CLA/Alcântara

Requerimento de urgência do AST será apreciado na Câmara

Previsão é a de que até a próxima semana a proposta seja apreciada no plenário da Casa; se aceito, Acordo de Salvaguardas Tecnológicas será votado sem precisar passar por novas comissões

Thiago Bastos/ Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Se requerimento for aceito, o AST vai ser votado no plenário sem precisar passar por outras comissões
Se requerimento for aceito, o AST vai ser votado no plenário sem precisar passar por outras comissões (Câmara dos Deputados)

O requerimento protocolado pelo deputado federal Pedro Lucas Fernandes (PTB) solicitando urgência na análise do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) de Alcântara será apreciado em plenário na semana que vem. O acordo foi feito após articulação de membros da bancada do Maranhão, dentre eles, os deputados Hildo Rocha (MDB) e Eduardo Braide (PMN) com a presidência da Casa.

Pelo rito normal, o relatório elaborado por Hildo Rocha deverá ser remetido – após aprovação na semana passada na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional – à Comissão de Ciência e Tecnologia. No entanto, parlamentares do estado entendem que o assunto exige pressa e que por vários anos a população local espera pela aprovação da parceria.

Para o deputado Hildo Rocha (MDB), o texto está bem encaminhado. “Tudo leva a crer que em breve analisaremos este importante tema entre os deputados em plenário”, disse. No total, de acordo com ele, cerca de 300 deputados assinaram o Requerimento.

Caso aprovado, Brasil e Estados Unidos selarão parceria técnica para uso da Base Espacial de Alcântara

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.