Cinema

Documentário sobre índios do Maranhão busca apoio coletivo para ser finalizado

Produção do longa "Iwazayzar - Guardiões da Natureza" realiza evento com exposição e show neste domingo (1º) com a finalidade de arrecadar dinheiro para o filme

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Cena do filme “Iwazayzar - Guardiões da Natureza”, que fala sobre os Awá Guajá
Cena do filme “Iwazayzar - Guardiões da Natureza”, que fala sobre os Awá Guajá (Taciano Brito)

São Luís - Como mais uma estratégia para arrecadar recursos a fim de concluir o filme “Iwazayzar - Guardiões da Natureza”, a equipe da produção audiovisual promove neste domingo (1º), um evento com exposição fotográfica e show, no Eitza Lounge (Lagoa da Jansen), às 19h. A estratégia soma-se ao financiamento coletivo iniciado em julho na internet e que continua aberto até outubro. A entrada é contribuição voluntária.

O evento reúne uma instalação da exposição fotográfica “Crianças Tenetehar”, de Taciano Brito, que assina a direção do filme, e show da cantora indígena amazonense Djuena Tikuna que será acompanhada pelo percussionista Diego Janatã.

Após o show, o palco estará aberto para convidados e para o público que quiser se apresentar. “Teremos a exibição dos trailers e o lançamento das camisas exclusivas do filme, desenhadas pelas mãos do artista gráfico João Urubatan e produzidas pela Cabide Malharia”, adianta Taciano Brito.

Filme

O longa-metragem “IWazayzar – Guardiões da Natureza”, está sendo produzido pelo fotógrafo e documentarista Taciano Brito, há dois anos. O objetivo da produção é mostrar os perigos que enfrenta o povo indígena maranhense, em especial o povo Awá Guajá.

Por se tratar de uma produção independente, os realizadores lançaram mão, há quase dois meses, de uma campanha para financiamento coletivo na internet na intenção de concluírem o filme já que precisam fazer a última viagem para a terra indígena Araribóia, em Amarante do Maranhão, onde filmarão o trabalho dos guardiões da natureza em monitorar e proteger todo o território, que é o segundo maior do Maranhão. Os guardiões são indígenas voluntários da comunidade que monitoram e projetem suas terras. As doações podem ser feitas pelo link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/finalizacao-do-filme-iwazayzar-guardioes-da-natureza

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.