Expulsão

PSB expulsa deputado por voto na reforma da Previdência

Átila Lira contrariou a posição da direção nacional da legenda que definiu votação contrária às mudanças no sistema previdenciário do Brasil; parlamentar, que é do Piauí, votou a favor da reforma nos dois turnos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Átila Lira votou a favor da reforma da Previdência nos dois turnos
Átila Lira votou a favor da reforma da Previdência nos dois turnos (Átila Lira)

brasília

O Diretório Nacional do PSB decidiu nesta sexta-feira (30), por 82 votos a 4, expulsar o deputado federal Átila Lira (PI) por votar a favor da reforma da Previdência, contrariando a posição do partido.
O texto foi aprovado em primeiro turno em julho. Depois, em agosto, a proposta foi aprovada em segundo turno e enviada ao Senado. Átila Lira votou a favor da reforma nos dois turnos.
Ao analisar o caso de Átila Lira nesta sexta-feira, a resolveu expulsar o deputado por considerá-lo reincidente no descumprimento de decisões da legenda.
Em abril de 2017, por exemplo, Lira votou a favor da reforma do então presidente Michel Temer que alterou a legislação trabalhista.
Com a expulsão de Lira, a bancada do PSB na Câmara passará de 32 para 31 deputados.
O partido defina ainda nesta sexta a situação de outros nove parlamentares também alvos de processo ético. A expectativa entre integrantes é que eles permanecerão na legenda, mas sofrerão algum tipo de punição, como perda de prerrogativas parlamentares e partidárias.

Defesa
Átila Lira não compareceu à reunião do Diretório Nacional do PSB e entregou a defesa por escrito.
No documento, o deputado justificou o voto favorável à reforma da Previdência afirmando que o texto final foi mais equilibrado do que o proposto pelo governo federal.
O deputado argumentou, ainda, que os pontos modificados durante a tramitação na Câmara tornaram "seu efeito mais brando e justo aos trabalhadores".

Voto do relator
Relator do caso, o ex-deputado Domingos Leonelli considerou a situação de Lira como grave e votou pela expulsão.
Leonelli ressaltou que o PSB não era contra qualquer reforma da Previdência, mas contra a reforma proposta.
O relator afirmou haver "constante desalinhamento" de Átila Lira em relação às atividades partidárias, votando de forma contrária ao posicionamento do partido, segundo ele, em "inaceitáveis 71% das deliberações" na Câmara.
Pedido do líder
Líder da bancada na Câmara, o deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) chegou a defender que não houvesse expulsão, mas ao mesmo tempo, disse ser preciso respeitar as decisões partidárias.
O presidente da legenda, Carlos Siqueira, pediu aos deputados que votaram contra a Previdência se levantassem e puxou uma salva de palmas do auditório.

Mais

PDT também puniu deputados

Além do PSB, o PDT também abriu procedimento no conselho de ética da legenda contra oito deputados federais que votaram a favor da reforma da Previdência. Entre os pedetistas está o maranhense Gil Cutrim. Ele e os demais deputados do PDT que foram a favor da reforma estão com seus direitos partidários suspensos por 60 dias. Somente após este prazo é que a Executiva Nacional da sigla volta a se reunir definir se vai expulsar os pedetistas ou não.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.