação da economia criativa, preservação do patrimônio, promoção do lazer e do turismo e geração de emprego e renda, que ocorre sempre em clima de integração, com segurança. Mesmo que os lamentáveis atos de violência registrados na noite de domingo não tenham ocorrido dentro da nossa programação, já determinei medidas urgentes às nossas equipes para que não voltem a se repetir. Queremos o Centro de São Luís cheio de pessoas, moradores e turistas, todos se divertindo e apreciando as nossas riquezas" disse o prefeito.

As principais ações serão adotadas pela Blitz Urbana, vinculada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), e pela Guarda Municipal na área da segurança, ligada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). A Blitz Urbana irá intensificar a fiscalização de estabelecimentos comerciais e vendas informais, a fim de verificar se possuem alvará de funcionamento e licenças devidas para a comercialização dos produtos.

Segurança
Na área da segurança, a intenção é manter a tranquilidade dos frequentadores do espaço, cuidar do patrimônio e, ainda, dar apoio às ações da Blitz Urbana. "Vamos aumentar o contingente da Guarda Municipal na área a fim de garantir a segurança no espaço e a preservação do patrimônio público", afirmou o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro.

O secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Mádison Leonardo Andrade reforçou que a Prefeitura irá fortalecer as ações que já vêm sendo realizadas em combate às irregularidades e ilegalidades no que se diz respeito a estabelecimentos comerciais, bares e comércio informal. "A Prefeitura almeja a ocupação ordenada e nosso trabalho é contribuir para que a proposta do poder público municipal não seja desvirtuada", destacou o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Mádison Leonardo Andrade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.