Definido

Primeiro jogo do mata-mata será no gramado sintético

Sampaio Corrêa e São José farão a primeira partida das quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro, às 19h15 do sábado (31); jogo será realizado no Estádio Passo d''Areia, em Porto Alegre (RS), confirmou a CBF

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
A liberação, entretanto, não estava atualizada pela CBF, e o jogo poderia ser em outro local
A liberação, entretanto, não estava atualizada pela CBF, e o jogo poderia ser em outro local (Estádo Passo d'Areia)

São Luís - No início da tarde de ontem, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que o São José fará o primeiro duelo das quartas de final do Campeonato Brasileiro Série C no estádio do “Zequinha”. O jogo contra o Sampaio Corrêa, marcado para 19h15 do sábado (31), será realizado no Estádio Passo d'Areia, em Porto Alegre (RS), que tem a “temida” (por parte dos jogadores) grama sintética .

No mata-mata, a CBF exige estádio com capacidade mínima de 10 mil pessoas, mas havia uma divergência de dados do estádio. Isso porque houve uma liberação recente de um setor pelo Corpo de Bombeiros, o que faz com que o local tenha 10.600 lugares.
A liberação, entretanto, não estava atualizada pela CBF, deixando o Passo d'Areia abaixo do mínimo exigido.

O vice-presidente de Futebol, Milton Machado, disse ter sido pego de surpresa com a indefinição na tabela da entidade nacional.

A CBF tomou uma decisão sobre o assunto no início da tarde de ontem, mas o clube já trabalhava com um plano B. Caso fosse negado o jogo no Passo d'Areia, a opção mais provável era levar a partida decisiva para a Arena do Grêmio, também em Porto Alegre.

A decisão agradou muito ao São José. Isso porque todas as seis vitórias do time na Série C foram no Passo d'Areia. Além disso, os outros três jogos terminaram empatados. No total, o time marcou 16 dos 25 gols na competição e levou apenas quatro dos 17.

O gramado do Passo d'Areia é sintético, o que exige mais das articulações dos atletas, principalmente dos joelhos.De acordo com reportagem do site gauchazh.clicrbs.com.br de 20/4/2016, pioneiro na América do Sul, o gramado belga do Passo d'Areia foi instalado em fins de 2010. Naquela época, Francisco Novelletto, presidente da Federação Gaúcha de Futebol, também respondia pelo futebol do “Zequinha”, havia voltado encantado do Omnilife, o estádio do Chivas, que fez a final da Libertadores com o Inter, e cuja grama sintética chega a reluzir.

“Pagamos R$ 800 mil pelo nosso gramado. Como era o primeiro do continente em um estádio de futebol, acabamos conseguindo uma parceria e pagando menos do que ele custava”, recordou Novelletto. “Decidimos pelo sintético, porque o Passo d'Areia virava um banhado quando chovia. Nem dava para treinar. Desde então, lá jogam do sub-8 ao sub-80”, emendou o dirigente.

Se o Passo d'Areia foi o primeiro, o da Arena da Baixada é o mais moderno sintético do Brasil. Foi inaugurado em 25 de fevereiro de 2016, na vitória por 1 x 0 sobre o Criciúma.

Fio da grama

O fio da grama tem 7cm de altura (o do Passo d'Areia, 6,5cm) e, em vez de farelo de borracha para compor o gramado, é utilizado um composto orgânico, cor de terra, com fibra de coco, e que impede o aquecimento excessivo do campo artificial, como ocorreu no Gauchão de 2014, em partida entre São José e Grêmio.

Jogos em casa do São José:

São José 2 x 0 Luverdense

São José 1 x 1 Juventude

São José 2 x 0 Boa Esporte

São José 1 x 0 Remo

São José 2 x 0 Tombense

São José 0 x 0 Ypiranga

São José 3 x 0 Atlético-AC

São José 1 x 1 Paysandu

São José 4 x 2 Volta Redonda

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.