Ato religioso

Dezenas de fiéis realizam a tradicional lavagem do santuário de Ribamar

Ato é uma das celebrações do novenário oferecido ao padroeiro do Maranhão e antecede o festejo do santo; evento religioso vai acontecer a partir do dia 1º

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

Dezenas de fiéis participaram, ontem, da tradicional lavagem do santuário de São José de Ri­bamar, como um ato de abertura para as celebrações do novenário oferecido ao santo padroeiro do Maranhão, que vem sendo realizado desde 2001, ano em que parte da estrutura da igreja desabou. O ato faz parte de uma das ações que antecedem o festejo de São José de Ribamar, que vai começar a partir do próximo dia 1º, e se estenderá até o dia 29 de setembro. O tema abordado este ano é “Amazônia: Igreja, missão e ecologia”, que faz referência ao Sínodo para a Amazônia.

Os fiéis chegaram cedo à Igreja Matriz com baldes e vassouras. Após receberem a bênção dos padres, eles começaram a fazer a lavagem. O altar, o piso, os bancos e as calçadas da igreja foram limpos com bastante cuidado. Até mesmo os santos, que ficam em torno da capela, foram lavados. Todo o lixo foi recolhido e jogado fora.

O padre Cláudio Roberto Santos, que é reitor do santuário, declarou que o ato de lavagem da igreja possui dois significados. Um deles é o físico, para que a igreja esteja organizada para receber os fiéis. A lavagem também serve como forma de purificação, do coração e da alma.

Luíza Lobato é devota do santo padroeiro do estado há 54 anos e todos os anos participa da lavagem da igreja. “O santuário precisa ser limpo, assim como nossa alma, nossos pecados e o espírito”, comentou a fiel.

Lindinalva Neves declarou que a lavagem do santuário é uma for­ma de lavar a alma e renovar a fé. “São José é nosso protetor e nosso pai. Ele já me concedeu muitas graças. Então, não tem como agradecer”, afirmou.

João Neves disse que já teve vários problemas de saúde, inclusive na cabeça, e por meio de preces ao santo obteve a cura. Participar da lavagem, segundo ele, é mais uma forma de agradecer pelas graças recebidas. “Estou aqui apenas agradecendo pelas graças alcançadas”, afirmou.

Festejo
O padre Cláudio Roberto Santos informou que o tema do festejo do padroeiro do Maranhão deste ano “Amazônia: Igreja, missão e ecologia” faz referência ao Sínodo para a Amazônia e foi convocado pelo pa­pa Francisco. “O santo São José de Ribamar é um grande exemplo e protetor da família de Nazaré e ensina a cuidar da região amazônica. Somos ardorosos missionários e servos de Deus”, afirmou.

Ao longo do festejo serão realizadas missas, procissões, novena, louvor, mas o ponto alto da programação é a Grande Romaria Caminho de São José, que vai acontecer no dia 21 de setembro. Os romeiros saem da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, e seguem a pé até a Igreja Matriz de São José de Ribamar. Durante o percurso, os fiéis fazem orações, pedidos e agradecimentos ao santo padroeiro.

A abertura do evento, dia 1º, vai ocorrer na data do aniversário do altar do santuário. Neste dia, acontecerão romarias, missas e batizados. No dia do aniversário de criação do santuário, 9 de setembro, também estão previstas missas. No encerramento do festejo, 29, além de missas, serão realizados batizados, a procissão de São José de Ribamar, pelas ruas da cidade e show artístico.

SAIBA MAIS

DIA A LENDA

De acordo com a lenda, um navio português vindo de Lisboa, com destino a São Luís, se desviou do curso e foi parar na atual Baía de São José, durante uma tempestade, sendo ameaçado por bancos de areia. A tripulação teria invocado São José, sendo depois o navio afastado do perigo por uma onda e os tripulantes salvos.
O capitão do navio teria erguido uma ermida, com uma imagem do santo. Com o passar do tempo, se desenvolveu uma povoação ao seu redor e aumentou a fama da região devido à lenda. A partir de 1757, foram construídas três igrejas em homenagem ao santo e todas desabaram misteriosamente, para os fiéis, pelo fato de terem sido construídas de costas para o mar, contrariando o desejo de São José. A igreja atual, construída em 1915 de frente para a orla, permanece de pé e é considerada um símbolo da cidade.

SANTUÁRIO

Em 29 de abril de 1942, dom Carlos Carmello de Vasconcellos Motta, então arcebispo de São Luís, elevou o curato (aldeia, povoado) de São José de Ribamar, à categoria de Paróquia amovível, com o mesmo orago (santo padroeiro) e a mesma Matriz. No dia 9 de setembro de 2011, por ocasião da abertura do Festejo de São José de Ribamar, dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís, criou o Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar. Na Ilha de São Luís, existem apenas dois santuários arquidiocesanos, o outro é o de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Monte Castelo, na capital. Na Igreja Católica, é considerado um santuário a igreja frequentada por fiéis vindos de diversas regiões, atraídos por algo que existe especificamente naquele templo.

PROGRAMAÇÃO

Dia 1º de setembro - Alvorada de abertura, 5h, Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, no Moropoia; este dia é o aniversário do altar do santuário
Dia 7- Passeio ciclístico e romarias pela cidade
Dia 9 - Aniversário da criação do santuário; vão ocorrer missas durante todo o dia
Dia 14 - Romaria das Crianças, a partir das 15h
Dia 19 - Comemoração do Dia Municipal e Estadual de São José de Ribamar como santo padroeiro
Dia 21 - Grande Romaria Caminho de São José de Ribamar, a partir das 19h
Dia 24 - Aniversário da cidade, que vai ser marcado por missas e novenas
Dia 27 - Centenário de inauguração do santuário
Dia 28 - Romaria marítima, a partir das 7h
Dia 29 - Encerramento com missas, batizados e show artístico

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.