COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
TEM SIDO bastante movimentada a temporada no Maranhão da cônsul do Peru em São Paulo, Maria Lourdes Hilbck, e das consulesas Karin Whitaker Larue (do Canadá) e Carola Maria Yacon (da Argentina). Acompanhadas de Ana Karin Andrade elas visitaram os Lençóis Maranhenses e voltaram encantadas com tudo o que viram. Na segunda-feira, jantaram no restaurante Cabana do Sol, em mesa movimentada pelas presenças de Cintia e Fernando Motta, que já estão na cidade, após duas semanas vendo as novidades em decoração na capital paulista. Na foto, as quatro com o Repórter PH, na entrada do Cabana da Ponta do Farol
TEM SIDO bastante movimentada a temporada no Maranhão da cônsul do Peru em São Paulo, Maria Lourdes Hilbck, e das consulesas Karin Whitaker Larue (do Canadá) e Carola Maria Yacon (da Argentina). Acompanhadas de Ana Karin Andrade elas visitaram os Lençóis Maranhenses e voltaram encantadas com tudo o que viram. Na segunda-feira, jantaram no restaurante Cabana do Sol, em mesa movimentada pelas presenças de Cintia e Fernando Motta, que já estão na cidade, após duas semanas vendo as novidades em decoração na capital paulista. Na foto, as quatro com o Repórter PH, na entrada do Cabana da Ponta do Farol

Talkshow
O São Luís Shopping será palco, na noite de hoje, de um momento de troca e aprendizado sobre moda, beleza e mercado digital.
É a proposta do talkshow que O Boticário, a marca mais amada pelos brasileiros, promove em parceria com F*hits, a primeira e principal plataforma de influenciadores digitais do país.
A marca traz para esta Capital a CEO e fundadora da plataforma, Alice Ferraz, e a influenciadora e beauty artist, Alice Salazar, para um encontro inédito, com início previsto para as 19h30, somente para convidados, imprensa, influenciadores e clientes da marca.

Aprendizagem criativa
A Aula Inaugural que marcou o início das atividades acadêmicas do segundo semestre na Universidade Federal do Maranhão teve como destaque a palestra “Tecnologia como Ferramenta de Inovação e Aprendizagem Criativa”.
A palestra foi mediada pelo professor João Batista Bottentuit Júnior, do Programa de
Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e do Departamento de Educação daquela instituição de ensino superior.
O objetivo foi demonstrar como as novas tecnologias podem auxiliar os alunos e como podem favorecer o processo de ensino aprendizagem.
O palestrante fez uma explanação do contexto tecnológico atual e do conjunto de ferramentas que beneficiam as práticas
pedagógicas durante as atividades educacionais na UFMA.

Workshop
Uma série de eventos marcam o cinquentenário da Procuradoria-Geral do Estado, inclusive em termos de capacitação, destinada aos procuradores de áreas especializadas.
Um deles é o Workshop da Procuradoria Trabalhista, voltado para os procuradores do Estado, assessores e estagiários de Direito desse setor.
A ideia é debater, em conjunto com o procurador-geral e os procuradores adjuntos da instituição, os temas focais e de destaque da Procuradoria Trabalhista.
O workshop acontece logo mais às 15h, no primeiro andar
da PGE/MA.

Semana de Dança
As inscrições para as oficinas da XIII Semana Maranhense de Dança foram abertas oficialmente. São 15 oficinas em diversas modalidades para bailarinos iniciantes, intermediários e avançados, a serem ministradas por profissionais de dança locais e nacionais.
As inscrições acontecem até o dia 8 de setembro, por meio de formulário online. A seleção dos participantes para as oficinas
de nível iniciante será realizada por ordem de inscrição.
Já as dos níveis intermediário e avançado serão realizadas de acordo com a proposta de cada oficineiro, passando por curadoria. As oficinas acontecerão de 13 a 20 de setembro, concomitante ao evento.

Direito Aeronáutico
O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) designou o advogado e coordenador do Curso de Direito do Instituto Florence de Ensino
Superior, Thales Dyego de Andrade Coelho, para figurar como membro da Comissão Especial de Direito Aeronáutico, Espacial e Aeroportuário. A indicação foi oficializada por meio de portaria publicada na semana passada.
Indicação oportuna, principalmente por conta do debate em torno do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, que envolve o Maranhão, e por haver muitas questões de interesse público acompanhadas diariamente pela comissão.
O professor acompanhará os trâmites do recente acordo celebrado entre o Brasil e EUA para o uso da Base de Alcântara.

Estalar o pescoço
Bastante comum, o hábito de estalar o pescoço pode, em raros casos, resultar em um acidente vascular cerebral (AVC).
Foi o que aconteceu com um homem de 28 anos nos Estados Unidos. Conforme a rede CBS, Josh Hader sofria com um desconforto na região e resolveu fazer o que muitos fazem: estalar o pescoço em busca de alívio.
Os instantes seguintes, relatou, foram de uma sensação estranha.
Ele não conseguia caminhar em linha reta e sua visão ficou embaçada. Foi encaminhado ao hospital, onde recebeu o diagnóstico de AVC.

Sucesso em Curitiba
O Maranhão mandou ver no Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso Olímpico (LPO), realizado em Curitiba. Os atletas ergueram a nossa bandeira
e muito bem representaram a Academia Viva Água e o CF 98. São eles: Lívia Soares (terceiro lugar/na categoria 59kg) e Cayo Elcias (recorde brasileiro sub 20, classificando-se para o sul-americano). O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP). Os nossos atletas viajaram na companhia do treinador Eduardo Roberto.

TRIVIAL VARIADO

A Aramis está com uma nova proposta que engloba estilos diferentes e uma gama de roupas masculinas que vai da moda praia ao casamento. A coleção verão será apresentada amanhã, a partir das 19h, na loja da Aramis, no 2º piso do São Luís Shopping.

Dois dias de Festival Gastronômico com menu assinado pelos chefs Rodrigo Martins e Júnior Belém, hoje e amanhã, no bistrô Quintalão, na Península da Ponta d´Areia. Para quem gosta de boa comida, é um programa imperdível.

Estados e municípios são vítimas de gestores irresponsáveis que, ao longo de décadas, contraíram empréstimos muito além da capacidade financeira. Confiavam que a geração seguinte daria um jeito.

O mais incrível em meio às chamas na Amazônia: não conseguem prender ninguém. A apresentação dos criminosos serviria de advertência. Por enquanto,
agem livremente.
A próxima reunião do Comitê de Política Monetária, para tratar da taxa básica de juros, será no dia 17 de setembro. Os bancos Itaú e Bradesco preveem queda de 6 para 5,5 por cento. Apostam também que, em dezembro, chegará a 5 por cento.

O Congresso Nacional mantém, desde 2008, a Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas com as atribuições de acompanhar, monitorar e fiscalizar, de modo contínuo, as ações referentes às mudanças climáticas no Brasil. Resultado nunca apareceu.

DE RELANCE

Ordem dos fatores
Primeiro, a França e outros países europeus tiraram proveito político das queimadas no Brasil. Foram doses substanciais de declarações inflamadas e de demagogia interna. Depois, só depois, se preocuparam em oferecer ajuda. Nada impediria que tivessem feito o contrário. Dar dinheiro e apoio para resolver o problema e, encaminhada a solução, analisar causas e responsabilidades. Nesse caso, a ordem dos fatores altera o produto.

Ordem dos fatores 2
Não há como negar que temos um grave problema ambiental no Brasil. Mas está na cara que a preocupação de líderes europeus com a Amazônia é extremamente positiva – para eles mesmos. Ao apontar os dedos em riste para uma causa popular e praticamente sem opositores, angariam prestígio e legitimidade, além de desviar a atenção dos seus problemas internos. O compromisso com a Amazônia existe, mas não vem em primeiro lugar. É assim que funciona a política, na imensa maioria das vezes.

Nova sede da Terra Viva
O empresário Marcos Silva recebe hoje executivos da área de benefícios e seguros do Maranhão e de vários estados, autoridades e jornalistas para apresentar a nova sede do Grupo Terra Viva, no Centro de São Luís. O arrojado projeto da matriz tem a tecnologia como um dos destaques, além da funcionalidade, conforto e segurança. O evento terá várias atrações e promete ser um dos mais prestigiados da semana. O Grupo comemora 19 anos de atuação no mercado.

Sabores da Terra
Eis o tema da 4ª oficina gratuita que a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), realizará na sede do Museu da Gastronomia Maranhense. Desta vez, o camarão será a base principal das receitas preparadas pelos alunos e um chef de cozinha especializado do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O objetivo da ação implementada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior é fomentar a economia local por meio da capacitação e incentivo ao empreendedorismo, bem como fortalecer a cultura gastronômica local e seus elementos.

Educação Profissional 2020
Desde 2016, o Departamento Nacional do Senac promove as Competições Senac de Educação Profissional, que visam valorizar a ação educacional e revelar talentos formados pela Instituição. Com etapas regionais e nacionais, o evento seleciona os representantes do Brasil na WorldSkills, a mais importante competição de educação profissional no mundo. Pensando nisso, o Senac realiza a edição estadual da competição, onde o escolhido representará o Maranhão em 2020 na disputa nacional, na categoria de Serviço de Restaurante.

Novo restaurante Blue Tree
É grande a expectativa em torno da abertura do novo restaurante do Blue Tree São Luís. Repaginado e com menu assinado pelo chef César Santos, de Pernambuco, o espaço, com novo nome e nova marca, será aberto ao público a partir do dia 5 de setembro. O chef César Santos, como se sabe, é o proprietário do restaurante Oficina do Sabor, um dos mais badalados de Olinda (PE), e ocupa hoje lugar de destaque no cenário da gastronomia nacional e internacional.

Turismo e Cultura
A Casa de Cultura Josué Montello será palco na próxima sexta-feira, do último evento do Ciclo de Palestras alusivo ao lançamento da edição especial do romance “Os Tambores de São Luís”, uma das obras mais aclamadas da literatura de língua portuguesa. Dessa vez a palestra vai oferecer um passeio pelos caminhos culturais percorridos pelo autor Josué Montello ao narrar a saga do herói Damião em seu livro.

Turismo e Cultura 2
Com o tema “Os Tambores de São Luís: Caminhos de um Roteiro Cultural”, a Profa. Dra. Conceição Belfort, docente do Curso de Turismo da UFMA, vai discorrer sobre os diversos lugares visitados por Montello em uma São Luís colonial. O evento é aberto ao público interessado. Desde o lançamento da edição especial dessa obra no último mês de julho, foram promovidas diversas palestras sobre as mais variadas questões interligadas a esse romance extraordinário e atemporal de Josué Montello.

Para escrever na pedra:
“Não é a espada que vence a batalha, mas o braço que a segura.” De Cecelia Holland, romancista norte-americana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.