Novo imortal

Elsior Coutinho é empossado na Academia Maranhense de Letras

O romancista tomou posse em evento ocorrido na noite de quinta-feira, 29, na sede da AML, na região central de São Luís. Ele ocupará a cadeira que tem como patrono Sousândrade.

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
O presidente da AML, Benedito Buzar, condecora o novo imortal Elsior Coutinho
O presidente da AML, Benedito Buzar, condecora o novo imortal Elsior Coutinho (De Jesus)

SÃO LUÍS - O romancista, articulista e cronista Elsior Coutinho foi empossado novo imortal da Academia Maranhen­se de Letras (AML). A eleição ocorreu em setembro do ano passado e ele conquistou 36 dos 38 votos habilitados, Coutinho ocupará a cadeira nº 38, cujo patrono é Joaquim de Souza Andrade (Sousândrade).

O evento ocorreu na noite de quinta-feira, 29, com grande pompa na sede da entidade, na Rua da Paz, região central de São Luís. A solenidade foi prestigiada por vários convidados, entre amigos, familiares e imortais da Academia Maranhense de Letras.

O presidente da AML, Benedito Buzar, disse, na ocasião, que a instituição espera uma grande atuação de Elsior Coutinho como integrante da entidade. “A expectativa é a mesma que a gente tem sempre. É um membro novo que chega à Academia. A gente espera dele uma grande contribuição para a instituição”, declarou.

Buzar também teceu elogios ao empossado e enalteceu suas qualidades literárias. “É um grande cronista, um grande escritor, que presta relevantes serviços à cultura do Maranhão. A contribuição dele vai engrandecer a nossa cultura”, observou o presidente da AML. Segundo ele, Coutinho – que foi saudado pelo acadêmico Lino Moreira durante a posse - estará na cadeira que teve como último ocupante Manuel Lopes.

Sobre o empossado
O romancista Elsior Coutinho é natural de Coelho Neto/MA. Ele disputou a vaga com os escritores Salgado Maranhão e Herbeth de Jesus Santos. “Quero chegar com a disposição de ser um companheiro fraterno e amigo, primando pela boa convivência e contribuindo para ajudar a Casa de Antônio Lobo a cumprir o seu papel de preservar os valores culturais do nosso estado. Quero aprender muito nessa convivência”, frisou o novo membro da Academia Maranhense de Letras.

Coutinho, que é técnico em Contabilidade e aposentado do serviço público estadual, é autor do romance “Águas e Ventos da Vida e da Morte”. Bem como dos contos “O Golpe”, “A Mulher do Piolho” e “Beril Avexadim”. Elsior também escreveu coletânea de crônicas intitulada “O Polígono e Outras Histórias”, volume no qual são enfeixados alguns de seus textos publicados em jornais ao longo de pelo menos três décadas de colaboração em órgãos da imprensa.

Ele tem vários títulos e honrarias, como “Cidadão de São Luís”, “Grande Oficial da Rodem dos Timbiras”, “Medalha Brigadeiro Falcão” (Polícia Militar do Maranhão) e “Medalha do Centenário do Gabinete Militar”. Elsior foi secretário, diretor administrativo, diretor comercial de rádio-jornalismo na Rádio Timbira. Também foi secretário do Conselho Estadual de Cultura, chefe de gabinete da Presidência em duas gestões e diretor de administração.

Na Assembleia Legislativa, Elsior Coutinho foi assistente técnico parlamentar e assessor da Comissão de Sistematização da Constituinte de 1989. Trabalhou no Governo do Estadonas gestões de Edison Lobão, Roseana Sarney, José Reinaldo e Jackson Lago. No Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), foi chefe de gabinete da Presidência nas gestões Antonio Bayma, Milson Coutinho e Cleonice Freire, e secretário-geral do Tribunal Pleno nas gestões Jorge Rachid e Etelvina Gonçalves.

Frase

“É um grande cronista, um grande escritor, que presta relevantes serviços à cultura do Maranhão. A contribuição dele vai engrandecer a nossa cultura”

Benedito Buzar

Presidente da AML

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.