Jubarte

Morre baleia encontrada encalhada em praia de Salvador

Conforme Instituto Baleia Jubarte, animal de 39 toneladas, morreu na sexta-feira, 30; equipes da entidade continuam no local fazendo exames e colhendo amostras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Baleia encalhada em Coutos não resistiu aos ferimentos e morreu em Plataforma
Baleia encalhada em Coutos não resistiu aos ferimentos e morreu em Plataforma (Divulgação)

SALVADOR - A baleia jubarte encontrada viva e encalhada na praia bairro de Coutos, em Salvador, na manhã de sexta-feira,30, morreu horas depois, por volta das 9h. A informação foi confirmada por Luena Fernandes, bióloga do Instituto Baleia Jubarte.

O animal era um adulto de cerca de 15 metros comprimento e 39 toneladas. Conforme Luena, equipes do instituto fizeram exames e colheram amostras, que vão apontar a causa da morte da baleia.

O encalhe na sexta ocorreu um dia após outra jubarte ser encontrada morta em praia de Plataforma, a cerca de oito quilômetros de Coutos.

Desde o inicio da manhã, quando a baleia foi encontrada, diversos moradores estiveram no local para jogar água nela. Durante a ajuda, um homem foi atingido após a baleia fazer um movimento brusco e ficou ferido. Há suspeita de que ele tenha fraturado uma perna.

Temporada de baleias

Uma estudo do Projeto Baleia Jubarte, que acompanha há 30 anos o período reprodutivo dos animais, estima que cerca de 20 mil baleias jubarte devem passar pelo litoral da BA na temporada de reprodução.

Segundo o projeto, a temporada ocorre entre os meses de julho e novembro. Elas saem da região da Antártida, que passa por um inverno rigoroso, e se aproximam do litoral brasileiro por causa das águas quentes. As aparições são mais comuns no sul do estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.