Tolerância zero

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

Uma postagem da diretora-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Larissa Abdalla Britto, em uma rede social, na noite do último sábado (24), deixa clara a intenção do Estado de tratar com tolerância zero condutores abordados e flagrados em atos de infrações durante a Operação Lei Seca. A gestora do órgão de trânsito elogiou a postura implacável de um policial do Batalhão de Policiamento Militar Rodoviário Estadual (BPRV) e de uma servidora a ela subordinada contra um suposto condutor flagrado em ato ilegal em uma blitz, na noite anterior.

Larissa ressaltou que, além de formação técnica, é preciso ter “firmeza de caráter, solidez nos valores pessoais e convicções muito claras do que e por que se faz”. Destacou, ainda, que tais virtudes se potencializam quando se trata de agentes públicos. Frisou que os dois exerceram papel determinante para que fosse cumprido o dispositivo constitucional que diz que todos os cidadãos são iguais perante a lei.

Provavelmente, com a intenção de fazer um reconhecimento público a ambos, a diretora do Detran fez questão de identificar tanto o militar, quanto a funcionária do órgão de trânsito. Já o nome do infrator foi mantido no mais absoluto anonimato. A divulgação de tal informação fez falta ao contexto, pois daria ainda mais consistência ao comentário elogioso da gestora e reforçaria a credibilidade das ações de segurança no trânsito desenvolvidas pelo poder público, a exemplo da própria Operação Lei Seca.

A manifestação de aprovação ao rigor é um recado claro aos condutores que costumam assumir comportamento imprudente ao volante. Mais ainda, soa como recomendação aos que confiam na impunidade para que mudem de atitude, pois a chance de a lei alcançá-los foi ampliada. A propósito, seria fundamental aos gestores reforçarem diariamente tais diretrizes a todos os seus subordinados, para que os procedimentos estejam unificados, da mais alta cúpula à base.

Com mais de 1 milhão de motocicletas e ciclomotores em circulação nas ruas, avenidas e rodovias do Maranhão, conforme noticia O Estado na presente edição, a ação enérgica das autoridades de trânsito contra os infratores é extremamente necessária. Estatisticamente, está comprovado que os veículos de duas rodas são mais suscetíveis a acidentes, tanto pela irresponsabilidade de muitos que os utilizam, quanto por suas características. Por isso, a postura implacável das autoridades para coibir desastres envolvendo motos é plenamente aceitável e justificável.

Além da tolerância zero nas abordagens, os órgãos de fiscalização de tráfego já anunciaram que as blitze serão realizadas também nos dias úteis. Resta saber se há estrutura suficiente para a execução de um trabalho efetivo, que traga resultados práticos satisfatórios. Dificuldades à parte, trata-se de uma medida altamente positiva, que pode representar um recuo dos números que há tempos expõem um cenário sangrento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.