Incêndio

Loja fica parcialmente destruída em incêndio de mais de duas horas

Fogo teria começado na fiação elétrica durante a manutenção de um ar-condicionado; mais de 50 bombeiros participaram da operação para debelar as chamas; incêndio não atingiu o primeiro andar, mas estrutura ficou comprometida

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

Uma loja de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, situada na Avenida Jerônimo de Albuquerque, na Cohab-Anil, em São Luís, ficou parcialmente destruída, como resultado de um incêndio, que ocorreu na tarde desta quinta-feira, 29. O episódio, que durou aproximadamente duas horas, arruinou a estrutura do estabelecimento comercial. Mais de 50 bombeiros tiveram de se deslocar ao local para debelar o fogo, que teria começado na instalação elétrica.

O incêndio começou por volta das 13h30, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). O fogo se iniciou na parte de cima da loja, on­de fica o depósito. Rapidamente, as chamas se espalharam e ficaram visíveis até para quem estava do lado de fora, às margens da avenida. Enquanto a estrutura queimava, curiosos se aproximavam para tirar fotos. Os funcionários da loja conseguiram correr e ninguém se feriu.

“O que levantamos é que o incêndio começou na parte superior e por isso mesmo não foi detectado rapidamente pelos funcionários, que ficam na loja, no primeiro piso, na parte de baixo. Quando fomos acionados, encontramos o cenário de incêndio em fase bem aguda”, declarou o coronel Célio Roberto, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. O oficial disse que os militares fizeram o isolamento, para evitar que o fogo se propagasse para edificações vizinhas.

Ainda segundo o coronel, a parte de baixo da loja ficou intacta e nenhum prédio adjacente foi atingido pelas chamas. “Estamos verificando que o telhado cedeu e as paredes laterais estão em colapso. Então, a gente está tomando cuidado nessa operação, que, no momento, já é de rescaldo. Mas ainda há alguns focos de incêndio”, comentou Célio Roberto, ainda no local. Ele frisou que, devido à delicadeza da operação, as equipes agiram no sentido de não se exporem tanto ao risco.

O comandante do CBMMA também frisou que ainda havia perigo de desabamento até aquele momento, já por volta das 15h30. “Em razão disso, falo muito na segurança dos bombeiros. Em 50 minutos, a gente acredita que estará encerrado. Graças a Deus, não houve vítimas”, salientou o oficial.

Rede elétrica afetada
Muitas causas para o incêndio fo­ram levantadas no local. Uma delas partiu do eletricista Carlos Henrique, que atua no ramo há mais de 14 anos. Para ele, um problema na rede elétrica deve ter gerado o fogo.

“O fato é que ontem, por coincidência, houve manutenção de ar-condicionado. Como eu trabalho na área de eletricidade, deduzo que tenha ocorrido um problema na instalação. Quando aconteceu o incêndio, o curto-circuito se alastrou, pois, quanto mais se joga água, mas piora a situação”, analisou ele.

Provável demolição
Conforme o coronel Célio Roberto, a loja será interditada por causa das condições em que se encontra por causa do incêndio, que o deixou inabitável e em desuso. Ele ponderou que, provavelmente, o prédio será demolido, diante dos estragos na estrutura.

“O Corpo de Bombeiros também tem, em sua estrutura, a Defesa Civil. Vamos fazer uma avaliação estrutural. Mas tudo indica que será demolido. É visível o colapso na estrutura”, expressou o comandante.

Início do incêndio
O coronel avaliou que o incêndio começou na parte de cima da loja, porque não há indícios de que possa ter se iniciado no primeiro andar. “O colapsamento ocorreu apenas no prédio incendiado. Nenhuma edificação vizinha foi danificada. O incêndio começou no depósito. Não há indícios de propagação de baixo para cima, tanto é que a loja permaneceu intacta embaixo. Na parte de baixo, não há indícios de rastro de queima de combustão”, ressaltou Célio Roberto.

Após mais de duas horas do início, o incêndio foi controlado pelos militares do CBM, que utilizaram vários caminhões para a operação, que terminou no fim da tarde. Devido ao episódio, a Avenida Jerônimo de Albuquerque ficou congestionada, na via em que a loja está localizada. Do outro lado, o trânsito ficou lento, porque muitos curiosos estavam no meio-fio.

Energia desligada
Em decorrência do incêndio, a rede de distribuição de energia elétrica para as áreas próximas foi desligada por aproximadamente oito minutos. “A equipe da Cemar isolou eletricamente a área do estabelecimento e nesse momento acom­panha os trabalhos dos profissionais do Corpo de Bombeiros”, declarou a Companhia Energética do Maranhão sobre o caso.

Loja fica parcialmente destruída em incêndio de mais de 2 horas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.