Editorial

Conexão para escolas rurais do país

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

Uma boa notícia nas áreas do ensino e tecnologia. O Ministério da Educação (MEC) repassou mais R$ 60 milhões para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) visando garantir a conexão para 8 mil escolas rurais de Norte a Sul do país, com benefício para cerca de 3 milhões de estudantes até o fim deste ano.

O recurso é a segunda parcela do programa Inovação Educação Conectada, que leva internet para escolas públicas rurais - o primeiro repasse foi em 2017, no mesmo valor. Ao todo, serão seis repasses, sendo um por ano, até 2023, totalizando R$ 360 milhões.

E a aposta na ação é tão alta que o governo ampliou a expectativa de alcance. A meta, em 2017, era conectar 6,5 mil escolas. Este ano, porém, o MEC e o MCTIC aumentaram em 23%, abrangendo mais 1,5 mil instituições escolares, que vão poder desenvolver seus projetos pedagógicos com o uso da internet. As escolas vão receber 10 megabytes de internet via satélite, e sem custo adicional.

Neste ano, a iniciativa já atendeu 5.662 instituições de ensino em 1.758 municípios. A maioria das escolas conectadas fica no Nordeste, com 3.596 em 1.022 cidades - não houve detalhamento dos nomes. No Norte, foram 960 escolas. Sudeste, Sul e Centro-Oeste contam com 653, 287 e 166 escolas, respectivamente.

É bom que se destaque que, segundo o Censo de 2018, o Brasil possui 56.954 escolas rurais. Este ano, o programa atenderá 14% delas. A parceria entre os dois órgãos é essencial para atender à dimensão de infraestrutura exigida na implementação de um projeto desse porte. O recurso é repassado para que o MCTIC contrate a Telebras para prestar o serviço, estatal é vinculada ao órgão.

Para serem contempladas nessa fase, as escolas precisam ter mais de 149 estudantes. Além do número de alunos, existem outros critérios para receberem a conexão: não podem ter atualmente acesso à internet, mas devem contar com computadores para os alunos.

O programa Inovação Educação Conectada não se restringe a essa modalidade de oferta de conectividade. Para garantir a inclusão total, com internet e equipamentos tecnológicos, o MEC lançou edital para compra de projetores, notebooks, laptops e carrinhos de recarga de bateria para dar mobilidade aos produtos eletrônicos. A expectativa é de que o processo licitatório seja concluído até o próximo mês de setembro.

E um ponto importante: caberá aos gestores de estados e municípios selecionar quais escolas receberão os equipamentos e aderir à ata para a aquisição. Desde 2012, não havia um edital como esse disponível para as redes de ensino melhorarem o uso de tecnologia em sala de aula.

A ação permite a conexão via satélite pela internet e, claro, infinitas possibilidades de trabalho e aprendizado. O ministério sugere, por exemplo, que a equipe pedagógica da escola realize cursos de formação on-line e também promova a democratização do acesso à internet para a comunidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.