Mostra

Cinema coreano em cartaz na Ilha

Mostra CineSesc promove exibição de filmes de Hong Sang-Soo até o dia 31 deste mês em sessões gratuitas no Cine Praia Grande

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Filmes do cineasta coreano Hong Sang-Soo começaram a chegar com mais força ao Brasil na década passada
Filmes do cineasta coreano Hong Sang-Soo começaram a chegar com mais força ao Brasil na década passada (cineasta Hong Sang-Soo)

São Luís - O cineasta coreano Hong Sang-Soo é o homenageado desta edição do CineSesc, evento que ocorre no Cine Praia Grande (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho) até o dia 31 deste mês com exibições gratuitas. Esta é a primeira vez que a ação cultural ressalta um diretor contemporâneo, vivo e em plena atividade. Para tanto, foram escolhidos os filmes “Hahaha”, “A Câmera de Claire”, “A visitante francesa”, “Certo agora, errado antes”, “Na praia à noite sozinha” e “Filha de ninguém”. A entrada é gratuita.

Foi na última década que os filmes do cineasta coreano começaram a chegar com mais força ao Brasil, despertando admiradores e chamando atenção em relação à sua obra. O ritmo de sua produção vem impressionando a crítica especializada por sua abundância, qualidade e pela marca inconfundível de sua autoralidade.

Hoje, às 16h, será exibido “Certo agora, errado antes”. O longa narra a história de Ham Cheon-soo (Jae-yeong Jeong) que por engano, chega à cidade coreana de Suwon um dia antes do previsto. Para passar o tempo, ele vai até um antigo palácio, onde encontra uma artista chamada Yoon Hee-jeong (Kim Min-Hee). Juntos, eles vão até a loja de Yoon para admirar suas pinturas, comer sushi e se conhecerem. Em seguida, vão a um bar encontrar com amigos de Yoon. Ao ser perguntado se é casado, Cheon-soo admite que sim e decepciona a artista.

O filme marca a entrada da metalinguagem nos trabalhos do diretor, que se tornou mais evidente após esta produção, quando conheceu a atriz Kim Min-hee, com quem se envolveu amorosamente e que se tornou sua musa e sua protagonista nas obras subsequentes.

Às 18h entra em cartaz “A visitante francesa”. Anne (Isabelle Huppert) é uma mulher francesa que está em uma pequena cidade na Coreia do Sul, onde visita um amigo que está prestes a ter um filho e trabalha como diretor. Lá, em uma praia, conhece um empolgado salva-vidas (Yu Jun-sang), que tenta conquistá-la. Pouco tempo depois outras duas mulheres francesas, ambas chamadas Anne, chegam ao local e lidam com os mesmos personagens.

Para encerrar as exibições de hoje, às 19h30, passará “Na praia à noite sozinha” que fala sobre Younghee (Kim Min-hee), uma atriz famosa que tem a sua vida pessoal exposta após um caso com um homem casado. Ela acaba então decidindo deixar sua cidade e passar um tempo em Hamburgo, na Alemanha, e dar uma pausa na carreira. E, ao retornar à Coreia, Younghee reencontra os velhos amigos e começa a refletir sobre suas possibilidades de futuro. Em noites regadas a álcool, ela se libera e diz o que realmente sente, gerando conflitos bem complexos com eles. Neste produção, o encontro entre vida pessoal e vida profissional invade de vez a carreira do cineasta, ganhando manchetes em jornais e holofotes em prestigiados festivais de cinema.

Temas

Tendo como ponto forte de suas tramas a abordagem do cotidiano de seus personagens, o cineasta Hong Sang-Soo envereda por temas como cinema, vida, celebração, diversidade, imprevisibilidade, incongruências do amor e relações entre verdade e mentira, que são recorrentes nos filmes.

Apesar de possuírem uma superfície aparentemente fácil, guardam reflexões profundas sobre a difícil tarefa de viver neste mundo cada vez mais mediado pela tecnologia e sobre as amplas camadas de sentido que suas obras nos permitem explorar. Na maioria das vezes, eles se confundem com o próprio cinema, em um exercício metalinguístico fascinante e permanente em sua obra.

Projeto

O CineSesc busca promover a circulação das produções cinematográficas nacionais e internacionais. Com mais de uma década de existência, o objetivo do circuito é democratizar a cultura apresentando obras com formas narrativas impactantes e que trazem reflexões, sempre alinhadas com os princípios sociais que movem a instituição.

Serviço

O quê

CineSesc – homenagem a Hong Sang-Soo

Quando

Até 31 deste mês

Onde

Cine Praia Grande – Centro de Criatividade Odylo Costa, filho

Entrada gratuita

PROGRAMAÇÃO
Hoje

16h – “Certo agora, errado antes” – Dir. Hong Sang-Soo – 121’ / Classificação: 12 anos
18h– “A visitante francesa” – Dir. Hong Sang-Soo – 89’ / Classificação: 12 anos
19h30 –“Na praia à noite sozinha” – Dir. Hong Sang-Soo – 101’ / Classificação: 14 anos

Amanhã

16h30 – “Hahaha” – Dir. Hong Sang-Soo – 116’ / Classificação: 14 anos
19h – “Na praia à noite sozinha” – Dir. Hong Sang-Soo – 101’ / Classificação: 14 anos

Sexta-feira
16h – “Filha de ninguém” – Dir. Hong Sang-Soo – 90’ / Classificação: 12 anos
17h30 – “Hahaha” – Dir. Hong Sang-Soo – 116’ / Classificação: 14 anos
19h30 – “A câmera de Claire” – Dir. Hong Sang-Soo – 69’ / Classificação: 14 anos

Sábado
16h – “A visitante Francesa” – Dir. Hong Sang-Soo – 89’ / Classificação: 12 anos
17h30 – “Certo agora, errado antes” – Dir. Hong Sang-Soo – 121’ / Classificação: 12 anos
19h30 – “Filha de ninguém” – Dir. Hong Sang-Soo – 90’ / Classificação: 12 anos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.