Eleição para o CFM

Médicos elegem conselheiros do Conselho Federal de Medicina

Chapa integrada pelos médicos Abdon Murad e Nailton Lyra foi eleita na última quarta-feira com 70% dos votos válidos; posse para mandato de cinco anos acontecerá em outubro deste ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Nailton Lira e Abdon Murad foram eleitos conselheiros do Conselho Federal de Medicina
Nailton Lira e Abdon Murad foram eleitos conselheiros do Conselho Federal de Medicina (Divulgação)

SÃO LUÍS - A Chapa Experiência e Competência, integrada pelos médicos Abdon Murad e Nailton Lira ( suplente), foi eleita quarta-feira, 28, para mais um mandato de conselheiros do Conselho Federal de Medicina com 70% dos votos válidos. Os eleitos tomarão posse no CFM no dia 1º de outubro deste ano para um mandato de 5 anos.
" É com muita honra que recebemos esse resultado, o que demonstra a confiança da classe médica em nosso trabalho à frente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão. Em novo mandato, continuaremos na luta por uma melhor qualidade da Saúde, pelos médicos do Maranhão e do país e pela medicina brasileira", afirmou Abdon Murad.
Na atual gestão como conselheiro do CFM, Abdon Murad relatou, no período de outubro de 2014 a março de /2019, 18 processos ético-profissionais em câmaras de julgamento. Participou da elaboração da Resolução CFM nº 2.131/15 (que estabelece normas seguras para o tratamento cirúrgico da obesidade mórbida) e elaborou dois pareceres.

Murad também contribuiu nos debates sobre as 118 resoluções, 230 pareceres e 7 recomendações aprovados na atual gestão. Participou de 33 plenárias ordinárias e uma extraordinária; de cinco eventos realizados pelo CFM, além de quatro encontros nacionais e de 10 atividades administrativas, como o acompanhamento de reuniões de comissões e câmaras técnicas. Abdon Murad coordenou a Câmara Técnica de Cirurgia Bariátrica e Síndrome Metabólica.

Trajetória
Professor de Clínica Cirúrgica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Murad tem trajetória ligada ao estado. Nasceu em São Luís (MA), em 1954, e 24 anos depois formou-se na mesma escola onde hoje é professor de Cirurgia. Médico do Ministério da Saúde (1984). Também é provedor e integrante do corpo clínico da Santa Casa da capital maranhense. Desde 1988, participa do Conselho Regional de Medicina (CRM-MA), estando no momento em seu quinto mandato consecutivo como presidente da autarquia.

No CFM, foi conselheiro efetivo nas gestões 1999-2004, 2004-2009 e 2009-2014, tendo já sido 3º vice-presidente e ocupado vários cargos. Foi o criador e coordenador da Comissão Pró-SUS do CFM, da qual participa. Também já foi por três vezes presidente da Associação Médica do Maranhão e é membro da Academia de Medicina do estado (eleito em 2003). Foi uma vez secretário adjunto e duas vezes secretário de Saúde do Maranhão

Em todo o país, as eleições 2019 para a escolha dos conselheiros federais titulares e suplentes (gestão 2019-2024) foi presencial, por correspondência ou mista, conforme a Resolução CFM 2.182/18 que estabeleceu os parâmetros gerais, mas cada Comissão Regional Eleitoral (CRE) definiu o regramento específico.

No Maranhão, a eleição ocorreu das 8h às 20h, na sede do Conselho Regional de Medicina, no Renascença, em São Luís, e nas delegacias regionais de Bacabal, Caxias, Codó, Imperatriz e Santa Inês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.