Violão

Acordes para homenagear o violão nacional

Tiago Fernandes Trio apresenta hoje, às 19h, no Centro Cultural Vale Maranhão, show com repertório totalmente brasileiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Tiago Fernandes fará um repertório diversificado no show
Tiago Fernandes fará um repertório diversificado no show (Tiago Fernandes)

São Luís - A sonoridade nacional é o foco do show “Violão Brasileiro”, que Tiago Fernandes Trio apresenta hoje, às 19h, no projeto Pátio Aberto, que acontece todas as quintas-feiras no Centro Cultural Vale Maranhão. O artista estará acompanhado do bandolinista Victor Santana e do percussionista Valdico Monteiro. A cantora ludovicense e mezzo soprano, Eduarda Saraiva fará participação especial. A programação é gratuita.

O momento promete ser marcado por homenagens a grandes artistas do violão nacional, entre eles, Baden Powell, Garoto, Elomar, Zé Paulo Becker entre outros. No show, a grande estrela será um dos mais tradicionais e versáteis instrumentos da música brasileira, apresentando a diversidade de ritmos e estilos da música brasileira.

Com cinco anos de carreira, Tiago Fernandes atesta que o show é um momento espacila para ele. “É uma homenagem ao violão brasileiro, tendo como foco músicas de violonistas ou arranjadas por eles. Teremos composições soladas e também acompanhadas, além de músicas cantadas”, adianta Tiago Fernades.

Repertório

Ele conta que a escolha do repertório se deu pelo que ele já tocava e pela proposta do show, que é mais dançante, mas festivo. Assim, o músico fará uma espécie de panorama do instrumento no Brasil tocando ritmos das regiões Nordeste, Norte, Sul e Sudeste do país como frevos, baiões, sambas, cantorias, entre outras.

Do Maranhão, o músico destaca nomes como Turíbio Santos, João Pedro Borges e Joaquim Santos. “São pilares do violão tanto do Maranhão, quanto nacional e internacional, são nomes de tradição”, destaca Tiago Fernandes que no show tocará violão sete cordas, mas também contemplando repertório de seis cordas.

No repertório, músicas como “Canto de Ossanha” (Baden Powell), “Amor Proibido” (Cartola), “Lamentos do morro” (Garoto), “Feito em casa” (Josué Costa), “Pra tudo ficar Bem” (Zé Paulo Becker), “A meu Deus um canto novo” (Elomar), “A saga da Amazônia” (Vital Farias), "Temquitê" (Renato Frazão e Demarca), entre outras. Tiago Fernades, que também compõe, incluiu a música “Ilha”, de sua autoria, no show.

Tiago Fernandes é spalla da Orquestra de Violões da Universidade Federal do Maranhão/Escola de Música do Maranhão e já se apresentou em diversos concertos pelo país. Fez sua estreia como arranjador no projeto Rico Choro. Integra o Instrumental Tangará, e atualmente tem se dedicado a pesquisa da memória violonística maranhense no Acervo João Mohana.

Serviço

O quê

Show “Violão Brasileiro” com Tiago Fernandes

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), Avenida Henrique Leal, 149, Praia Grande

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.