COLUNA

Mudanças partidárias na bancada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

Mudanças partidárias deverão ocorrer nos próximos dias com membros da bancada maranhense na Câmara dos Deputados. Hoje, Aluisio Mendes oficialmente deixa o Podemos, partido pelo qual ele se reelegeu ano passado, e ingressa no PSC, mesmo partido do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.
O parlamentar deixará o Podemos para o colega Eduardo Braide (PMN), que já havia anunciado que deixaria o partido pelo qual se elegeu devido as cláusulas de desempenho que a sigla não alcançou na eleição passada.
Este movimento de Mendes - antes tentando em relação ao PSL - tem um objetivo claro de fortalecimento do projeto de Braide de voltar a ser candidato a prefeito de São Luís. Com Aluisio no PSC e Eduardo no Podemos, o segundo já tem garantida a aliança com o PSC.
Além destas mudanças, há a previsão de que Hildo Rocha migre para o PSL de Jair Bolsonaro. O convite já foi feito pelo presidente estadual da legenda, vereador de São Luís Chico Carvalho, e Rocha já admite que analisa “com carinho” a possibilidade. Hildo foi reeleito pelo MDB e quer deixar a sigla já que suas relações com o partido no Maranhão não são das melhores.
Antes destes três deputados maranhenses, outro parlamentar já havia trocado de partido no primeiro semestre deste ano. O pastor Gildenemyr deixou o PMN para se filiar ao PL - antigo Partido Republicano - que já tem os deputados federais Josimar de Maranhãozinho e Júnior Lourenço. A mudança de sigla do pastor ocorreu pelo mesmo motivo de Braide.

Apreciação
À coluna, o deputado federal Hildo Rocha (MDB) afirmou que o Requerimento nº 2234, de 2019, de autoria do colega parlamentar Pedro Lucas Fernandes (PTB), solicitando urgência para a votação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, será apreciado na próxima semana.
O pedido somente não foi analisado por intervenção, de acordo com Rocha, do deputado federal André Figueiredo (PDT/CE).
No total, quase 300 deputados assinaram o requerimento de Pedro Lucas.

Para as comissões
O vereador e presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), disse que o Plano Diretor da cidade ainda não fora remetido a plenário, pois depende do parecer das comissões da Casa.
A matéria está sob posse dos grupos de trabalho internos e deverá protagonizar as discussões no Legislativo no segundo semestre.
A expectativa inicial era de apreciação do texto antes de junho deste ano, o que não ocorreu.

Aos animais
A Proposta de Emenda Constitucional do deputado estadual César Pires (PV), que altera artigos do Fundo Estadual de Proteção dos Animais, foi aprovada em segundo turno na sessão de ontem em Plenário.
Foram 28 votos a favor e nenhum contrário à medida.
Mesmo sendo da oposição, Pires contou com o apoio de parlamentares do núcleo de apoio ao governo estadual para sanção da medida.

Relatoria
O deputado federal Edilázio Júnior (PSD) foi indicado pela Câmara Federal para atuar como relator da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional.
Dentro do plano de trabalho já apresentado pelo parlamentar está a intensificação do debate sobre a situação da Amazônia.
Edilázio afirmou que o objetivo é fazer com que o Congresso não seja negligente em relação ao problema de queimadas na Amazônia.

Dois MAs
Sobre relatoria, foi confirmado que o senador maranhense Roberto Rocha (PSDB) será mesmo o relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da proposta de realização de plebiscito para separação do Maranhão.
O projeto de lei é do deputado do Tocantins, Siqueira Campos (DEM) que propõe que a Justiça Eleitoral faça consulta entre a população maranhense sobre a criação do estado do Maranhão do Sul.
Sobre a possibilidade do Maranhão ser dividido, o senador Roberto Rocha é a favor o que deverá levar seu relatório pela aprovação do projeto do parlamentar do Tocantins.

Resultados
O presidente estadual do PSL, vereador Chico Carvalho, foi a Brasília para levar os resultados da campanha nacional de filiações da legenda ao presidente nacional da sigla, Luciano Bivar.
Carvalho mostrou que somente em São luís foram feitas mais de mil filiações nos últimos meses e tem, pelo menos, dois nomes para a disputa eleitoral do ano que vem na capital.
E, ainda segundo o presidente estadual, o PSL ainda vai continuar com a campanha de filiação trazendo nomes importantes para o partido.

DE OLHO

R$ 692 foi o valor investido no Programa Cidadania Digital do Governo do Maranhão.

E MAIS

• Começa hoje, na Praça Maria Aragão, o Food Truck Festival, promovido por empreendedores do setor e pela Prefeitura de São Luís.

• O evento vai até o próximo domingo, das 17h às 23h, com atrações culturais locais. O Festival vai integrar a programação de aniversário dos 407 anos de São Luís.

• Na avaliação do Palácio de La Ravadiére, um evento como este contribui para a promoção do empreendedorismo e fomenta a economia local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.