Passeio

Cãominhada tem grande participação e arrecada três toneladas de ração

Evento reuniu cerca de 5.500 pessoas e mais de mil cães de raças distintas na Lagoa da Jansen; já é a sétima edição da Cãominhada Mirante FM'

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

[e-s001]Considerado o principal evento pet do ano no Maranhão, a Cãominhada Mirante FM 2019 foi realizada, na tarde deste sábado, 31, na área da Lagoa da Jansen, em São Luís, com a participação de mais de mil cães, de raças variadas. Durante a sétima edição do evento, houve a oferta de diversos serviços, como vacinação, brincadeiras e adoção. O evento conseguiu arrecadar três toneladas de ração, que serão doadas a instituições que cuidam de cães e gatos em situação de vulnerabilidade.

Os participantes começaram a chegar ao local por volta das 15h, ainda sob forte calor, que não incomodou as pessoas, pois elas estavam entusiasmadas para oferecer um momento de descontração e interação para seus cães. Na Arena de Beach Soccer, onde ocorreu a concentração para a Cãominhada, havia várias tendas dos patrocinadores do evento, como a Terrazoo e o Hospital Veterinário Quatro Patas. Os inscritos lotaram o lugar e, segundo a Mirante FM, cerca de 5.500 pessoas movimentaram o espaço.

“É uma expectativa fantástica. A Terrazoo está sempre patrocinando e apoiando este evento, porque a gente acha que é o diferencial para o mercado. As pessoas se envolvem muito aqui. Elas querem preparar seus animais para passearem, para se encontrar com outras pessoas que também amam os animais”, comentou Márcio Brasil, diretor da Terrazoo. Segundo ele, a Cãominhada teve mil inscritos, mas quem não se inscreveu igualmente poderia participar.
“Poderíamos ter tido mais inscritos, porque muitas pessoas nos procuraram depois que as inscrições foram encerradas. Quem não se inscreveu e está aqui com seu cão, está sendo bem recebido”, prosseguiu Márcio Brasil.

Toneladas de ração
Gerente de Comunicação do Grupo Mirante, Gustavo Santana explicou que o evento estava retornando para a Lagoa da Jansen, onde tudo começou há sete anos. “O contato é maior com a natureza. No ano passado, participaram 4 mil pessoas. Para hoje, nossa expectativa ter mais, uma vez que a região está mais habitada, há mais moradores e ainda tem essa praça aqui, que está sempre movimentada nesse horário”, esclareceu ele.

Santana frisou que o evento arrecadou três toneladas de rações, que serão doadas a instituições que abrigam animais de rua, em situação de vulnerabilidade. “Os animais são bem tratados, recebem vermífugos, vacinas. Eles são cuidados e prontos para serem adotados”, disse Gustavo.

[e-s001]Feirinha de Adoção
Dentre as atrações da Cãominhada, havia a Feirinha de Adoção. Os interessados em adotar um cão deveriam apresentar comprovante de residência, documento com foto e ser maior de 18 anos. O futuro dono do animal também passou por uma entrevista, para que ficasse assegurado que ele iria zelar e amar o cão. “Essa entrevista é para saber se ele está apto a adotar o animal, que é uma vida que está sendo levada para um novo lar”, comentou Gustavo Santana.

Outros serviços

A tenda do Hospital Veterinário “Quatro Patas” distribuiu brindes aos participantes da “Cãominhada”, como squeezes personalizados. E também houve explicações sobre a diferença entre clínica, petshop, hospital veterinário e ambulatório. “O nosso Hospital Veterinário está mostrando hoje um novo serviço de tecnologia, utilizada no tratamento de doenças como glaucoma e catarata. É um hospital altamente especializado. Temos UTI, serviço de nutrição, que é inédito. Temos profissionais especializados em odontologia, ortopedia, cirurgia experimental”, salientou Renan Nascimento Morais, dono da “Quatro Patas”.

“Daqui a um mês, a novidade será a tomografia. Logo após, teremos a aplicação da hemodiálise e banco de sangue”, expressou Renan.

O passeio

O passeio começou no fim da tarde, na entrada da Arena Beach Soccer. Foram aproximadamente 2,5 quilômetros de “cãominhada”. Um trio elétrico conduziu os participantes e seus cães no percurso, que foi encerrado em frente às quadras de tênis da Lagoa da Jansen. “A ‘Leona’ adorou tudo. Ela foi achada na mata da Suzano em janeiro deste ano e estava muito debilitada, com muitos carrapatos. De lá para cá, foi tratada por mim e minha família. Hoje, está linda. Lá em casa, ela é a guardiã”, enfatizou Nice Ramos da Silva.

“O nome dela é ‘Princesa’. Ela é muito apegada com meu filho, o Vítor Gustavo, que é portador de necessidades especiais desde que nasceu. Para onde ele vai, ela vai atrás. É um amor incrível. Esse passeio aqui, com certeza, vai reforçar esse apego entre eles”, declarou Valdilene Silva.

[e-s001]Apresentação de cão
Uma das atrações da “Cãominhada” foi a apresentação de “Axel”, cão de guarda e de proteção do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Maranhão. Os militares mostraram ao público como o cachorro, da raça Pastor Belga Malinois, consegue detectar drogas nas incursões do cotidiano. E também como o animal avança em criminosos.

“Os nossos cães são treinados para morder e não largar, para não soltar. Eles levam o suspeito até o chão e continuam segurando e mordendo. Só largam quando estão muito cansados”, explicou o cabo Araújo, que estava dando os comandos para “Axel” durante a “Cãominhada”.

Cãominhada Mirante FM 2019

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.