COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
EM BELO Horizonte, no último fim de semana, brilhou a estrela do executivo hoteleiro Armando Ferreira, do Rio Poty Hotel. Ele foi homenageado pelos relevantes serviços prestados ao turismo, em evento organizado por Valdez Maranhão. Na foto acima, são vistos Luis Carlos Braga (Superintendente do Mercado Central de BH) José Mauricio de Miranda Gomes (Presidente da ABAV MG) Valdez Maranhao. Armando Ferreira e Mauro Tramonte (Deputado Estadual em Minas Gerais); à direita, Armando e Valdez com o casal Getúlio e Cris Targino
EM BELO Horizonte, no último fim de semana, brilhou a estrela do executivo hoteleiro Armando Ferreira, do Rio Poty Hotel. Ele foi homenageado pelos relevantes serviços prestados ao turismo, em evento organizado por Valdez Maranhão. Na foto acima, são vistos Luis Carlos Braga (Superintendente do Mercado Central de BH) José Mauricio de Miranda Gomes (Presidente da ABAV MG) Valdez Maranhao. Armando Ferreira e Mauro Tramonte (Deputado Estadual em Minas Gerais); à direita, Armando e Valdez com o casal Getúlio e Cris Targino
O coordenador da IV Campanha do Grupo Mercúrio, Plínio Túzzolo e o presidente da Câmara Municipal Osmar Filho
O coordenador da IV Campanha do Grupo Mercúrio, Plínio Túzzolo e o presidente da Câmara Municipal Osmar Filho
Reunidos na AMLJ: Luís Augusto de Miranda Guterres Filho; José Carlos Sousa e Silva; Oton Leite, o Presidente João Batista Ericeira, o Vice-Presidente Júlio Moreira Gomes Filho e Sérgio Tamer
Reunidos na AMLJ: Luís Augusto de Miranda Guterres Filho; José Carlos Sousa e Silva; Oton Leite, o Presidente João Batista Ericeira, o Vice-Presidente Júlio Moreira Gomes Filho e Sérgio Tamer

Bruna vem aí
Nossa mais famosa bailarina, Bruna Gaglianone, do elenco da companhia de ballet russa Bolshoi estará em São Luís nos dias 2 e 3 de setembro, a a convite da Prodanz para realizar um MasterClass.
O evento é uma oportunidade única para quem deseja saber sobre a experiência no palco e na vida de quem faz parte da maior companhia de ballet do mundo.
Serão dois dias para muito aprendizado, pois além do bate-papo enriquecedor, também farão parte da programação: aula de ballet, variação clássica de repertório e uma sessão de fotos e autógrafos.

Luta pela vida
A Câmara Municipal de São Luís, sob o comando do Presidente Osmar Filho, vai aderir à mega ação de doação de sangue em prol do Hemomar, capitaneada pelo Grupo Mercúrio.
Vereadores, servidores e visitantes que quiserem atuar como doadores de sangue poderão ajudar a salvar vidas com esse gesto.
Uma reunião entre o coordenador da IV Campanha do Grupo Mercúrio, Plínio Tuzzolo, e o vereador Osmar Filho definiu como data para essa mobilização o dia 4 de setembro, na sede da Câmara Municipal no Centro Histórico.

Luta pela vida 2
Essa campanha que acontece pelo quarto ano consecutivo é uma das maiores mobilizações da iniciativa privada em prol do Hemomar.
Com o slogan “Compartilhe a Vida que Corre em suas Veias”, as coletas itinerantes de sangue estão sendo feitas desde o último mês de julho e prosseguirão ainda em setembro, devido o sucesso das adesões de parceiros como a Câmara Municipal de São Luís.
A meta é encerrar a Campanha com um total de mil bolsas de sangue entregues ao Hemomar para uso no final do ano, época em que os estoques de sangue possuem maiores demandas.

Jornada Jurídica
Durante três dias, de 18 a 20 de setembro, São Luís se transformará na capital nacional do Direito, reunindo aqui estrelas de renome do mundo Jurídico como conferencistas convidados da UNDB Centro Universitário, em sua XV Jornada Jurídica, que será realizada no
Hotel Luzeiros.
Neste ano a questão central dos debates será “Temas Contemporâneos do Direito Privado”.
O evento já tem confirmado como palestrante da Conferência de Abertura, no dia 18, o Pres. do Conselho Federal da OAB Nacional Felipe Santa Cruz, que vai palestrar sobre “As Liberdades
Públicas e o Papel da Advocacia”.

Assembleia da AMJL
A Academia Maranhense de Letras Jurídicas realizou, na última
quarta-feira, assembleia extraordinária no Hotel Blue Tree Towers São Luís, sob o comando do presidente da instituição, João Batista Ericeira.
Na pauta, a votação das propostas de alteração e atualização do estatuto e do regimento interno da AMLJ, cujo estudo e respectivo texto final estavam a cargo do Vice Presidente, o acadêmico Júlio Moreira Gomes Filho.
Ao término dos trabalhos, foram entregues os diplomas da Academia, que estavam pendentes, para os Advogados Luís Augusto de Miranda Guterres Filho, Sergio Tamer, e para o Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Churrasco em São Luís
Os apaixonados por churrasco podem comemorar desde agora. Explico: a segunda edição do BBC BBQ Festival está confirmada para o dia 2 de novembro, numa casa de eventos no Calhau. Serão nada menos de 10 horas de exercício pantagruélico com 14 estações e mil quilos de carne. O BBC BBQ Festival se firma como primeiro grande festival de carnes do Maranhão e o primeiro da cidade, inserindo São Luís no cenário nacional dos grandes festivais de churrasco.

TRIVIAL VARIADO
Augusto Diniz e Karla Patrícia estão em Salvador para comemorar a nova idade dela. Antes, na quarta-feira, o casal jantou com os casais Nelson Frota, Ruy Vilas Boas e Rogério Rondon no restaurante Quintalão.

Amaro Santana Leite e Ana Lúcia foram vistos ontem dividindo mesa com Itaquê e Glória Camara no restaurante árabe Beiruth, no Altos do Calhau.

A Lei de Responsabilidade Fiscal, publicada no Diário Oficial da União a 5 de maio de 2000, mostrou-se insuficiente para evitar o crescimento desordenado do déficit dos governos estaduais.

No assunto: quando forem sopradas as velinhas de 20 anos, governo e Congresso, talvez, despertem para a criação de novo mecanismo mais efetivo.

Ainda: o certo é que as limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal foram rapidamente derrubadas com a entrada no cenário do famoso elemento JB (jeitinho brasileiro).

DE RELANCE

Líderes Educacionais
Ampliar o conhecimento e debater sobre as novas formas de ensino são práticas indispensáveis para gestores ou líderes educacionais. Por isso, em meio a tantas mudanças na área da educação o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão vai proporcionar dois dias de imersão nesse “novo” mundo, através do VI Seminário de Líderes Educacionais, a ser realizado nos dias 17 e 18 de setembro. O seminário vai contar com renomados especialistas do cenário local e nacional da educação, entre eles o escritor e diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves.

Palavras de quem conhece
Comentário do jornalista francês Gilles Lapouge, publicado no jornal O Estado de São Paulo: “Macron é ecologista apenas em intervalos. De preferência, às vésperas de eleições, em razão do voto dos agricultores. Depois, passadas as eleições, ele volta a ser indiferente”. Lapouge, para quem não lembra, é um famoso brasilianista francês apaixonado pelo Maranhão. Aqui já esteve algumas vezes, sempre a convite do seu amigo, também jornalista, Napoleão Saboia.

Sábado com ofertas incríveis
O aniversário do Grupo Mateus será comemorado neste sábado e os descontos dos produtos estão imperdíveis com lojas funcionando 24h com uma festa de mega ofertas e com mais tempo para as compras, no Maranhão e no estado do Pará. As unidades que funcionarão por 24h serão os Mix atacarejos de Santa Inês, Timon e Vinhais (Curva do 90), em São Luís. O Eletro Mateus também terá descontos imperdíveis.

Emenda Constitucional
O Senado vota na próxima semana a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que garantirá a Estados e municípios a participação na cessão onerosa de contratos do pré-sal. Trata-se da primeira proposta que integra o Pacto Federativo com Estados e municípios. Relator da proposta, o senador Cid Gomes (PDT-CE) projeta que Estados e municípios dividirão cada um 15% de um total de R$ 70 bilhões. O restante será repassado à União. A expectativa é que a União arrecade R$ 106 bilhões com esse bônus de assinatura.

Uma ideia que faz sentido
Um atento observador da cena política maranhense defende que todas as bancadas da Câmara Municipal deveriam apresentar um projeto muito simples: Artigo 1º: O Executivo ficará obrigado a apresentar em detalhes, no começo de cada campanha eleitoral à Prefeitura de São Luís, a situação de suas contas; Artigo 2º: os candidatos assinarão documento de que tomaram amplo conhecimento dos dados e não usarão desculpas para fugir do enfrentamento das dificuldades.

Amazônia exige racionalidade
Depois de ouvir os governadores dos Estados da Amazônia Legal, na terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro pediu ao porta-voz, Otávio do Rêgo Barros, que oficializasse a decisão do governo brasileiro de aceitar ajuda externa. Foi um alívio para governadores com cofres vazios, exportadores preocupados com danos à imagem dos produtos brasileiros e empresários do agronegócio inquietos com risco de boicote espontâneo de consumidores. Segundo o porta-voz, o governo Bolsonaro “não rasga dinheiro”.

Amazônia exige racionalidade 2
Foi preciso passar por cima, com maturidade, não de "insultos" de Emmanuel Macron, mas de uma insinuação feita pelo presidente francês que sugeriu, sem detalhar, algum tipo de internacionalização da Amazônia. Tanto o presidente da França quanto o do Brasil acabaram incorrendo em antidiplomacia presidencial.

Uma verba irrisória
Nada contra os U$ 20 milhões ofertados pelos países do G-7 para combater incêndios na Amazônia. Mas esse é o preço de alguns apartamentos de luxo em
Paris. É muito barulho por muito pouco.

Nada para ensinar
O Brasil, segundo a Nasa, preserva vegetação nativa em 66 por cento da área total e cultiva apenas 7,6 por cento das terras. Os europeus, que hoje criticam, desmataram e exploraram intensamente o seu território. Detinham 7 por cento das florestas originais do planeta. Hoje tem apenas 0,1 por cento. Não podem dar lição para ninguém.

Para escrever na pedra:
“A leitura fornece à mente apenas o conhecimento; é o pensar que torna nosso aquilo que lemos”. De John Locke (1632-1704), filósofo inglês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.