Casa Fanti Ashanti

Cultura ancestral ressaltada em sarau

Casa Fanti Ashanti realiza 1° Sarau de Axé hoje, às 19h, na Casa do Maranhão; renda de produtos vendidos no evento será revertida à preservação da Casa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Boi de Maracanã é uma das atrações do Sarau de Axé
Boi de Maracanã é uma das atrações do Sarau de Axé (boi de maracanã)

São Luís - Uma programação vasta, inspirada na cultura ancestral africana e afro-brasileira, com shows, teatro, recital de poesia e apresentação do Boi de Maracanã vai marcar o 1º Sarau de Axé realizado pela Casa Fanti Ashanti. O evento será hoje, a partir das 19h, na Casa do Maranhão (Praia Grande) e terá a renda arrecadada com a venda dos produtos destinada à restauração e preservação da Casa Fanti Ashanti. A entrada no sarau é gratuita.

Segundo Mãe Kabeca, Yalorixá da Casa, a ideia do 1º Sarau de Axé é contribuir com a preservação da Casa Fanti Ashanti, considerada um valioso patrimônio da cultura afro-brasileira. “O espaço arquitetônico da Casa necessita passar por reformas e adequações de sua estrutura física. Por ser uma casa de axé, seguimos os princípios da coletividade e da partilha, portanto a festa tem objetivo de unir com alegria todas as pessoas. O apoio de todos é essencial para o sucesso do projeto”, explicou.

Para iniciar a programação, os DJs Félix e Carol Vieira animam o evento. Em seguida, haverá a abertura com salva de Divino Espírito Santo conduzido por Mãe Kabeca, Yalorixá da Casa, e apresentação dos Ogans e Abatazeiros da Casa Fanti Ashanti.

Se apresentam os cantores Roberto Ricci, Célia Sampaio, Andrea Frazão, Gisele Padilha, Carlão Rastafari, Paula Guterres, Malluh, Livra Nogueira, George Gomes, Preta Lu, Manu e Banda Casarão Verde, DJ Pedro Sobrinho, Lena Machado, Célia Maria, Tássia Campos, Luciana Pinheiro, Anastácia Lia, Tambor de Crioula de Taboca e Oficina Afro.

A poesia será contemplada com a presença dos artistas Pepê, Alan Vitor Saraiva, Lúcia Gato, Miguel Nobre e Pedro Nobre, Luiz Pazzini e Heinecken. O artista visual Gil Leros apresentará suas telas. A programação conta ainda, com a participação do Boi de Maracanã e o Tambor de Crioula de Taboca da Casa Fanti.

A cozinha do Axé é um dos pontos altos do evento e proporcionará aos presentes sabores, aromas e cores dos elementos e alimentos tradicionais que unem a comunidade. O 1º Sarau do Axé pretende retratar o universo dos Orixás, Voduns e Encantados; um ambiente de ensinamentos, aprendizados e afeto inspirados na força sagrada da natureza.


Casa
A Casa Fanti Ashanti – A Tenda São Jorge Jardim de Oeira da Nação Fanti Ashanti, foi fundada em São Luís pelo Sacerdote Euclides Menezes Ferreira (Talabyan), em 1954. Atualmente tem sede na Rua Militar n. 1158, no bairro Cruzeiro do Anil e é dirigida por Mãe Kabeca de Xangô, escolhida Yalorixá do Ilê pela Ancestralidade da Casa Fanti Ashanti.

Serviço

O quê

Sarau de Axé


Quando

Hoje, às 19h


Onde

Casa do Maranhão - Rua da Feira, Praia Grande

Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.