Beleza

Meninas maranhenses em concurso mirim de beleza internacional

Feito inédito leva 5 maranhenses a etapas de concursos infantis do Miss Brasil Mundial; famílias garantem que competições não prejudiquem rotina e desenvolvimento

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Meninas maranhenses que disputarão etapas internacionais dos concursos de Mini Miss, Miss Infantil, Teen e Juvenil
Meninas maranhenses que disputarão etapas internacionais dos concursos de Mini Miss, Miss Infantil, Teen e Juvenil

SÃO LUÍS - Os concursos de beleza e desenvoltura sempre fizeram muito sucesso entre meninas de todas as idades. Os eventos mais tradicionais do país elegem representantes do Miss Brasil Mundial, dividido em diversos segmentos, entre eles cinco categorias dedicadas a crianças e adolescentes de 3 a 17 anos. Neste ano, uma conquista inédita levará cinco representantes maranhenses às etapas internacionais dos concursos de Mini Miss, Miss Infantil, Baby, Teen e Juvenil, uma delas em outubro, na cidade de Arequipa, no Peru. A fim de bons resultados na competição, as pequenas dedicam-se ao treino de passarela, cultura, entrevista, língua estrangeira e oratória, sem abrir mão do principal: a infância.

Realizada em junho, na cidade gaúcha de Porto Alegre, a etapa nacional do Mini Miss trouxe ao Maranhão um prêmio inédito: a conquista de cinco faixas, sendo duas nas categorias principais do concurso, Mini Miss Brasil Mundial e Miss Brasil Mundial Infantil – concorrido entre meninas de 6 a 8 anos e 9 a 12 anos, respectivamente – e as demais nos segmentos Baby (3 a 5 anos), Teen (13 a 16) e Juvenil (a partir de 17 anos) do concurso.

Mas se engana quem pensa que o alcance do objetivo foi à base de brincadeira! De acordo com Andréa Costa, coordenadora do Miss Brasil, no Maranhão, os títulos são resultado de muito empenho e dedicação por parte das competidoras.

“As meninas estudaram passarela, com treino de coreografias, treinaram entrevista, que foi o item determinante para vitória o concurso, focaram no estudo da história e cultura do Maranhão, conhecimentos gerais e visitaram muitos pontos turísticos com os pais. Elas deram um show de beleza, simpatia, pontualidade, passarela, coreografias, chegando a levantar e emocionar o público, principalmente nos trajes típicos e no de fadas. O resultado não podia ter sido outro e todas trouxeram faixa de Miss Brasil”, contou a responsável.

Meninas que participarão de concursos infantis da franquia Miss Brasil Mundial
Meninas que participarão de concursos infantis da franquia Miss Brasil Mundial

Com jeito

Algumas candidatas levam tanto jeito para a passarela, que desejam seguir carreira profissional no mundo da moda, como a Miss Brasil Mundial Infantil 2019, Sophya Diniz, que recebeu o prêmio em Porto Alegre pela indumentária do Boi Brilho da Ilha, no desfile de traje típico. Aos 10 anos, a modelo mirim esbanja desenvoltura e não se sente constrangida ao ser fotografada, muito pelo contrário.

“Eu ainda não tenho definido o que quero ser, porque acabei de fazer 10 anos, mas eu pretendo seguir a carreira de modelo e, por enquanto, acho que vou fazer faculdade de moda ou direito. O que eu mais gosto de fazer é ser fotografada, desfilar. Eu me sinto uma princesa nas passarelas”, declarou.

Grazzielly Lohanny Coelho, de oito anos, faz dessa experiência uma verdadeira diversão, e seus pais mantêm um cuidado constante para que as atividades das competições não interfiram em seu desenvolvimento e infância saudável, como contou Luzimar Coelho, mãe da pequena eleita Mini Miss Brasil Mundial 2019, premiada pelo traje típico do Boi da Maioba. Segundo ela, nada mudou na rotina e, pelo contrário, as atividades do concurso somam no seu desempenho em diversos aspectos, inclusive o escolar.

“Ela está fazendo o que mais gosta, porque sempre que os encontros são com muitas meninas, amiguinhas, e ela ama esses momentos. Elas brincam muito e vira uma diversão total! Na escola, ela é uma menina muito dedicada, não falta às aulas e é destaque em sala. Então, acho que tudo isso veio para melhorar o desenvolvimento dela. Sempre conversamos e, quando surge algo que possa prejudicar a escola ou a infância, não permito. Só faço isso porque é um sonho dela e eu, como mãe, faço o possível para realizá-los e fico superfeliz vendo a felicidade dela”, esclareceu a mãe.

Aos cinco anos de idade e um ingressa no mundo dos concursos de beleza, Sophy Arruda conquistou o título de Vice Miss Brasil Mundial Baby, também na etapa nacional. A Miss Baby maranhense tem uma vida agitada, além dos estudos pratica natação, ballet e aproveita os fins de semana para desfrutar do lazer em família ou amigos. Diferente de Grazzielly Coelho, Sophy Arruda foi incentivada pela família e logo tomou gosto pelo meio, como contou a mãe e maquiadora, Adrianna Arruda.

“Observei que desde os 2 aninhos de idade ela sempre escolhia os looks dela e sempre preferia vestidos e conjuntos de saia em vez de shorts e calças. Além disso a beleza dela chamava atenção entre muitas pessoas, inclusive vários amigos pediam para eu colocá-la em uma agência de modelos, daí resolvi iniciá-la neste segmento e ela amou. Sempre que passa um evento, já pergunta quando será o próximo”, esclareceu.

Sophy Arruda conquistou o título de Vice Miss Brasil Mundial Baby
Sophy Arruda conquistou o título de Vice Miss Brasil Mundial Baby

Etapas

As etapas internacionais das categorias Mini Miss Brasil Mundial e Miss Mundial Infantil 2019 serão realizadas em outubro, na cidade peruana de Arequipa e, segundo a coordenadora maranhense da franquia Miss Brasil, o clima é de confiança.

“Para a etapa internacional esperamos o mesmo resultado e, para isso, estamos nos preparando nos mínimos detalhes, inclusive na escolha dos looks, principalmente os de gala e típico. As meninas estão estudando a língua espanhola e oratória, além de todos os conteúdos que já eram passados nas etapas anteriores”, contou Andréa Costa

As demais categorias acontecerão em abril de 2020, tendo a Miss Brasil Mundial 2ª Princesa Infantil 2019, Eduarda Gabrielle Saraiva, como representante nacional e, em julho, as etapas internacionais dos mundiais Elegância Infantil e Baby 2019, representadas por Maria Clara Mondego e Sophy Arruda, respectivamente e, apesar de ter mais tempo até o evento, a mãe da pequena Sophi já aguarda um bom desempenho e conquista de títulos para o estado. “A expectativa para o internacional é a melhor possível. Ela já está se preparando para mais uma vez representar não só nosso Maranhão, mas o nosso Brasil”, afirmou Adrianna Arruda.

Miss Maranhão Mundial 2020

Para quem também deseja ingressar no universo das passarelas, as inscrições para os concursos do Miss Maranhão Mundial 2020 já estão abertas e podem ser feitas no Fafevi Park, Galeria Boulevard, no Tropical Shopping. Confira categorias:

Baby – 3 a 5 anos

Mini – 6 a 8 anos

Infantil – 9 a 12 anos

Teen – 13 a 16 anos;

Juvenil – a partir de 17 anos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.